O Conceito por Trás de Uma Prática Administrativa num Modelo de Organização Duradoura
Organizações nascem, amadurecem, mudam e se transformam, como também morrem, e todos os dias novas organizações nascem do desejo e vontade de fazer as coisas, de empreender na transformação de algo, e ninguém nunca fará igual, sempre haverá uma cultura, uma prática, um ideal, uma proposta e um nicho a ser explorado, uma oportunidade a ser desbravada, e assim, vão acontecendo as coisas no mundo dos negócios e das organizações, mas enquanto algumas nascem e conseguem se perpetuar, outras naufragam no inicio de sua jornada, e pode até acontecer de que algumas organizações já nascem com a sua data de validade programada; mas a grande maioria nasce da vontade de ser uma organização que possa lograr as dificuldades e desafiar os obstáculos, para supera-los e transpor-los, com o desejo de crescer e prosperar, e de se perpetuar no tempo; foi assim com as grandes empresas, com as grandes multinacionais, com as organizações que estão presentes na vida cotidiana dos brasileiros, e saber o que faz com que umas vençam e prosperem, enquanto outras não conseguem nem se manter e acabam fechando, deve ser a busca por respostas de qualquer empreendedor que se embrenha no universo dos negócios.
O preparo para enfrentar o mercado com um novo empreendimento é fundamental, e estar preparado para suportar a pressão e superar as dificuldades é impreterível em qualquer negócio, mas além disso, envolve saber o que esta fazendo, porque esta fazendo, como esta fazendo, e aonde quer chegar ou aonde este negócio o vai levar, e nem todas as respostas são fáceis e claras, pode ser que nem todas possam serem respondidas no inicio, porque a aventura na escalada deste monte everest é muito desafiadora, mas é para isto que existimos e vivemos, e por isto que devemos viver, para desafiar os nossos everest´s, em referência a montanha mais alta do mundo, ao qual muita gente se arrisca, mas poucos conseguem chegar ao seu topo.
Em se tratando de organizações empreendedoras e empresarias o que vale é a própria palavra organização, bem como, planejamento, que devem estar na pauta de qualquer empreendedor que se preze, sem ao qual, basicamente tudo é artesanal, não se organiza nada e não se planeja nada, e o que vemos é um negócio no melhor estilo "vamos que vamos", sem qualquer organização e planejamento, o que notadamente depende do esforço e vontade do empreendedor, que mais é emocional do que racional, e que obviamente leva muitos empreendimentos a terem uma vida curta e breve; mas organizar e planejar é fundamental, e que além disso, envolve também o desejo e vontade do "vamos que vamos", porque sem vontade, desejo, perseverança e confiança, além de acreditar na sua força e energia, bem como, sua capacidade, nada pode ser conseguido e alcançado, e uma organização é fruto de tudo isto, e de muita perspicácia, atenção e preocupação com o que o mercado quer e deseja, para poder suprir e atender este mercado, a fim de satisfaze-lo, e com isto, ser uma organização vencedora.
Organizações precisam constantemente renovar e oxigenar seus quadros de recursos para que não fiquem obsoletas e ultrapassadas, e isto se aplica também a recursos humanos, que por se condicionarem e estarem acomodados em seus postos de trabalho, estes podem levar uma organização a sucumbir, a entrar em estado de dormência em relação ao mercado e sua atividade, por isto, precisam serem oxigenadas permanentemente para que as pessoas não se acomodem em seus postos; o que implica em contratar e renovar o seu pessoal constantemente, bem como, criar um certo clima de inquietação no ambiente de trabalho, para que ninguém se sinta dono do pedaço, e sim, esteja sempre se empenhando e buscando se aperfeiçoar, já que organizações que não inovam e não são competitivas, podem perder mercado e ir a falência. Oxigenar a organização com pessoas novas, contratadas vindas de fora, além de promover os que merecem e se destacam, é imprescindível para o sucesso de qualquer organização que queira se manter no mercado.
Organizações precisam adotar um esquema de 1 x 1, ou seja, para cada vaga que surgir em seus quadros, envolvendo recursos humanos, estes devem serem preenchidos por alguém que conquistou o mérito de ser alçado a uma promoção, como também, contratar alguém com idéias e vivências novas, mesmo que tenha que se adaptar a cultura da organização, ao qual o esta contratando, já que cada organização precisa ter sua cultura interna e preservar esta, na busca de sua identidade organizacional, e assim, ao contratar alguém de fora ou promover alguém por mérito, de forma alternada, ora um, ora outro, isto possibilitará a organização estar sempre insatisfeita e inquita em relação ao seu negócio e atividade, bem como, não permitir que se estabeleça um clima de comodismo, aonde as pessoas acabam se acomodando em sua zona de conforto e não mais contribuindo para o desenvolvimento da organização, sem a qual, esta pode deixar de existir.
