Organizações Administradas por Projetos
Organizações que são administradas por projetos tem em sua estrutura organizacional uma área exclusiva e dedicada em desenvolver soluções nas mais variadas formas, sejam e produtos e serviços, sejam novas tecnologias, seja em novas ferramentas de trabalho, seja no aperfeiçoamento e instrumentação interna ou ainda em tornar os processos mais ágeis, simples e fáceis para que a organização seja mais eficiente, isto significa que, tudo o que se desenvolve internamente à organização é feito por projetos, seguindo metodologias e planejamento próprias da organização, mas sempre respeitando a cultura, os valores e seguindo a risca a visão e missão organizacional, o objetivo destas organizações é buscar a eficiência interna e procurar sempre ser eficaz em tudo o que a organização se propõem a fazer, conseguindo com isto, resultados melhores e mais expressivos do que somente fazendo as coisas da forma tradicional, estas organizações são estruturadas e pensadas em manter em cada setor dentro de cada departamento áreas e unidades exclusivas em desenvolver projetos, mantendo equipes com pessoal treinados e qualificados para atuarem em projetos nas mais diversas iniciativas internas. As pessoas nestas organizações desenvolvem suas atividades sempre alocadas em algum projeto, ou quando não alocadas, estas ficam envolvidas em atividades que cumpram com obrigação fim da organização, mantendo e realizando as atividades que requerem atenção, dedicação e cumprimento com as obrigações diárias, realizando as tarefas rotineiras internas, desta forma, as pessoas podem tanto atuarem em projetos como também em atividades corriqueiras e rotineiras, permitindo que a organização seja tanto flexível como dinâmica em conseguir realizar sua atividade de negócio. As áreas, departamento e setores que possuem estrutura e pessoal dedicado a projetos também devem possuir gente que atue nas atividades de manutenção e atendimento as necessidades internas urgentes ou normais, quanto a fazer organização cumprir com o seu papel com o negócio a que esta envolvida, estas áreas possuem sempre duas divisões, o pessoal de projetos, envolvidos nos mais diversos projetos e o pessoal de manutenção e cumprimento com as obrigações ordinárias internas, mas sempre podendo e devendo flexibilizar a troca entre pessoal nestas divisões, para não somente ser uma organização de pesquisa e inovação, mas também de atendimento as suas tarefas rotineiras ordinárias cotidianas, este forma de estruturar e pensar as organizações tem como finalidade a otimização dos recursos e aproveitamento máximo dos talentos, da competência e da disponibilidade dos seus colaboradores; recursos valiosos que devem serem compelidos a potencializar seus talentos e valorizar todo o seu potencial como pessoas e recursos, sendo parte fundamental neste conceito de tornar a organização mais eficiente e melhor, são os colaboradores que quando motivados, incentivados e engajados, tornaram a organização melhor e maior, sendo um local de excelência em tudo o que faz, bem como, um melhor lugar para se trabalhar e realizar profissionalmente.
Os profissionais que atuam e trabalham em Projetos nas organizações possuem um perfil voltado para pesquisa, para a busca de novas soluções e devem dedicar o seu tempo em empreender o seu conhecimento em sempre melhorar, inovar e transformar velhos métodos, processos, e formas de trabalho, com o principal objetivo de criar e desenvolver tecnologias e processos que produzam resultados melhores do que os até então observados, devem perseguir como meta a otimização, a performance, a redução de custos e a melhora no tempos de resposta para a organização, devendo estes projetos resultar em melhoria significativa em eficiência e ser também o mais eficaz possível, além de serem totalmente efetivos em relação a que foi proposto com resultado de todo o trabalho empenhado. Muitas vezes aloca-se um grupo exclusivo e dedicado a produzir um resultado inédito e urgente, o que demandará um esforço concentrado de pessoas reunidas para gerarem um trabalho satisfatório, que na forma de uma força tarefa em grupo, devem direcionar todo um conjunto de esforços para lograr exito na sua missão, como também, quando há necessidade de se montar um grupo de estudos para levantar, pesquisar, analisar e oferecer um diagnóstico sobre algum tema relevante e importante para a organização, que poderá resultar em outro projeto, caso perceba-se vantagem em relação ao diagnóstico produzido pelo grupo de estudo, que desenvolveu um projeto somente para conhecer e estudar um assunto. No caso de projetos normais e tradicionais, estes são grupos que se reúnem em torno de um projeto, gerenciados por um administrador que possui a responsabilidade e a tarefa de fazer com que os resultados sejam alcançados dentro do prazo e do escopo definido, devem ser alocadas pessoas que possuem os requisitos e são necessárias para desenvolver o projeto de acordo com o que responsabilidades, atribuições e funções requeridas, devendo cada membro do grupo estar consciente das suas atividades e tarefas, tendo como missão colaborar e cooperar com o grupo envolvido no projeto.
