Integração entre equipes nas Organizações
Integrar pessoas e fazer com que elas estejam alinhadas e sintonizadas com os mesmos propósitos e objetivos em relação ao que é esperado de uma equipe ou grupos de equipes, deve ser o grande desafio a ser superado para que possibilite o engajamento individual dentro de uma equipe de forma a cooperar, colaborar e participar, assim, quando queremos que as pessoas sejam mais participativas, engajadas, envolvidas e atuantes dentro do contexto de trabalho envolvendo equipes, grupos ou em uma organização, isto vai requerer das pessoas não somente a sua presença, a sua regularidade e o seu esforço, de forma contribuir com trabalho no exercício de uma função na organização, mas também, que as pessoas, se envolvam com seu trabalho, que participem, que fiquem engajadas e estejam motivadas para contribuir de forma mais decisiva com seu trabalho, porque pouco adianta para uma organização, ter pessoas que comparecem todos os dias para trabalhar, que registram sua presença, que cumprem com suas obrigações, mas que não estejam preocupadas, motivadas e atuantes de forma a serem parte da organização e não somente um componente, um recursos que pode ser substituído e trocado, mas alguém que sejam um diferencial, que façam do seu trabalho um meio para criação de valor pessoal, assim, de forma integrada com o grupo e com a organização a que esta envolvido, que cada pessoa, seja uma parte que se soma a outras partes para que o conjunto tenha coesão e esteja alinhado com os propósitos, objetivos e metas para aquele grupo, aquela equipe e para a organização. Integração envolve estar consciente do seu papel e da sua incumbência como membro de uma equipe e da organização, e isto vai requerer e exigir de cada colaborador estar informado e ter conhecimento de suas atribuições e incumbências, bem como, de saber que uma organização é composta por pessoas, que contribuem com seus esforços, sua energia e seu entusiamos para desempenharem suas funções no desenvolvimento do seu trabalho, por serem contratados, serem funcionários, serem empregados, devem contribuir de forma positiva para o sucesso da organização, pois a atuação de cada um como trabalhador profissional, requer envolvimento e participação, além de doação da sua capacidade produtiva em prol da organização, que somente pode ser chamada de organização, quando todos estão atuando e exercendo suas funções para atender os propósitos e objetivos da organização, que passam a ser também os objetivos de cada funcionário, ao exercerem suas funções como empregados e funcionários de uma organização, neste contexto, devem os colaboradores terem consciência do seu papel e suas atribuições com relação a sua equipe de trabalho, o seu setor e aonde estão locados, e também para quem trabalhão e qual é sua contribuição no contexto organizacional, mas isto só é possível, quanto o colaborador tiver acesso a informações e também possa ser orientado, treinado, preparado para compreender sua incumbência e poder exercer plenamente sua função de forma a contribuir com a equipe, a fim de estar plenamente integrado, no seu ambiente de trabalho, com a equipe, com o seu setor e com a organização.
Integração - Equipe, Setor/Departamento, Organização.
Integração - Equipe, Setor/Departamento, Organização.
- Apresentação do funcionário para equipe de forma a formalizar sua inserção junto a equipe, devendo informar qual é a sua função, suas atribuições, e o que é esperado deste funcionário em relação ao seu desempenho junto a equipe, bem como, os trabalhos desenvolvidos, as atribuições da equipe e como a equipe desempenha sua atividade.
- Apresentação do funcionário para os Responsáveis pelo setor/departamento de forma a formalizar o inicio de sua atividade no setor e departamento, e informar o novo funcionário sobre o setor/departamento, e o que é de incumbência e atribuição daquele setor/departamento no contexto da organização.
- Curso/Treinamento/Palestras que enfoquem a organização em relação seus valores, sua missão, sua organização estrutural, seus desafios, seus objetivos, suas metas e como a organização funciona em relação a sua cultura, seu modo operante.
Integrar para envolver e informar, deixar que fiquem a par dos acontecimento e estejam conscientes da situação, integrar também requer trazer para o meio e fazer com que todos estejam unidos em torno dos propósitos, objetivos, metas e realizações, para que o resultado seja alcançado de forma integral, com a união dos esforços de todos os membros da equipe, como também, fazer com que as diversas equipes, que trabalham em diferentes projetos, diferentes frentes de atuação com diferentes objetivos, fiquem alinhadas e bem informadas, e assim, com a integração dos esforços nas mais diferentes frentes de trabalho, envolvendo diferentes projetos e trabalhos, permita que todos estejam bem informados, alinhados e caminhem juntos aos objetivos e metas de um setor, de um departamento e da organização, pois somente um grupo trabalhando isolado e destoado do restante de outros grupos não pode fazer muito, mas quando todos, em todos as frentes, em todas as equipes, em todos os setores, em todos os departamentos, estiverem atuantes e trabalhando em sintonia com as demais áreas, setores e departamentos, pode a organização, de forma integrada e unida, superar seus obstáculos e vencer seus desafios, como também, sair vencedora nos seus objetivos e alcançar os seus resultados, que depende da integração interna envolvendo todos em todas as equipes, setores e departamentos, pois disso é que depende a organização, da sua integração.
- As equipes devem reunirem-se periodicamente para acertarem os ponteiros, elencarem os problemas, discutirem as dificuldades e alimentarem a motivação para continuar seus esforços para atingirem suas metas e alcançarem seus objetivos, assim, reuniões periódicas são imprescindíveis para que todos se integrem com os acontecimentos e fiquem bem informados e posicionados sobre os trabalhos da equipe;
- Os líderes de equipe devem repassar informações para seus liderados para que estes fiquem a par dos acontecimentos e fiquem bem informados e posicionados dos trabalhos realizados por outras equipes em um mesmo setor.
- Os líderes de setores e departamentos devem repassar informações para seus liderados para que estes fiquem a par dos acontecimentos e fiquem bem informados e posicionados dos trabalhos realizados pelos demais setores e departamentos da organização.
- Cada líder deve estar bem informado em relação a sua instância de hierarquia, como também, deve reunir-se com os liderados subordinados, e assim, de forma nivelada e organizada, cada líder em sua instância de liderança deve integrar todos os seus liderados.
- Um canal de informação que possibilite a divulgação de informações para que torne tudo transparente e confirme o que os líderes repassaram para os seus liderados, tem importância impar em não permitir que dúvidas, mal entendidos e ambiguidades fiquem sem ser dissuadidas e esclarecidas, pois é o meio que a organização utiliza para reforçar a integração interna e também utiliza como meio para disseminar conhecimento e informação, sem que alguém negligencie ou deixe de comunicar e informar ao seu grupo de trabalho.
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