Um tempo ideal e justo para que todos tenham o seu período de amadurecimento profissional no cargo que ocupam é necessário, para que as pessoas não criem raízes e fiquem alicerçadas em seus cargos, sem que haja mobilidade interna, bem como possam amadurecer e se auto preparar em seus cargos, de forma que estas possam buscar ambicionar novas oportunidades com seu crescimento profissional na organização, por isto, o tempo de 5 anos será o tempo estipulado como ideal para que alguém consiga exercer plenamente as suas funções em um cargo e possa a partir daí, pensar em buscar sair e ir ao encontro de novos desafios na organização, sendo que 5 anos é um tempo intermediário entre 4 anos e 6 anos, como balizador de atuação no exercício de um cargo efetivo na organização.
As avaliações de desempenho serão realizadas anualmente em conjunto com o colaborador para que possam, ambos avaliador e avaliado, diagnosticarem o seu empenho e desempenho na organização, sendo que para haver progressão de carreira serão necessários 2(duas) avaliações positivas, enquanto que para haver promoção envolvendo cargo e função, serão necessárias no mínimo 2(duas) progressão de carreira, considerando as avaliações realizadas, sendo que para ser promovido com 2(duas) progressões, será necessário um empenho e desempenho acima da média, enquanto que com 5 (cinco) avaliações em média e 2(duas) progressões de carreira, será possível também haver promoção, e no geral serão necessários 6(seis) avaliações, e tendo havido 3 (três) progressões, para que possa haver habilitação para uma promoção na organização. Um dos fatores que terão impacto nas progressões e também nas promoções, esta relacionado com os resultados da organização, envolvendo o atingimento de suas metas e também que o orçamento permita que sejam concedidas progressões e promoções, dentro dos limites que a organização esta estipulando para que possa e permita absorver e preservar sua atividade e negócio.
As pessoas ao estarem aptas e preparadas para assumirem novas responsabilidades na organização, em função do mérito, serão incluídas em uma lista de aptas e disponíveis para assumirem novas responsabilidades, que em função da oferta e disponibilidade de vagas, estas poderão serem alocadas e deslocadas para estas posições, e assim, ao cumprirem com os requisitos e satisfazer as condições do cargo, serão promovidas para o cargo ao qual se identificam e optaram, em função da disponibilidade de vaga oferecidas para os cargos ao qual o colaborador reúne as competências e capacidades requeridas. Estas promoções e deslocamentos na organização podem ser feitas tanto de forma horizontal, progressão de carreira, em que a pessoa preserva o cargo e a função, havendo alteração de salário, como também vertical, pelo qual o trabalhador é promovido, com o aumento de salário em função de novo cargo a ser ocupado, já que novas e maiores responsabilidades serão exigidas do colaborador.
Deve existir um tempo de casa para que confirme e reafirme que a pessoa é impelida pela vontade e desejo de sempre estar crescendo, cujo esforço e dedicação são reconhecidos, de forma que, um colaborador que tenha atingido 20 anos de casa, e tenha galgado novas funções e ocupado diferentes cargos, sempre será valorizada e reconhecida para o bem da organização, enquanto que alguém que tenha atingido também 20 anos de casa, mas que não apresenta o mesmo entusiasmo e motivação de outrora, já que pode não mais reunir habilidades e competências para novos desafios, irá contar com apoio e incetivo da organização para seguir outro caminho, ao qual contará com cursos que o preparem para novos desafios fora do âmbito da organização, envolvendo cursos de empreendedorismo, bem como, facilidades em crédito e preparo para ser desligado da organização e ser um empreendedor.
Os deslocamentos internos na organização podem serem feitos de duas formas, ou através da mobilidade horizontal, em que o colaborador ocupa o mesmo cargo, mas em outro setor ou departamento, que dispõem da vaga, ou através de promoção, com deslocamento vertical, ao qual ocupará outro cargo com novas responsabilidades e funções, sendo que serão possibilitados 2 deslocamentos horizontais, com progressão de carreira, sem que haja promoção de cargo na organização, desde que o colaborador apresente e reúna as condições para isso, ou seja, que demonstre empenho, interesse e comprometimento, enquanto que o deslocamento vertical, quando há promoção para outro cargo e função, que é o reconhecimento por tudo que o colaborador tem apresentado, em função do mérito, ao qual a organização faz questão que os colaboradores tenham estas oportunidades e pelas quais sempre incentivará seus colaboradores a serem merecedores de promoção.
Organizações precisam adotar um esquema de 1 x 1, ou seja, para cada vaga que surgir em seus quadros, envolvendo recursos humanos, estes devem serem preenchidos por alguém que conquistou o mérito de ser alçado a uma promoção, como também, contratar alguém com idéias e vivências novas, mesmo que tenha que se adaptar a cultura da organização, ao qual o esta contratando, já que cada organização precisa ter sua cultura interna e preservar esta, na busca de sua identidade organizacional, e assim, ao contratar alguém de fora ou promover alguém por mérito, de forma alternada, ora um, ora outro, isto possibilitará a organização estar sempre insatisfeita e inquita em relação ao seu negócio e atividade, bem como, não permitir que se estabeleça um clima de comodismo, aonde as pessoas acabam se acomodando em sua zona de conforto e não mais contribuindo para o desenvolvimento da organização, sem a qual, esta pode deixar de existir.
