Marketing e Mais Marketing - O Marketing influenciado pela Organização Estrutural e Operacional
Uma organização na forma como é estruturada e organizada, na forma como opera e é governada em relação a sua atividade e negócio, tende e pode com isto, influenciar para que haja um marketing não intencionado e planejado, ou seja, pela maneira como ativa e administra o seu negócio, de forma que isto, contribui e pode causar um impacto positivo, ao qual as pessoas, sejam colaboradores e clientes, bem como, o mercado e as demais entidades envolvidas, nas suas mais variadas instâncias de relacionamento com a organização, acabam por difundir e divulgar a organização, visto a maneira como está, esta se posicionando no mercado
Os colaboradores de uma organização são motivados pelo desafio proporcionado pela suas atividades relativas a sua função, ao qual os mesmos, estabelecem suas metas de produção, além de saberem que a organização reconhece e valoriza o trabalho de cada um, em função do resultado, ou seja, a meritocracia é o único instrumento legal de promoção e valorização do profissional, que ao ver e ter o seu trabalho e esforço reconhecido e recompensado, este tem motivação para continuar a produzir e superar suas próprias metas.
Um ambiente de trabalho tem que ser democrático e transparente, além de envolver uma prática de inclusão e aceitação, no que se refere as diferenças e peculiaridades individuais, ou seja, as pessoas nas suas diferenças são aceitas e bem vindas, são incluídas e participam da organização, além de práticas administrativas que valorizem a cooperação e a colaboração, para que o trabalho em equipe seja a mola propulsora a ditar ritmo e dar o tom dos trabalhos na organização, mas que também as pessoas tenham abertos os canais de participação, ao qual, podem opinar e compartilhar suas idéias em relação ao trabalho.
As pessoas devem serem tratadas como iguais e serem respeitadas igualmente em relação a sua diversidade, e justamente por haver diversidade e aceitação, ao qual todos são iguais, a organização irá conseguir os resultados que almeja, não existem privilegiados e protegidos, e todos são regidos pelas normas e regras internas, sem que sejam tratados como especiais e superior, mas que todos se esforcem e trabalhem para serem reconhecidos pelos seus méritos.
Cliente e colaboradores sempre irão em algum momento encontrar dificuldades e problemas, seja na sua vida pessoal, seja na sua vida profissional, seja na sua vida financeira, e todos estamos sujeitos a tropeços na vida, e para qual, nem sempre iremos ter a quem recorrer, mas atento a isto e consciente disso, a organização deve estar provida de canais de atendimento e solução de problemas, que envolvem desde um cliente que precisa renegociar a sua dívida, que precisa resolver algum problema financeiro, e cujo o histórico e a situação, como clientes, devem serem levadas em consideração, bem como, colaboradores, que podem estarem passando por alguma dificuldade, e que terão e receberão atenção da organização, e tudo isto, tem potencial para ser marketing, mesmo que não seja um marketing declarado.
Uma organização que oferece viagens e brindes, que oferece prêmios e ganhos, que não estejam atrelados aos resultados, como forma de motivar e valorizar seus colaboradores e clientes, pode estar jogando dinheiro fora, e não ser reconhecida por isto, ao qual, em muitos casos pode até ser desprestigiada, já que as pessoas, nem sempre valorizam o que não conquistaram por razão de algo que fizeram e contribuíram, mas se estes brindes, viagens, prêmios e ganhos, forem atrelados a sua contribuição para a organização, em função do que fizeram, envolvendo o negócio e a atividade da organização, isto sim, pode ensejar em uma maior motivação, envolvendo tanto clientes que irão querer ter maior relacionamento com a organização, visto que, este reconhecido é percebido pela organização, bem como, colaboradores, que por terem contribuído e se destacado em seus trabalhos e atividades, estes irão ter maior motivação para trabalharem para a organização.
