Custo Bruto, Custo Agregado e Custo Efetivo
Administração de custeio envolve tudo o que é relacionado a custo para se adquirir, possuir, manter, cuidar, preservar, zelar e conservar aquilo que por ventura venha a fazer parte do patrimônio de alguém, logo, deve-se procurar sempre conhecer não somente quanto custa algo, mas também quando será o custo para sua manutenção durante sua vida útil, quanto será o custo para que se cuide, para que se preserve, para que se mantenha sempre conservado, quanto a limpeza, segurança e proteção. Estes custos devem ser conhecidos e prontamente sabidos para que não se tenha surpresas e decepções após adquirir algo. O custo bruto esta relacionado com o valor pago ou a pagar para comprar algo, seja um imóvel, uma empresa, um veículo, um produto e qualquer objeto, o quanto custa uma determinada coisa para comprar e adquirir, é o seu custo bruto, já o custo agregado, é tudo aquilo que esta e vem agregado a algo que comprou ou se pretende comprar, como custos de manutenção, custos com condomínio, custos de conservação, custos com salários, custos com aluguéis, custos com reformas, custos com mudanças e custos com despesas operacionais, tudo isto tem que ser levado em conta antes para não ter surpresas depois, enquanto o custo efetivo esta relacionado com os custos relacionados com impostos, taxas, depreciação, imprevistos, improvisos e despesas extras, despesas maiores do que foi antes previsto. Os custos estão presentes em tudo o que pretendemos possuir ou comprar, mesmo em coisas muito insignificantes, pois também pode haver o custo ambiental, o custo do descarte, o custo de substituição e o custo relacionado com a imagem e reputação, que podem custar muito quando acontecimentos inesperados nos atingirem neste aspecto, tendo que haver trabalho para reverter este tipo de situação. Custos! Tudo tem um custo e deve ter uma preocupação antecipado a fim de conhecer para não ser surpreendido depois, o que geralmente sempre acontece, Quando se adquire um software para computador, este a primeiro instante tem um custo de aquisição, mas com ele temos o custo de instalação, de manutenção, de operação, de treinamento, de modificação, o custo com objetos suplementares e o custo especializado dedicado a dar suporte ao mesmo, não basta somente comprar um software, existem também os custos referentes aos impostos, as taxas e aos encargos relacionados, não necessariamente com o software mas com tudo o que estiver agregado ao software para poder coloca-lo em funcionamento e tornar-se operacional.
Uma obra ou um empreendimento construtivo tem muitos custos para que possam tornar o empreendimento finalizado, são custos que envolvem desde a aquisição de material para construção, terreno, regularização do terreno, pessoal para trabalhar na obra, custos com arquitetura, engenharia, custos com água, energia e máquinas para auxiliar na construção, além de equipamentos e veículos, não bastasse isto, há também custos relacionados com logística, com o transporte, com a alimentação e também os custos independentes como chuva, mal tempo, atrasos, estragos, desperdícios, falta de pessoal, de materiais, de equipamentos necessários a obra etc... muitos podem ser os custos para poder erguer uma obra, e devem ser pensados previamente para não haver aborrecimentos depois, também existem os custos pós-obra, que estão relacionados com a regularização e autorização para que a obra se torne um empreendimento oficial, como regularização fiscal, regularização escritural, assim como, o pagamento de impostos e taxas junto aos órgãos competentes, além destes os custos podem ser acrescentados quando tem que se mobiliar o imóvel, como a aquisição de móveis, objetos, utensílios, equipamentos e eletro-domésticos, estes custos são incorporados a obra final. Uma obra pronta não significa eliminação dos custos, pois se tem que manter, conservar, preservar, cuidar e proteger a obra, e para isto temos os custos relacionados, há custos sempre e não podemos fugir deles.
O custo de um funcionário/empregado tem atrelado também variantes de custo bruto, custo agregado e custo efetivo, podendo ser considerado custo bruto, o salário pago, o imposto de renda descontado e repassado ao fisco, o fundo de garantia, vale alimentação, vale refeição, auxilio creche/babá, auxilio educação, vale transporte, plano de saúde, plano odontológico, pis/pasep, e cofins, já o que esta relacionado com o custo agregado, temos o descanso remunerado semanal, férias, 13º salário, participação nos lucros, feriados e previdência privada complementar, enquanto que os custos efetivos tem relação com, faltas, ausências, licenças, treinamento, viagens, locomoção, demissão, atrasos, negligência e omissão no trabalho, quando causam danos propositais ao empregador.
