Explorando Novos Negócios
A exploração de novos negócios envolve em muito a capacidade de estar atento ao mercado, à como o mercado tem se comportado e demonstra tendência para um ou para outro lado, isso significa dizer que com a evolução das possibilidades de desenvolver uma atividade em algum ramo de negócio, com o aperfeiçoamento das ferramentas de interação com o cliente e aliado as novas facilidades tecnológicas, as organizações devem estar sempre situadas para não deixar de oferecer seus produtos e serviços, ou deixar de atacar novos nichos de mercado, porque as exigências dos clientes evoluem, os mercados estão em transformação, assim como, a realidade percebida se altera ao longo do tempo, neste sentido, devem as organizações sempre estarem investindo, diversificando e atuando em novas frentes que estão relacionadas e muito próximas do negócio que desenvolvem, para não ficarem obsoletas e ultrapassadas, é uma questão de acompanhar ou mesmo estar a frente dos concorrentes, e também uma questão de sobrevivência no mercado, para isto investir em atividades relacionadas e complementares ao seu principal negócio devem sempre fazer parte da estratégica e de um modelo de gestão que não esta alheio as mudanças e transformações que estão ocorrendo no mercado em que atua. Explorar significa não somente investir em uma nova frente de atuação mesmo que seja complementar a sua atividade principal, mas também conhecer bem a realidade do mercado e poder oferecer toda uma gama de facilidades, tecnologias e opções que atendam as exigências dos clientes, que satisfaçam suas necessidades e que também possam conquistar novos clientes, seja pela qualidade, seja por ser melhor em tudo o que faz em relação aos concorrentes ou ao que há e esta disponível similarmente no mercado. A exploração de um novo negócio envolve sempre uma questão de oportunidade, de vantagem e de visão, pois sem enxergar a oportunidade certa para investir, sem perceber a vantagem no investimento e não tendo uma visão clara sobre o novo negócio, pode-se não estar fazendo um investimento que resulte em ganhos ou benefícios para a organização, desta forma, todo negócio deve demonstrar um significado de propósito e contar com um plano de ação para que consiga oferecer um garantia de investimento. Novos negócios sempre oferecem um risco para a organização mesmo quando este complementa o negócio atual ou incrementa o leque de opções que compõe o portfólio de negócios da organização, estas questões devem sempre serem bem resolvidas antes de efetuar qualquer investimento com vistas a incorporação à organização, pois resistências a mudanças, dificuldades de mercado e até questões culturais podem influenciar negativamente um novo negócio a ser incrementado à organização.
Um investimento em um novo negócio deve sempre ser cuidadosamente avaliado e planejado para não haver precipitação em relação a modas passageiras ou otimismos exagerados, porque muita coisa muda num piscar de olhos, que nem sempre uma vantagem pode retornar o benefício esperado, nem sempre uma oportunidade pode gerar os ganhos visualizados, negócios envolvendo novas atividades devem ser pensados em curto, médio e longo prazo, para não ocorrer em previsões imediatistas que podem não se confirmarem ao longo do tempo e acabarem resultando em prejuízo.
Comentários
Postar um comentário