Conselho de Administração - Governança Corporativa
O conselho de administração como órgão da governança corporativa é responsável por ditar e orientar os rumos das organizações de capital aberto, as organizações com sociedade anônima, bem como exercer papel fiscalizador quanto ao desenvolvimento da atividade da organização, cabendo o papel de escolha dos executivos que comandarão a organização, a atuação do conselho esta para organização como uma estrutura que ofereça segurança e de garantias de que a organização é bem administrada e esta sendo acompanhada de perto por pessoas que querem assegurar aos acionistas, que seus investimentos estão sendo bem geridos e protegidos, pois se tem um grupo preocupado, atento e observando tudo o que acontece na organização. Governança corporativa tem este caráter de disciplinar e fiscalizar toda a atividade da organização através de reuniões em que estão presentes o principal executivo, e este deve dar esclarecimentos e seguir os ditames definidos pelo conselho.
O conselho é a instância máxima da organização e tem a função de representar os acionistas e investidores, defendendo os seus interesses e os interesses da organização, estão preocupados com os rumos, com andamento do negócio e com a perpetuação da organização no mercado, e sempre que detectarem falhas, erros ou deficiências devem agir junto ao corpo diretor para que ações sejam produzidas, que iniciativas sejam tomadas para acertar o que esta errado e que um novo curso tenha que ser tomado, os acionistas confiam no conselho e o conselho deve satisfação aos acionistas e investidores da organização, cabendo aos executivos exercerem o seu papel de acordo com as diretrizes, politicas e metas estipuladas pelo conselho, se houver necessidade de troca de comando, ou de tempos em tempos, quando isto tiver que ocorrer, cabe ao conselho escolher o novo diretor presidente e este indicar os novos diretores, sob a tutela do conselho, visando sempre o melhor para a organização e o seu negócio. O conselho reuni-se periodicamente para discutir, conhecer e ser esclarecido sobre os principais projetos, sobre as principais ações, sobre o balanço financeiro, além de definir, orientar sobre quais devem ser as iniciativas a serem tomadas pelos seus gestores, o conselho tem este apelo de dizer que a organização tem dono e que esta tem um direcionamento a ser seguido, que os principais executivos devem prestar contas de seus atos, também o conselho é composto por pessoas que podem ser trocadas de tempos em tempos, obedecendo o estatuto interno do conselho e a renovação dos seus componentes deve ser realizada de períodos não superiores a 3 anos, nada impedindo que membros atuais permaneçam por mais tempo. Os membros de um órgão de conselho de uma organização podem ser pessoas indicadas pela sociedade ou um acionista que quer ver preservado e bem administrado o seu investimento, que é a própria organização e sua atividade no ramo de negócio que atua.
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