Professor e a Educação
Muito no Brasil ainda se discute o problema da educação e da falta de qualidade desta, aonde alunos não passam de um monte de gente, amontoados em salas de aula, sem que recebam e tenham a atenção que merecem no quesito educacional, com o intuito de que absorvam e compreendam todo o conteúdo que lhes é passado e transmitido, de forma que, estes assimilem e despertem a sua atenção para este mesmo conteúdo, o que tem precarizado e inviabilizado a dita educação de qualidade, e para que deixem de ser um depósito de gente nas salas de aula e passem a serem alunos e estudantes de verdade, é preciso que se modifique esta concepção de educação, mas que isto somente pode ser conseguido, quanto houver realmente uma preocupação impar com a educação, que em primeiro lugar envolve interesse com o conteúdo, ao qual os profissionais estão comprometidos em passar o que é de sua responsabilidade, abordando este conhecimento com foco naquilo que interessa e seja imperativo para a educação, para que os alunos assimilem e adquiram este conhecimento com acréscimo de benefício as suas vidas, ao qual podem aplicar na sua vida aproveitando o que aprenderam, ou carregar consigo como algo que foi compreendido, como um conhecimento adquirido, para então terem capacidade para enfrentar os desafios que a vida os lhes imporá, já que quem possui conhecimento, é mais esclarecido, é mais entendido dos aspectos que envolvem nossas vidas, além de terem melhor capacidade para superarem seus próprios desafios e ultrapassarem obstáculos que se interpuseram em sua vida, e em segundo lugar, vem o modo, a forma, o jeito e a maneira que se ensina, que não somente envolve uma melhor didática para que o conteúdo seja melhor assimilado, ao qual os alunos aprendem com mais facilidade, sem se depararem com maiores dificuldades no aprendizado, mas que também sintam-se interessados e motivados a aprender, o que envolve não somente profissionais capacitados e qualificado no conteúdo, em transmitir o conteúdo, mas também em fazer com que os alunos aprendam, envolvendo as melhores práticas de ensino, além de também serem estimulados a aplicarem as mais variadas técnicas de didática, visando sempre potencializar o aprendizado de seus alunos.
E para que tudo isto seja possível são necessárias ações estruturantes que envolvem salários dignos e condizentes com um país que se preocupa com a educação das novas, velhas e futuras gerações, reconhecimento do profissional de forma a valorizar o educador, estrutura para o ensino e aprendizagem adequados, condições ideias para os alunos aprenderem, preocupação e interesse em oferecer esta dita educação de qualidade, além de preparo dos profissionais, que além de dominarem o conteúdo ao qual lecionam, este precisam estarem e serem motivados constantemente a se aperfeiçoarem, bem como, serem levados por uma noção de missão, ou seja, professor é aquele que tem uma missão com a educação e em ser educador, que tem um propósito com a educação em ensinar, que tem objetivos e metas a atingir, em relação ao conteúdo, em relação aos alunos, em relação a capacidade destes de aprender, em relação a sua vocação em querer ensinar e instruir, pois sem isto, não se pode ter uma educação de qualidade.
E para que tudo isto seja possível são necessárias ações estruturantes que envolvem salários dignos e condizentes com um país que se preocupa com a educação das novas, velhas e futuras gerações, reconhecimento do profissional de forma a valorizar o educador, estrutura para o ensino e aprendizagem adequados, condições ideias para os alunos aprenderem, preocupação e interesse em oferecer esta dita educação de qualidade, além de preparo dos profissionais, que além de dominarem o conteúdo ao qual lecionam, este precisam estarem e serem motivados constantemente a se aperfeiçoarem, bem como, serem levados por uma noção de missão, ou seja, professor é aquele que tem uma missão com a educação e em ser educador, que tem um propósito com a educação em ensinar, que tem objetivos e metas a atingir, em relação ao conteúdo, em relação aos alunos, em relação a capacidade destes de aprender, em relação a sua vocação em querer ensinar e instruir, pois sem isto, não se pode ter uma educação de qualidade.
Educação de Qualidade
- Profissionais da Educação com Preparo e Orientação em como ensinar, que escolheram e gostam do que fazem, que se identificam com a profissão e tem satisfação de serem professores.
- Profissionais bem remunerados e valorizados pela importância de seu papel de transformação social, porque a mensagem educacional que se passa, esta inserida nas condições existentes para que estes profissionais atuem, envolvendo todo este contexto de preocupação com a educação.