O clima interno e o ambiente de trabalho são impactantes sobre a influência que exercem sobre o marketing, já que pessoas que trabalham bem humoradas e animadas, tendem a repercutir esta atmosfera de forma muito positiva, extrapolando as fronteiras da organização, cujos clientes percebem e sentem esta recepção positiva e animada, cujos colaboradores estão sempre dispostos a atender, solícitos as demandas dos clientes, além de os colaboradores entenderem qual é o seu papel no aspecto de marketing, que por sentirem-se respeitados e valorizados, estes assumem suas responsabilidades para favorecer a organização, o que irá ser disseminado para além do alcance das campanhas de marketing.
Uma organização que mantenha e preserve uma cultura de diversidade, de democracia, de participação e envolvimento, que seja transparente e clara na sua comunicação, que tenha políticas explicitas de condução de sua atividade, e que seja justa e igualitária com todos, sem que hajam silos e feudos internos, pois a organização é uma só, e a única cultura que deve prevalecer é a da meritocracia, além de se cumprir as regras, normas e procedimentos que são designados e estipulados para todos na organização. Pois quem esta dentro, sabe e reconhece que este é o único mecanismo que pode realmente ser estabelecido para que a organização seja eficiente e eficaz, e que sem colaboração e cooperação interna, nenhuma organização pode dar certo, e as pessoas, ao reconhecerem isto, se adaptam e se moldam a este estilo de governar, se condicionando as mesmas regras, para que a organização seja eficaz e efetiva em seu negócio e atividade.
Uma organização eficiente no desenvolvimento da sua atividade é o que realmente funciona como marketing, já que se não for eficiente, o que existe é a percepção desta desconexão entre a organização e os clientes, e estes, buscarão outras alternativas e opções de negócios, pois nem sempre a eficiência é notada e percebida, mas a ineficiência sempre será notada e percebida pelos clientes, cujo marketing pode ser negativo e influenciar na sua atividade de negócio, mas além disso, o emprego de tecnologias novas e modernas, de conseguir inovar e fazer diferente, aonde os concorrentes pecam ou não tem o que oferecer em similaridade, seja nos produtos e serviços, seja na forma como desenvolve o seu negócio e atividade, bem com, toda a vantagem competitiva que tem sobre seus concorrentes, por ter o que oferecer em relação ao que os concorrentes não tem, isto também, irá influenciar no marketing da organização.
Organizações eficazes trabalham muito a questão da liderança e da governança, de forma que, os gestores sejam também lideres, que conheçam e saibam lidar com as fragilidades e fraquezas humanas, e com isto, poder criar um clima e uma atmosfera positiva na organização, já que são as lideranças que influenciam este ambiente de trabalho, pois os colaboradores dependem e esperam de seus gestores, no mínimo competência para lidar com os problemas e dificuldades, mas além disso, que a organização tenha programas de treinamentos voltados para organização e planejamento, ou seja, uma organização somente é algo bom, se também as pessoas forem organizadas, que também as pessoas planejem, que isto seja parte de uma cultura, pois com organização e planejamento, tudo mais fica mais fácil, problemas complexos são quebrados em partes menores, para se tornarem simples, projetos grandes são desenvolvidos em etapas e fazes, para se tornarem fáceis de serem implementados, e tudo isto, somente pode ser feito por quem tem esta consciência, de que é preciso ser organizado e fazer tudo com planejamento.
Organizações eficazes trabalham muito a questão da liderança e da governança, de forma que, os gestores sejam também lideres, que conheçam e saibam lidar com as fragilidades e fraquezas humanas, e com isto, poder criar um clima e uma atmosfera positiva na organização, já que são as lideranças que influenciam este ambiente de trabalho, pois os colaboradores dependem e esperam de seus gestores, no mínimo competência para lidar com os problemas e dificuldades, mas além disso, que a organização tenha programas de treinamentos voltados para organização e planejamento, ou seja, uma organização somente é algo bom, se também as pessoas forem organizadas, que também as pessoas planejem, que isto seja parte de uma cultura, pois com organização e planejamento, tudo mais fica mais fácil, problemas complexos são quebrados em partes menores, para se tornarem simples, projetos grandes são desenvolvidos em etapas e fazes, para se tornarem fáceis de serem implementados, e tudo isto, somente pode ser feito por quem tem esta consciência, de que é preciso ser organizado e fazer tudo com planejamento.
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