Cultura Organizacional

As organizações devem implementar, manter e preservar uma cultura organizacional que possa ser percebida e praticada pelos seus colaboradores, uma cultura que identifique e faça da organização um ambiente propicio ao desenvolvimento do trabalho em grupo, em equipe, em conjunto, que possibilite a integração, a participação e o envolvimento de todos os colaboradores, que possibilite a criação de ideias, de propostas e de iniciativas visando a inovação e o aperfeiçoamento da organização, além disso, a cultura deve ser o elo de ligação entre os colaboradores, pois é ela que torna a organização única e diferente, é a cultura organizacional que distingue o jeito, a forma e a maneira de se trabalhar de uma organização em relação a outra, pois cada organização mesmo atuando no mesmo negócio e sendo concorrente, tem uma cultura diferente uma da outra, é o que distingue e faz diferença no reconhecimento de como se trabalha, de como é feito o trabalho e de como é trabalhado internamente a sua forma, maneira e jeito de encarar o trabalho. A cultura organizacional deve ser pensada em termos de como gostariam os seus controladores e gestores de ver e ser percebida a organização com relação a sua visão do trabalho, sua visão com relação ao negócio, sua visão com relação a sociedade, sua visão com relação a comunidade e a sua visão com relação a como deveria ser a organização ideal neste mundo competitivo, globalizado e cada vez mais aberto e acessível, em que emerge um novo mundo, mais aberto, mais transparente, mais integrado e social, deve neste aspecto a cultura organizacional refletir estas diretrizes a fim de ir ao encontro das mudanças, das transformações e das relações humanas. Uma cultura bem solidificada, bem entendida e percebida pelos colaboradores terá um forte impacto na fortificação do trabalho organizacional, tornando uma forte aliada e sendo um pilar de sustentação da força e do poder organizacional, pois tem neste sentido a sua identidade, a sua cara e o seu jeito para se manter confiante no negócio em que atua, no mercado em que atua e no seu futuro como organização. Se uma organização não possui ou talvez até não conheça qual é a sua cultura organizacional esta deveria se preocupar em ter uma ou ao menos conhecer, pois as vezes a cultura nasce em uma organização sem mesmo ela desejar ou saber que aquele forma de se fazer faz já parte da sua cultura, e se não possui uma cultura, esta deveria procurar primeiro saber o que quer como organização para daí colocar em prática certos modelos, certos métodos, certas práticas de se trabalhar internamente que torne aquilo tão enraizado na sua estrutura que todos percebam que aquele é o seu jeito, a sua maneira e a sua forma de fazer as coisas, e que todos entendem, se adaptam e praticam estas práticas no seu dia de trabalho, sabendo que aquela é a forma como a organização faz as coisas, é a sua cultura, é a organização como ela entende o mundo e quer ser vista pelo mundo, no que diz respeito a sua maneira de fazer as coisas.

A cultura organizacional é o que deve refletir para o mundo interno e externo a sua maneira de trabalhar e fazer as coisas, é o que deve ser percebido como "É assim que nós trabalhamos aqui.", "Aqui as coisas são feitas desta maneira e deste jeito", "Esta é a forma como fazemos as coisas aqui", todas estas expressões estão refletindo a cultura organizacional, o modelo seguido pelos seus colaboradores quando desenvolvem o seu trabalho para a organização. Mas como esta cultura se desenvolve nas organizações, isto se desenvolve, através do treinamento, através dos informativos internos, através dos processos, através dos seus gestores, através de toda a comunicação interna e através principalmente do como é a organização, de como ela quer que as coisas sejam feitas, de como ela quer que tudo aconteça e de como ela quer que todos percebam e façam o seu trabalho, seguindo este entendimento e a normalização interna, pois a medida que se tem normas, regras e procedimentos, e se tem uma concordância de como deve ser feito o trabalho de tudo, isto deve ser implementado na organização, tendo que ser amplamente divulgada e também amplamente disseminada para que seja parte da cultura organizacional.

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