Um tempo ideal e justo para que todos tenham o seu período de amadurecimento profissional no cargo que ocupam é necessário, para que as pessoas não criem raízes e fiquem alicerçadas em seus cargos, sem que haja mobilidade interna, bem como possam amadurecer e se auto preparar em seus cargos, de forma que estas possam buscar ambicionar novas oportunidades com seu crescimento profissional na organização, por isto, o tempo de 5 anos será o tempo estipulado como ideal para que alguém consiga exercer plenamente as suas funções em um cargo e possa a partir daí, pensar em buscar sair e ir ao encontro de novos desafios na organização, sendo que 5 anos é um tempo intermediário entre 4 anos e 6 anos, como balizador de atuação no exercício de um cargo efetivo na organização.
As avaliações de desempenho serão realizadas anualmente em conjunto com o colaborador para que possam, ambos avaliador e avaliado, diagnosticarem o seu empenho e desempenho na organização, sendo que para haver progressão de carreira serão necessários 2(duas) avaliações positivas, enquanto que para haver promoção envolvendo cargo e função, serão necessárias no mínimo 2(duas) progressão de carreira, considerando as avaliações realizadas, sendo que para ser promovido com 2(duas) progressões, será necessário um empenho e desempenho acima da média, enquanto que com 5 (cinco) avaliações em média e 2(duas) progressões de carreira, será possível também haver promoção, e no geral serão necessários 6(seis) avaliações, e tendo havido 3 (três) progressões, para que possa haver habilitação para uma promoção na organização. Um dos fatores que terão impacto nas progressões e também nas promoções, esta relacionado com os resultados da organização, envolvendo o atingimento de suas metas e também que o orçamento permita que sejam concedidas progressões e promoções, dentro dos limites que a organização esta estipulando para que possa e permita absorver e preservar sua atividade e negócio.
As pessoas ao estarem aptas e preparadas para assumirem novas responsabilidades na organização, em função do mérito, serão incluídas em uma lista de aptas e disponíveis para assumirem novas responsabilidades, que em função da oferta e disponibilidade de vagas, estas poderão serem alocadas e deslocadas para estas posições, e assim, ao cumprirem com os requisitos e satisfazer as condições do cargo, serão promovidas para o cargo ao qual se identificam e optaram, em função da disponibilidade de vaga oferecidas para os cargos ao qual o colaborador reúne as competências e capacidades requeridas. Estas promoções e deslocamentos na organização podem ser feitas tanto de forma horizontal, progressão de carreira, em que a pessoa preserva o cargo e a função, havendo alteração de salário, como também vertical, pelo qual o trabalhador é promovido, com o aumento de salário em função de novo cargo a ser ocupado, já que novas e maiores responsabilidades serão exigidas do colaborador.
Deve existir um tempo de casa para que confirme e reafirme que a pessoa é impelida pela vontade e desejo de sempre estar crescendo, cujo esforço e dedicação são reconhecidos, de forma que, um colaborador que tenha atingido 20 anos de casa, e tenha galgado novas funções e ocupado diferentes cargos, sempre será valorizada e reconhecida para o bem da organização, enquanto que alguém que tenha atingido também 20 anos de casa, mas que não apresenta o mesmo entusiasmo e motivação de outrora, já que pode não mais reunir habilidades e competências para novos desafios, irá contar com apoio e incetivo da organização para seguir outro caminho, ao qual contará com cursos que o preparem para novos desafios fora do âmbito da organização, envolvendo cursos de empreendedorismo, bem como, facilidades em crédito e preparo para ser desligado da organização e ser um empreendedor.
Os deslocamentos internos na organização podem serem feitos de duas formas, ou através da mobilidade horizontal, em que o colaborador ocupa o mesmo cargo, mas em outro setor ou departamento, que dispõem da vaga, ou através de promoção, com deslocamento vertical, ao qual ocupará outro cargo com novas responsabilidades e funções, sendo que serão possibilitados 2 deslocamentos horizontais, com progressão de carreira, sem que haja promoção de cargo na organização, desde que o colaborador apresente e reúna as condições para isso, ou seja, que demonstre empenho, interesse e comprometimento, enquanto que o deslocamento vertical, quando há promoção para outro cargo e função, que é o reconhecimento por tudo que o colaborador tem apresentado, em função do mérito, ao qual a organização faz questão que os colaboradores tenham estas oportunidades e pelas quais sempre incentivará seus colaboradores a serem merecedores de promoção.
Incentivo, preparação e treinamento para promoções e desligamento, para quem precisa se qualificar para um cargo e/ou para quem não tem mais perspectiva dentro da atividade e negócio do banco, isto será oferecido e disponibilizado a todos os colaboradores, que dependerão, unica e exclusivamente da sua vontade e capacidade de evoluir e prosseguir em sua carreira profissional, como também, de assumirem novos desafios fora do âmbito da organização.
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