Orçamento Anual - Planejamento dos Gastos
O orçamento anual tem por objetivo elencar e definir os gastos que serão efetuados no próximo ano, envolvendo as despesas e custos, bem como, os investimentos que se fazem necessário para atender as necessidades da organização, e todo o orçamento tem que começar com a previsão de gastos que serão feitas em marketing, pois é o marketing que irá atrair e conquistar clientes para a organização, sem o qual, a organização não será conhecida e lembrada pelo cliente na hora de optar por esta ou aquela organização, como também, identificar e mensurar os gastos, ou perdas de ganhos, que serão feitos em promoções, para que o cliente sinta-se atraído para a organização, além de mensurar todos gastos, ou perdas de ganhos, em vantagens e benefícios que serão oferecidas aos clientes, para que estes mantenham um relacionamento com a organização, pois o marketing chama atenção e atrai o cliente, enquanto que a promoção conquista o cliente, e as vantagens e benefícios, retém o cliente e o faz tornar-se um parceiro, sendo cúmplice da organização nos negócios.
O orçamento sempre é uma previsão de gastos em cima dos já consumados e que foram efetuados no ano vigente e atual, por isto, estes sempre serão feitos sob uma perspectiva de um cenário visualizado no futuro, que deve ser feito com cautela e prudência, visando sempre melhorar o resultado da organização, mas que depende muito das condições e da situação econômica, bem como, da predisposição do mercado, por isto, a margem de gasto deve sempre prever a inflação futura, bem como, o aporte de gasto visando o incremento da atividade produtiva da organização, se a organização pretende crescer e expandir sua atividade em determinado percentual, este gasto deve ser previsto, bem como, prever uma margem de manobra para eventuais discrepâncias no planejamento, mas além disso, prever os gastos em substituição de tudo que esta obsoleto e inválido como instrumento de operação, ou que, novas tecnologias sejam necessárias a serem empregadas para substituir tecnologias ultrapassadas, e no mais, devem serem previstos os investimentos em novas tecnologias, em novos equipamentos, em instalações mais modernas e apropriadas, e em condições que permitam a organização desenvolver e ativar seu negócio, com maior produtividade.
O gasto em marketing sempre tem que ser a preocupação primeira e deve ter prioridade sobre os demais gastos a serem efetuados, já que é o marketing que irá dar impulso aos negócios e a atividade da organização, e eles são feitos em cima dos objetivos para o ano seguinte em relação ao que quer a organização para o período, envolvendo ao seu crescimento, manutenção e conservação das receitas, ou expansão dos negócios, para ser e ter maior competitividade no mercado, além de avaliar as condições e a situação econômica atual e futura, e com isto, planejar o gasto que será efetuado em marketing, pois o gasto geral depende de uma avaliação e diagnóstico futuro, para ser traçado em qual será o percentual relativo ao seu faturamento, ou receita atual anual, para que seja estipulado e designado para o marketing.
O gasto em marketing deve ser além de ter um valor previsto a ser gasto, com total geral anual, este deve ser especificado nas suas mais variadas facetas e desígnios, envolvendo todos as categorias em que serão empregados no marketing como gastos, para que também estes tenham sua previsão já programada, estes gastos podem também serem distribuídos ao longo do ano, através de uma previsão de gastos mensal, para também a organização poder controlar e designar melhor estes gastos em marketing, sendo que alguns gastos, podem serem acumulados durante alguns meses, para serem desembolsados em determinado mês, para determinada campanha, envolvendo determinado canal de marketing.
O Marketing é essencial para que a organização se faça presente e esteja disponível para o mercado, bem como, que seja conhecida, percebida e lembrada pelos clientes, mas também, que esta seja aplicada para satisfazer e encantar seus clientes, com as promoções, vantagens e benefícios oferecidos, que farão com que os clientes optem por negociar e fazer negócios com a organização, mas que estes gastos precisam serem mensurados em relação a sua perda de receita; que esta relacionado em quanto a organização esta deixando de ganhar com as promoções, vantagens e benefícios, bem como, o quanto a organização esta conquistando e garantido novos e os atuais clientes, os satisfazendo e os encantando com suas promoções, vantagens e benefícios, a fim de que, se tenha uma avaliação e um diagnóstico dos impactos da atividade da organização, em relação ao seu negócio.
Os gastos em marketing não podem serem feitos a esmo e de qualquer jeito, porque senão, não há como obter e conseguir o resultado desejado, que é melhorar as vendas, incrementar os negócios, aumentar as receitas, e o mínimo o que se espera é obter resultados que já foram conquistados, ou seja, manter as receitas que vinham sendo adquiridas, e quando se trata de marketing para os negócios, este visa situar a organização no mercado, e fazer frente com a concorrência.
