Liderança Afetiva Interpessoal por Resultados

A liderança afetiva interpessoal deve estar voltada para os resultados e para as pessoas quanto conseguir com que as pessoas façam o melhor trabalho para buscar os melhores resultados, para isto, o primeiro enfoque deve ser olhado para o lado humano, para a pessoa, depois através da pessoa procurar conseguir e obter os resultados almejados, sem abertura, se capacidade de ouvir, de dialogar, de compreender e se por no lado da pessoa, não se pode conseguir com satisfação, com comprometimento e com a melhoria nos resultados que tanto se espera e deseja, pois são as pessoas que fazem acontecer e trabalham para obter os resultados, e estas somente iram trabalhar com vontade, com empenho e dedicação que se espera, se forem também percebidas, pois se só os resultados é o que interessa, logo teremos um centro de ringe em que todos vestem suas luvas, suas máscaras para enfrentar o todo poderoso, é preciso desarmar os bloqueios, as resistências e derrubar os muros que separam os lados, um lado que é responsável direto pelo sucesso da organização e o outro lado que tem que buscar fazer acontecer este sucesso, ambos tem que estar sintonizados e alinhados com os mesmos objetivos, devem convergir esforços para atingir as metas e devem trabalhar juntos, como time, como equipe e como grupo unido para que a organização consiga o sucesso almejado. Se houver bloqueios e resistências que impeçam a livre conversação, a livre circulação de ideias, de esforços e de entendimentos, não há como haver um esforço conjunto para conseguir chegar aos resultados que se deseja, por isto, antes de colocar as metas, de cobrar resultados, de determinar objetivos, primeiro deve se alinhar as expectativas, deve se alinhar o entrosamento, deve se preparar e organizar o modelo, a forma e o método de se trabalhar, também deve se minar as resistências, as desconfianças e os bloqueios, e fazer entender que todos estão no mesmo grupo, que tem que trabalhar em conjunto e em equipe, sem que surjam "superstars", sem que um domine o outro, sem que um seja e procure ser maior do que o outro, ou todos trabalhamos unidos e fortalecidos por uma relação de igualdade e de equipe, ou não será possível dominar egos inflamados, egos superiores, que sempre querem ser e aparecer ser melhor do que os outros, buscando sempre mais e querendo sempre mais, pois se acham melhores, maiores e querem mais do que os outros. Toda a resistência relativa a os que se posicionam em situações de superioridade devem ser minadas, trabalhadas de forma a fazer entender que isto não funciona, não se consegue resultados satisfatórios, que somente irá gerar conflito, discórdia e reativar as resistências, devem ser trabalhados a nível de conscientização, de esclarecimento e de entendimento para que não se busque a super-exposição através do individualismo em detrimento do coletivismo, tem que ser pensado em conjunto, sem haver desconfiança e desrespeito, que antes haja entendimento e que este método seja incorporado a forma, a maneira e ao jeito de se trabalhar, fazendo com que seja percebido como parte da cultura da organização, que seja incorporada a cultura na maneira de se trabalhar e de se chegar aos resultados.

Todos os esforços devem ser concentrados neste alinhamento para se conseguir chegar a liderança afetiva interpessoal para se alcançar os resultados projetados, neste esforço incluem se reuniões para primeiro colocar de forma clara como funcionarão as coisas, ou seja, primeiro passo deve ser o de apresentação da forma, da maneira e do método a ser empregado no que tange ao estilo a ser imprimido no trabalho, assim de início são feitas as apresentações, os esclarecimentos e o que se propõem com esta nova realidade de trabalhar, em que as pessoas serão participativas, serão respeitadas e ouvidas, em que todos terão voz e vez, e que só se pode chegar a algum lugar quando mais unido, mais fortalecido e mais entendimento houver nesta questão de liderança, em que ninguém poderá querer ser maior, melhor e superior aos demais, todos tem que entender que não haverá mais espaço para "maiores e melhores" e sim para "todos e com todos", em que tem que se aceitar as diferenças, tem que se aceitar as desigualdades e fundamentalmente tem que imperar o respeito, a lealdade, a fidelidade, assim como, a gentiliza e amistosidade com o lido e trato diário com as pessoas, mesmo nas situações de discórdia, de desentendimento e de desvirtuação quanto aos objetivos estabelecidos para a organização, quanto as metas traçadas, quanto as valores, quanto a missão que a organização tem já estabelecida junto a todos os que se inserem no seu universo, sejam os acionistas, sejam os gestores, sejam os funcionários, seja a comunidade, sejam os parceiros, que tem uma relação muito estreita com a organização.

A liderança afetiva interpessoal para se alcançar os resultados envolve o entendimento de se lidar primeiro com a pessoa, para depois através da pessoa, buscar os resultados desejados e esperados, primeiro tem que se trabalhar os relacionamentos, que devem ser fundamentalmente profissionais, já que se trata de um ambiente profissional, mas também tem que imperar o respeito, a confiança e o trabalho em conjunto, sem que tenhamos pessoas querendo se sobressair no que diz respeito ao seu alter ego, mais que se sobressaiam com os resultados por buscar fazer sempre o melhor, e obter mais, através do esforço direcionado para o trabalho e não para a obtenção de conquistas individualistas, através da manipulação, através da intriga, através da discórdia, pois nada se consegue com isto, a não ser rivalidades e desentendimentos, além de resistências, dificuldade de se relacionar e se comunicar, o trabalho tende a ser engessado, não flui, fica parado na gaveta de alguém, pois este acha que deve punir o outro para algum motivo devido a acontecimentos passados, são as mágoas, as rivalidades, que imperam para tornar trabalho ineficaz, por isto, este tipo de liderança deve ser trabalho e eliminado, para que haja depois uma busca para o verdadeiro entendimento e cooperação em relação ao que se deve fazer para que a organização conquiste o sucesso esperado.

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