Instrumentos de avaliação da Qualidade
Para avaliar a qualidade de um serviço ou um produto muitas vezes temos que recorrer a diversos instrumentos e ferramentas que possam nos dar um feedback sobre o produto ou serviço, isto porque nem sempre conseguimos diagnosticar o quanto um produto ou serviço esta satisfazendo no quesito qualidade, pois qualidade é um conceito muitas vezes abstrato, que pode ser visto e entendido de diversas maneiras, dependendo de conceito do cliente que compra e utiliza o produto ou serviço, por isso estes instrumentos e ferramentas são tão importantes, pois é uma resposta obtida diretamente do cliente, é a avaliação de quem realmente procura o produto ou serviço. Uma forma de saber avaliar a qualidade é utilizando-se de canais que possam ser disponibilizados para o cliente, para que este manifeste sua opinião a respeito de um produto ou serviço, relatando sua experiência e ou os problemas encontrados, outra forma, é se utilizar de um pessoal especializado que busca saber do cliente o quão satisfeito ele ficou com o produto ou serviço que adquiriu e se ele atendeu as suas expectativas, assim o pessoal que entra em contato com o cliente transcreve as observações para uma ferramenta especifica com esta finalidade, que depois será avaliada por um pessoal responsável por implementar melhorias da qualidade na organização. Uma outra forma de se avaliar a qualidade seria através de pessoas treinadas e preparadas especificamente para testar e avaliar o atendimento prestado pela equipe de vendas ou de front, aquelas pessoas que na empresa tem como função vender, atender e interagir com o cliente da organização, este pessoal tem um roteiro em que avalia desde cortesia, presteza, agilidade, e efetividade no atendimento ao cliente, se quando o cliente procurou a organização ele foi bem atendido e saiu satisfeito, mesmo que não tenha adquirido nenhum produto ou serviço. Todas estes instrumentos visão melhorar o atendimento, o produto e o serviço para que sempre o foco seja a satisfação do cliente da organização, e quando a informação é transcrita para uma ferramenta especifica, esta é posteriormente avaliada, analisada e mensurada a fim de que indicadores de qualidade possam ser quantificados e comparados.
Qualidade nem sempre é um produto bem feito e bem acabado, mas também a percepção do cliente em relação ao produto e serviço, por isto é tão importante conhecer a opinião do cliente, mas exigir qualidade de colaboradores sem antes instruí-los, orienta-los e dar treinamento é como exigir algo sem ter pago por aquilo, pessoas não aprendem a atender clientes do nada, elas precisam serem treinadas, instruídas e preparadas, assim cursos, palestras, apostilas e treinamentos devem ser a forma de ensinar a atender os seus clientes conforme a organização deseja, e sim, neste caso a qualidade deve ser cobrada e exigida, e estas ferramentas tem que serem aplicadas.
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