O orçamento previsto para gastos em marketing devem serem balizados por critérios que justifiquem seus desembolsos, cujos os objetivos sejam definidos, bem como, que estes busquem por alcançar resultados, que possam serem mensurados e acompanhados, para que não se gaste a toa e sem propósito, e por isto os gastos em marketing precisam serem planejados. Os gastos em marketing se justificam quando os resultados são alcançados, ou seja, que esta se obtendo receita condizente com estes gastos, que no mínimo é alcançar resultados, que já antes foram alcançados em receita para a organização, além de que, exite também o marketing que não é direto, mas aquele em que o cliente se encarrega de propagar a marca, o produto e o serviço da organização, em função da sua experiência em relação a satisfação, a qualidade, o atendimento e sobre as vantagens e benefícios que obteve, ao fazer negócios com a organização, mas este último esta mais relacionado com a qualidade em tudo o que a organização faz e produz, além de preocupações com o atendimento e com a satisfação do cliente, ao qual, acaba contribuindo com um marketing indireto para a organização.
Se a organização visa aumentar suas receitas e incrementar seus negócios, bem como, melhorar seu posicionamento no mercado, esta precisa aumentar os gastos em marketing, como também, cuidar dos aspectos relacionados com a qualidade e satisfação do cliente, para que este também faça e contribua com o marketing da organização, e sempre se mede o gasto em marketing pelo resultado em receita, se gastou mais, deve ou deveria obter mais receita, ou então as campanhas estão sendo feitas de forma errôneas e incorretas, por isto, marketing tem que ser pensado e planejado, para que possa surtir o efeito desejado em seu objetivo e propósito.
Os gastos em marketing tem que visarem a melhoria e incremento das receitas, por isto, suas campanhas e propagandas, devem sempre serem feitas com a perspectiva do cliente, ou seja, que antes de tudo, a organização se coloque no lugar do cliente, para entender e conhecer a sua visão e percepção do negócio, para que o tiro não saia pela culatra, em que se faz campanha com um objetivo, mas o efeito surtido é outro, haja vista que o cliente esta percebendo e olhando a coisa toda por um outro ângulo, por isto, o cliente deve sempre ser conhecido em relação a suas intenções, comportamentos e visão que tem dos negócios, para então conseguir realmente atingir o cliente e o atrai-lo para a organização, através das suas campanhas de marketing. Um cliente pode ter vários motivos para fazer negócios com a organização, como também ter vários outros por quais não faria negócios com a organização, e por isto, o marketing deve conhecer quais são estes motivos para fazer uma campanha que realmente produza resultados.
- Marketing da Marca
- Canais de Marketing
- Outdoors
- Estádios e Arenas Esportivas
- Eventos
- Na Rua
- Redes Sociais
- Plataformas Digitais
- Televisão
- Aplicativos Mobile
- Jornais e Revistas Impressos
- Marketing de Produtos e Serviços
- Marketing em Patrocínio
- Esportes
- Programas de Televisão
- Shows e Eventos
- Entidades Recreativas, Sociais e Lazer
- Filmes e Produções Artísticas
- Marketing em Promoção
- Marketing em Vantagens e Benefícios
- Marketing por Regiões de Abrangência
- Território Nacional
- Regiões Geográficas
- Estados
- Regiões dos Estados
- Municípios
Previsão em Gastos com Desembolsos em Despesas
Os Desembolsos com pagamento de despesas envolvem todos os gastos que já estão compromissados e agendados, ou seja, que já fazem parte de uma rotina num fluxo de pagamentos, que envolvem os gastos na manutenção e conservação da atividade de negócio da organização, já que, sabe-se de antemão o quanto tem que pagar e em que data isto tem que ser feito, e nestes gastos em despesas estão incluídos; os impostos; as taxas; os aluguéis; a segurança; a conservação e limpeza; materiais e equipamentos de uso cotidiano; insumos de consumo; além de todas as despesas envolvendo os desembolsos para pagamento de recursos humanos, envolvendo salários, horas extras, férias, décimo terceiro salário e pagamentos a terceiros e prestadores de serviços à organização, que não podem serem negligenciados e adiados, são despesas correntes líquidas que estão no bojo da atividade da organização, pelos quais a organização depende para existir e sobreviver com atividade empresarial.
Os gastos com despesas mensais deve ser feito com planejamento e organização, para que se tenha controle sobre estes gastos, ao qual envolve o acumulo de reservas em fundos específicos para que sejam efetuados os desembolsos em pagamentos, de forma que os pagamentos sejam efetuados somente na data de vencimento, ou como foi acordada com o credor, em que se definiu como dia ideal de pagamento, para que não gaste antecipadamente ou desembolse antecipadamente, sem que se tenha as devidas reservas constituídas e acumuladas, bem como, se negocie estas datas, para a data em que houver a melhor oportunidade de pagamento, que seja de interesse e condições da organização, para não incorrer em atrasos e falta de pagamento, bem como, que não sejam efetuados pagamentos em uma só vez, o que pode acarretar em desguarnição de recursos para eventuais necessidades urgentes da organização, e que esteja em conformidade com o fluxo de caixa, aonde os lucros são constituídos.