O custo bruto de algo é todo o custo que é aparente e esta inserido diretamente a tudo para se poder ter, manter e cuidar, é o custo mais transparente e podemos perceber mais facilmente, pois temos noção de quanto cada coisa custa e vem com um preço marcado, estabelecido e negociado, enquanto que o custo agregado é o custo que vem agregado a tudo e que não podemos esquecer, pois eles são mandatórios e não podem ser negligenciados, é o custo de se operar, de fazer funcionar, de se tornar habitável, de se tornar vivo e atuante, sem que algo fique inerte, não funcional, abandonado, sem se operar e sem se habitar, estes custos podem representar ao longo do tempo os maiores custos que vamos ter, mas que também podem ser conhecidos e se preparar para eles, e existe o custo efetivo, em que se acrescenta a todos estes custos, os custos adicionais, os custos não previstos, os custos para ocorrências inesperadas que fogem ao controle e a previsão, pois foram acrescentados por eventos inesperados.
Uma obra ou um empreendimento construtivo tem muitos custos para que possam tornar o empreendimento finalizado, são custos que envolvem desde a aquisição de material para construção, terreno, regularização do terreno, pessoal para trabalhar na obra, custos com arquitetura, engenharia, custos com água, energia e máquinas para auxiliar na construção, além de equipamentos e veículos, não bastasse isto, há também custos relacionados com logística, com o transporte, com a alimentação e também os custos independentes como chuva, mal tempo, atrasos, estragos, desperdícios, falta de pessoal, de materiais, de equipamentos necessários a obra etc... muitos podem ser os custos para poder erguer uma obra, e devem ser pensados previamente para não haver aborrecimentos depois, também existem os custos pós-obra, que estão relacionados com a regularização e autorização para que a obra se torne um empreendimento oficial, como regularização fiscal, regularização escritural, assim como, o pagamento de impostos e taxas junto aos órgãos competentes, além destes os custos podem ser acrescentados quando tem que se mobiliar o imóvel, como a aquisição de móveis, objetos, utensílios, equipamentos e eletro-domésticos, estes custos são incorporados a obra final. Uma obra pronta não significa eliminação dos custos, pois se tem que manter, conservar, preservar, cuidar e proteger a obra, e para isto temos os custos relacionados, há custos sempre e não podemos fugir deles.
O custo de um funcionário/empregado tem atrelado também variantes de custo bruto, custo agregado e custo efetivo, podendo ser considerado custo bruto, o salário pago, o imposto de renda descontado e repassado ao fisco, o fundo de garantia, vale alimentação, vale refeição, auxilio creche/babá, auxilio educação, vale transporte, plano de saúde, plano odontológico, pis/pasep, e cofins, já o que esta relacionado com o custo agregado, temos o descanso remunerado semanal, férias, 13º salário, participação nos lucros, feriados e previdência privada complementar, enquanto que os custos efetivos tem relação com, faltas, ausências, licenças, treinamento, viagens, locomoção, demissão, atrasos, negligência e omissão no trabalho, quando causam danos propositais ao empregador.
O custo bruto de algo é todo o custo que é aparente e esta inserido diretamente a tudo para se poder ter, manter e cuidar, é o custo mais transparente e podemos perceber mais facilmente, pois temos noção de quanto cada coisa custa e vem com um preço marcado, estabelecido e negociado, enquanto que o custo agregado é o custo que vem agregado a tudo e que não podemos esquecer, pois eles são mandatórios e não podem ser negligenciados, é o custo de se operar, de fazer funcionar, de se tornar habitável, de se tornar vivo e atuante, sem que algo fique inerte, não funcional, abandonado, sem se operar e sem se habitar, estes custos podem representar ao longo do tempo os maiores custos que vamos ter, mas que também podem ser conhecidos e se preparar para eles, e existe o custo efetivo, em que se acrescenta a todos estes custos, os custos adicionais, os custos não previstos, os custos para ocorrências inesperadas que fogem ao controle e a previsão, pois foram acrescentados por eventos inesperados.
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