- Treinamentos e Avaliações dos Profissionais para que estes não se acomodem ao longo de sua carreira e profissão, os levando a ficar desmotivados e cansados de trabalhar em uma profissão que não oferece desafios, bem como, que não os permita, possibilite e os faça ambicionar escalar novas etapas no processo educacional.
- Escolas com estrutura adequada para que os profissionais exerçam seu papel com dignidade, que enseja em uma maior responsabilidade e preocupação com a educação, com respeito a profissão do educador.
- Condições para que os alunos venham para escola vistas a adquirir conhecimento, que estes sejam motivados a aprender, estimulados a pesquisar conteúdos, e a serem curiosos em aprender mais do que somente aquilo que lhes foi passado e ensinado.
- Professores engajados na tarefa de ensinar, aonde estes encaram a sua profissão como uma missão, com um propósito, com objetivos e metas a serem atingidos, visando sempre melhorar e estimular o ensino, ao qual estes se realizam ao verem que seus esforços estão surtindo efeito com a aprendizagem alcançada pelos seus alunos.
- Estado agindo e se apresentando como indutor de transformação através da educação, que possibilita e permita, as pessoas mudarem de vida, ao qual a educação tem este componente de revolução na vida das pessoas, para que esta receba uma preocupação impar e singular, cujo o estado se empenha junto com a sociedade, em valorizar e promover a educação em todos os níveis.
- Desenvolvimento e aplicação de pedagogias para cada contexto e realidade ao qual estão inseridos os alunos no grupo social ao qual pertencem, para que se aplique aquela técnica, aquele método, aquela didática, visando sempre empreender na educação no rumo de educar, que seja uma busca pelo aprendizado destes alunos.
- Avaliações não só dos alunos, como dos professores, das escolas e do estado, para identificar problemas e dificuldades, a fim de verificar e analisar, se estão oferecendo e tratando a educação com o respeito que esta merece.
- Discussão permanente sobre como melhorar e aperfeiçoar o ensino e aprendizado, envolvendo os educadores e a comunidade, para que estes se sintam parte do processo, cuja missão lhes foi dada, para que estes se envolvam com o propósito de educar, para que estes sejam estimulados a estabelecer objetivos e metas, seja para uma turma de alunos específicos, seja na escola aonde lecionam, seja no município ao qual pertencem, seja no núcleo de educação ao qual estão subordinados, seja no estado que tem esta obrigação em oferecer e proporcionar melhores condições para que a qualidade da educação seja alcançada.
Educação não é só despejo de conteúdo de qualquer jeito e de qualquer forma, mas sim, da melhor forma e do melhor jeito, com a melhor estrutura e as melhores condições, porque educação é tudo o que envolve a atividade de ensinar e de aprender, ao qual todos aprendem e se educam em função de contexto geral, envolvendo todo o ambiente e meio inserido neste contexto que esta sendo implicado com a educação.
Erros da Educação
Erros da Educação
- Contratar profissionais para somente despejarem conteúdo sem que tenham o devido preparo.
- Contratar profissionais não qualificados para o conteúdo ao qual vão lecionar.
- Contratar profissionais que não tem estimulação e vocação para ensinar.
- Não valorizar o profissional.
- Achar que a educação é somente um meio de sobrevivência do educador e obrigação do estado.
- Achar que os alunos tem que irem para escola somente para não ficarem na rua e sem o que fazer.
- Achar que os alunos não podem serem estimulados a serem responsáveis e gostarem de aprender.
- Achar que educação não muda o mundo e a vida das pessoas.
- Achar que os profissionais por ganharem pouco, tem que trabalhar pouco, e não podem serem demitidos em função da incompatibilidade que tem com a educação, já que escolheram a profissão errada.
- Achar que é fácil educar somente porque tem conhecimento e tem domínio do conteúdo a ser lecionado, sendo que um livro e uma leitura já dão conta do conteúdo, mas educação é maior e muito mais do que conteúdo, é a forma, a mensagem, o jeito, a maneira, o envolvimento, o entendimento, a motivação e o estimulo ao aprendizado, que é muito mais importante do que somente conteúdo.
- Estruturas precárias, escolas mau conservadas, falta de zelo e preocupação com o ambiente escolar, com investimentos e atenção as necessidades básicas e essenciais dos alunos, com acessibilidade e conservação das escolas, bem como, uma estrutura condizente com um propósito que visa fazer da educação, a fonte para o crescimento e desenvolvimento deste país, através de alunos bem formados e preparados.
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