- Impostos
- IPTU
- ISS
- IRPJ
- IOF
- PIS/CONFINS
- ICMS
- ISLL
- Taxas
- Aguá
- Energia Elétrica
- Esgoto
- Lixo
- Gás
- Telefone
- Fixo
- Celular
- Aluguel
- Segurança
- Empresa de Segurança
- Conservação e Limpeza
- Empresa de Conservação e Limpeza
- Materiais de Limpeza
- Produtos de Limpeza
- Materiais e Equipamentos de Uso Cotidiano
- Canetas
- Lápis
- Papel
- Tinta Impressora
- Réguas
- Copos Descartáveis
- Filtro Café
- Insumos de Consumo
- Açúcar
- Café
- Água Mineral
- Adoçante
- Papel Higiênico
- Sabonete
- Recursos Humanos
- Salários
- Horas Extras
- Férias
- Décimo Terceiro
- PPR/PLR
- Bônus Salarial
- Vale Transporte
- Vale Creche
- Vale Refeição e Vale Alimentação
- Plano de Saúde e Plano Odontológico
- Previdência Privada
- Recisão de Contrato de Trabalho
- Empréstimos e Financiamentos
- Pagamentos Compromissados
- Gastos não Planejados
- Despesas com Gastos Extras
- Viagens e Hospedagens
- Passagens
- Hotel
Previsão de Gastos com Desembolsos em Custos
Os gastos que envolvem custos, são todos aqueles que não estão na composição das despesas corriqueiras e já assumidas pela organização, mas sim, todos aqueles que serão feitos para serem acrescentados como despesas, a partir do momento que forem sendo parte da rotina de pagamentos em compras da organização, e que envolvem os gastos planejados em função da substituição de equipamentos antigos e obsoletos, da aquisição de equipamentos novos, que apresentem novas tecnologias, em produtos que não são parte da lista de compras ordinária da organização, e de todos os insumos que também não fazem parte da lista de compras da organização, e que por decisão e escolha da área de compras, irão compor a lista de compras, para assim, fazerem parte do roll das compras, que são incorporadas como despesas e não mais custos, bem como, todos os gastos que podem serem supérfluos e que são comprados de forma esporádica e intermitente pela organização, custos é o que não se tem e vai ser adquirido, enquanto que despesas é o que se tem, e faz parte dos gastos convencionais da organização.
Os custos sempre serão gastos inéditos e não corriqueiros, que envolvem equipamentos modernos e tecnologias mais avançadas, bem como, insumos e produtos que não fazem parte do roll de compras da organização, que ao serem incorporados com gastos rotineiros, estes irão serem acrescentados como despesas, que precisam serem programadas para serem pagas, e tudo o que precisa ser gasto para que a organização acompanhe as novas tendências do mercado, envolvendo novas tecnologias e melhoria da sua atividade, com novas instalações, reformas e adaptações, compra de imóveis e móveis novos, e que não estão presentes na organização, será incorporado como custo.
Previsão de Gastos com Custos a serem incorporados como Despesas Mensais
- Máquinas e Equipamentos Novos
- Materiais e Instrumentos Novos
- Insumos de Consumo Novos
- Substituição e Troca de Equipamentos Antigos e Obsoletos
- Melhoria das Instalações e Adaptação das Instalações
- Novas Instalações
- Compra e Aquisição de Bens Imóveis
- Compra e Aquisição de Bens Móveis
- Contratação de Pessoal
- Promoção e Desligamentos
Investimentos é todo o gasto planejado que se faz para obter receita ou rendimento, ou seja, todo investimento envolve ganhos, seja com alguma receita que se irá obter com o investimento, seja com a rentabilidade futuro que irá conseguir, bem como, com algum rendimento que é proporcionado pelo investimento, sendo assim, organizações fazem investimentos visando ganhos, que podem serem obtidos imediatamento após ser feito o investimento, como bem, podem serem alcançados com a rentabilidade que este investimento proporcionará, em relação a sua valorização e majoração, no tocante ao seu preço de custo, e sim, todo investimento tem um custo, que envolve gastos com a sua aquisição e manutenção, bem como, podem virem a serem despesas, já que para manter um investimento também haverá despesas ao longo de sua vida de incorporação como investimento.
Um bom investimento é aquele que proporcionará ganhos a organização, seja pela sua valorização ou majoração, bem como, pela obtenção de receita, e que ao ser incorporado como patrimônio da organização, este terá um custo, bem como, será no futuro lançado como despesa, mas pelo qual, se pretende ganhar em valor, para superar os custos e as despesas com o investimento, ao qual este incorrerá.
Previsão de Gastos como Investimentos
- Compra e Aquisição de Bens Imóveis
- Compra e Aquisição de Bens Móveis
- Compra de Instalações Novas
- Compra de Máquinas e Equipamentos
- Aplicações Financeiras
- Compra de Ativos Financeiros
- Privados
- Ativos
- Debentures
- Públicos
- Dívidas
- Derivativos
- Ganhos Futuros
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