Em todos os departamentos e setores envolvidos em desenvolver e criar novos métodos de trabalho, novos processos, novas tecnologias e novas ferramentas que auxiliem, facilitem e agilizem o trabalho interno nas organizações, estas devem possuir áreas dedicadas exclusivamente a desenvolverem projetos, e também, aquelas áreas voltadas para fora da organização, para o cliente e para o negócio da organização devem conter com equipes especificas para desenvolverem projetos, seja na área de marketing, seja na área de engenharia e também para as ferramentas, tecnologias e serviços voltadas diretamente para atendimento ao cliente, pois entende-se que projetos, devem ser desenvolvidos para atender demandas e pendências relativas ao tornar a atividade e o negócio da organização sempre em sintonia com as necessidades e desejos do mercado, buscando satisfazer clientes e parceiros para poder crescer e manter-se no mercado, um mercado competitivo e com concorrentes sempre querendo abocanhar fatias de mercado da organização, por isto, tão importante quanto à buscar o crescimento e a melhoria continua da organização, também deve ser importante a preocupação em manter o que já foi conquistado.
Os profissionais que atuam e trabalham em Projetos nas organizações possuem um perfil voltado para pesquisa, para a busca de novas soluções e devem dedicar o seu tempo em empreender o seu conhecimento em sempre melhorar, inovar e transformar velhos métodos, processos, e formas de trabalho, com o principal objetivo de criar e desenvolver tecnologias e processos que produzam resultados melhores do que os até então observados, devem perseguir como meta a otimização, a performance, a redução de custos e a melhora no tempos de resposta para a organização, devendo estes projetos resultar em melhoria significativa em eficiência e ser também o mais eficaz possível, além de serem totalmente efetivos em relação a que foi proposto com resultado de todo o trabalho empenhado. Muitas vezes aloca-se um grupo exclusivo e dedicado a produzir um resultado inédito e urgente, o que demandará um esforço concentrado de pessoas reunidas para gerarem um trabalho satisfatório, que na forma de uma força tarefa em grupo, devem direcionar todo um conjunto de esforços para lograr exito na sua missão, como também, quando há necessidade de se montar um grupo de estudos para levantar, pesquisar, analisar e oferecer um diagnóstico sobre algum tema relevante e importante para a organização, que poderá resultar em outro projeto, caso perceba-se vantagem em relação ao diagnóstico produzido pelo grupo de estudo, que desenvolveu um projeto somente para conhecer e estudar um assunto. No caso de projetos normais e tradicionais, estes são grupos que se reúnem em torno de um projeto, gerenciados por um administrador que possui a responsabilidade e a tarefa de fazer com que os resultados sejam alcançados dentro do prazo e do escopo definido, devem ser alocadas pessoas que possuem os requisitos e são necessárias para desenvolver o projeto de acordo com o que responsabilidades, atribuições e funções requeridas, devendo cada membro do grupo estar consciente das suas atividades e tarefas, tendo como missão colaborar e cooperar com o grupo envolvido no projeto.
Em todos os departamentos e setores envolvidos em desenvolver e criar novos métodos de trabalho, novos processos, novas tecnologias e novas ferramentas que auxiliem, facilitem e agilizem o trabalho interno nas organizações, estas devem possuir áreas dedicadas exclusivamente a desenvolverem projetos, e também, aquelas áreas voltadas para fora da organização, para o cliente e para o negócio da organização devem conter com equipes especificas para desenvolverem projetos, seja na área de marketing, seja na área de engenharia e também para as ferramentas, tecnologias e serviços voltadas diretamente para atendimento ao cliente, pois entende-se que projetos, devem ser desenvolvidos para atender demandas e pendências relativas ao tornar a atividade e o negócio da organização sempre em sintonia com as necessidades e desejos do mercado, buscando satisfazer clientes e parceiros para poder crescer e manter-se no mercado, um mercado competitivo e com concorrentes sempre querendo abocanhar fatias de mercado da organização, por isto, tão importante quanto à buscar o crescimento e a melhoria continua da organização, também deve ser importante a preocupação em manter o que já foi conquistado.
Comentários
Postar um comentário