Vamos conversar sobre trabalho em equipe
Trabalhar em equipe significa ser aberto, acessível, flexível, adaptativo, colaborativo, cooperativo e participativo, estas qualidades são fundamentais para que uma equipe consiga o engajamento necessário para poder obter o resultado que é desejado, sem possuir os adjetivos que atendam estas características, uma equipe não pode ser considerada alinhada e coesa, além de comprometida com os resultados, porque são exigidos dos membros de uma equipe, um total desprendimento e comprometimento com o resultado final, e resultado que somente pode ser alcançado com exito, se houver entendimento destes conceitos pelos membros da equipe, para que se disponham a aceitar estas regras e também à dedicarem seu trabalho e esforço para cumprir com suas obrigações em prol dos resultados almejados e que devam ser perseguidos por todos no contexto de uma equipe. Quando falamos de equipe, isso conota com a ideia de envolvimento e dedicação conjunta em uma mesmo objetivo, assim, para uma equipe realmente conseguir ser exitosa em sua missão, deve cada um dos membros integrantes da equipe buscar atender estes requisitos de forma a ceder quando a maioria aponta outro caminho, questionar quando uma proposta parece inconsistente, apoiar quando uma iniciativa é benéfica e argumentar em relação ao que pode ser melhorado ou que não esteja sendo pensado, para poder haver esclarecimento e a compreensão de forma abrangente e detalhada do que esta sendo trabalhado, devendo existir o envolvimento e a participação de todos os membros da equipe, e assim, possam testar o quando uma solução é suficientemente consistente com a meta a ser alcançada, e com isso, poderem serem identificados os pontos fortes e fracos, e também todo o escopo em relação a proposta de trabalho em desenvolvimento. Para poderem serem levantados todos os aspectos que tornam aquela solução, aquela ideia, aquela proposta suscetível de ser trabalhada, a equipe deve procurar convergir esforços em conjunto para tornar a solução encontrada, a ideia selecionada ou a proposta escolhida, em um método eficiente na forma a ser trabalhada em atendimento as necessidades ou intenções das atividades que estão sendo previstas, objetivando sempre focar a meta a ser atingida de maneira a perseguir insistentemente em realizar o plano estabelecido para que a iniciativa seja bem executada.
O líder de equipe deve ser um interlocutor que permita unir os integrantes da equipe de forma a conseguir envolver e inserir cada um no contexto da equipe, mas para isto, deve saber o que quer e como agir em relação a equipe, para assim poder definir papeis, definir a forma de interação, definir a forma de liderança, definir as atribuições e também o que espera da equipe quando estiver atuando conjunto, estas regras básicas, são importantes para que não fiquemos somente no diálogo e monólogo, sem que cada um assuma um papel, saiba como é a forma interagir em equipe, como participar e como será a sua atuação e a atuação do líder, quais são as atribuições de cada um e também aonde e como querem chegar quando estiverem trabalhando em equipe.
O líder de equipe deve ser um interlocutor que permita unir os integrantes da equipe de forma a conseguir envolver e inserir cada um no contexto da equipe, mas para isto, deve saber o que quer e como agir em relação a equipe, para assim poder definir papeis, definir a forma de interação, definir a forma de liderança, definir as atribuições e também o que espera da equipe quando estiver atuando conjunto, estas regras básicas, são importantes para que não fiquemos somente no diálogo e monólogo, sem que cada um assuma um papel, saiba como é a forma interagir em equipe, como participar e como será a sua atuação e a atuação do líder, quais são as atribuições de cada um e também aonde e como querem chegar quando estiverem trabalhando em equipe.
Comentários
Postar um comentário