Reunião participativa específicas para solução de problemas locais

Os problemas locais ocorridos em unidades de negócios, departamentos e setores em uma organização podem ser resolvidos através da reunião e iteração das pessoas alocadas nestas unidades, através da realização de chamamento ou convocação para os funcionários lotadas nestas unidades que podem se reunir para discutirem problemas relacionados as suas unidades, estas reuniões participativas tem por finalidade reunir pessoas a fim buscarem propor soluções para problemas específicos e locais, procurando através da participação, do envolvimento e da inserção de todos nos problemas que ocorrem nas suas unidades, problemas que podem ser resolvidos através, muitas vezes, de atitudes simples, do diálogo e de alguns ajustes, seja na forma de trabalhar, na disposição física do layout interno, seja pela conscientização do problema, do esclarecimento de dúvidas e sugestões para algum problema, também pode ser a reunião de ideias com o objetivo de ser enviado a um comitê central ou  regional, sobre algum problema levantado e que não dependa de solução local, mas sim regional ou mesmo até central, quando afeta a organização toda, estes encontros podem ser feitos e realizados semanalmente com o objetivo também de discutir ideias, propor soluções e disseminar o conhecimento, podem e devem ser anotados, registrados em alguma ferramenta para tenha objetivo e propósito bem definidos, bem como a solução apontada para o problema e o prazo para sua implementação, poderá haver também algum registro sobre se a solução surtiu o efeito desejado. Uma espécie de ata de registro para que não se torne algo informal e sem objetivo, é preciso planejamento, organização e disciplina, devendo haver a participação e o envolvimento de todos nestas discussões na forma de uma mesa redonda, em que se discutem metas, objetivos, problemas, soluções, bem como são dadas informações ou repassados direcionamentos já informados por meio de algum canal de informação oficial da organização, é para ser algo ao mesmo tempo descontraído mas organizado, tendo uma pauta dos assuntos a serem tratados e discutidos, podendo e devendo ser delegada a responsabilidade de forma rotativa entre os participantes para organizar estas reuniões de forma a dar um caráter aberto e homogêneo sem que existam pessoas mais responsáveis do que outras, mas participativa e inclusiva, com o propósito de somente organizar, seja a pauta, seja os assuntos e também fazer o registro da reunião bem como as iniciativas a serem tomadas por conta das conclusões. Quando o assunto ou o problema se restringir localmente, tudo pode ser resolvido através de atitudes e iniciativa no próprio local, já quando se refere a assuntos e problemas mais abrangentes, as providências devem ser encaminhadas para as instâncias que podem dar uma resposta a tais demandas, devendo ser encaminhada para uma unidade responsável pela região abrangida ou para uma unidade central, quando as questões envolvidas a estas unidades forem de suas alçadas.

Este tipo de iteração e participação tem o caráter de envolver e estreitar laços profissionais com relação ao trabalho e a organização, pois tem um caráter de tornar todos iguais, pertencentes e estando sobre o mesmo teto, quando se trata da organização empresarial para qual os profissionais, os colaboradores, os funcionários e os empregados possuem vinculo, não somente de forma a cumprir obrigações em relação ao trabalho que desenvolvem mas também com o propósito de engajar, de fazer todos se sentirem parte, seja do problema ou da solução, bem como criar um ambiente favorável ao trabalho em conjunto, em equipe, estando todos co-responsáveis pelos resultados da organização.

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