Treinamento e aprendizado nas Organizações
O aprendizado nas organizações busca atender as demandas internas quanto a preencher as necessidades percebidas em relação ao tornar os colaboradores melhores preparados para desempenharem suas funções com maior qualidade, neste sentido, as organizações criam e mantêm áreas especificas e dedicadas a oferecer treinamento aos seus funcionários, como também, mantêm acervos e bibliotecas internas para que os colaboradores possam se auto-desenvolverem através de auto-aprendizado, outro instrumento de treinamento oferecido são os cursos de e-learning, em que são montados cursos que podem ser feitos on-line através da rede de computadores interna, a intranet da organização, os funcionários se tornam alunos ao se inscreverem em um curso on-line, estes cursos são montados para atender de forma direcionada e especifica, permitindo que o aluno agende o horário ou se programe conforme sua disponibilidade, são cursos que possuem uma flexibilidade de horários e de tempo para conclusão, devem ser cursados sempre durante o horário de expediente da organização. O treinamento e o consequente aprendizado visa melhor preparar e capacitar os colaboradores internos a fim de que estes busquem se aperfeiçoar para melhorarem seu desempenho interno, tem o propósito de preencher lacunas e necessidades internas da organização quanto a melhor instrumentar e munir a organização de pessoas que contribuam de forma mais positiva as iniciativas da organização para se tornar uma empresa melhor, tem também o objetivo de direcionar certos treinamentos para que os funcionários sigam padrões e métodos que incorporem a maneira como a organização quer ser vista, percebida e aceita, tanto para o mercado em que atua, quanto para a sociedade e os agentes envolvidos no mundo organizacional. O treinamento sempre deve ser voltado para atender necessidades especificas ou montado um treinamento na forma de pacote envolvendo vários cursos que em uma só tomada, possa reunir um grupo de colaboradores, que reunidos em torno de turmas possam frequentar por um determinado período, os cursos oferecidos de forma massiva, assim a organização quer evitar deslocamentos, custos e hospedagens desnecessárias, sem que os funcionários tenham que ficar muito tempo ausentes dos locais de trabalho; ganham sempre um material de apoio para estudos e devem aplicar o que aprenderam no local de trabalho, para que os treinamentos tenham validade e possam justificar o investimento feito, para isto, para cada treinamento frequentado, devem ser cobrado do colaborador, que o conteúdo oferecido seja incorporado ao trabalho e avaliado por conta das avaliação de desempenho, sempre visando, que o colaborador possa colocar em prática o que aprendeu e também contribuir com melhor desempenho das suas funções para com a organização. Os cursos e treinamentos de e-learnig já possuem uma característica singular em função das suas peculiaridades, como flexibilidade de horários, local para estudar, tempo para frequentar e concluir o curso, mas nem por isto, deixam de ser parte da iniciativa da organização de querer que os colaboradores aprimorem seus conhecimentos e melhorem seu desempenho, por isto, devem ser avaliados quanto ao interesse do colaborador em fazer o curso, o de terminar o curso e necessariamente de aplicar o conteúdo envolvido, no seu trabalho e na suas tarefas diárias, assim, também devem ser cobrados os resultados destes treinamentos via avaliação de desempenho.
Quanto ao acervo de materiais, apostilas, livros e outros instrumentos de treinamento e educação que as organizações mantem em suas bibliotecas corporativas, tudo isto é um esforço de a organização de atender as demandas e necessidades dos seus colaboradores ao buscarem se auto-treinarem e se auto-educarem para que possam estar melhor preparados para superar seus desafios e os desafios impostos pela organização quanto a superarem metas, serem merecedores de aumento salarial e mesmo conseguirem serem promovidos a cargos e funções mais elevadas dentro do quadro de carreira da própria organização.
As organizações devem estar sempre se auto avaliando para conseguirem responder melhor aos desafios que a competitividade do mercado tem imposto como obstáculo ao crescimento e ao desenvolvimento dos negócios, desta forma, as organizações também estão sempre aprendendo ao buscarem respostas para que a torne mais flexível e possam contribuir para melhorar seu desempenho, visto que o mercado não olha quem e sim o que a organização pode fazer para atender o mercado, quanto melhor e mais dinâmica for uma organização, melhor será seu desempenho e sua capacidade de gerar receita e renda para seus trabalhadores, por isto, tão importante quanto ter funcionários bem preparados e capacitados, também deve a organização estar sempre aprendendo e se moldando ao mercado para não ficar obsoleta e ultrapassada, e perdendo terreno para competidores mais ávidos e mais bem preparados.
A avaliação do aprendizado recebido pelo colaborador em relação ao treinamento oferecido deve ser incorporada ao sistema de avaliação de desempenho da organização, desta forma, o funcionário ficará mais atento e preocupado em incorporar e assimilar o aprendizado, assim, em todo o treinamento deverá constar os pontos cruciais que devem ser assimilados pelo colaborador em razão do treinamento oferecido, e estes pontos devem ser inseridos no documento de avaliação de desempenho, e por conta da avaliação em conjunto, entre empresa e colaborador, estes devem observar se aqueles pontos estão sendo cumpridos e seguidos, se o treinamento surtiu efeito, se esta sendo incorporado e praticado pelo colaborador, se algo não esta sendo aplicado ou se quaisquer problemas de aplicação do conteúdo as tarefas diárias, tem sido obstáculos para a prática do ensinamento, pois também o treinamento tem que ser testado e avaliado constantemente para ver se esta cumprindo com a sua função de treinar, preparar e ensinar; nem sempre a culpa é do treinando e sim do treinamento, pois aquilo que se achou que seria uma boa prática, na realidade observa-se que não é viável de ser implementado. Mas todo o treinamento tem e deve ser assimilado e incorporado pelo funcionário nas suas atividades diárias para pode justificar o investimento tanto de gastos como de tempo, não desperdiçando tempo tanto da organização como do colaborador.
Uma forma de treinar os colaboradores que os fizesse melhor compreender a realidade que esta presente no dia a dia das organizações e que poderia muito ajudar a fazer com que os treinandos melhor compreendessem o porque do treinamento e qual o seu objetivo, em que poderiam ser utilizados atores que encenariam uma situação qualquer que é percebida na organização, esta cena, poderia ocorrer em um cenário real dentro da organização, mas feita por atores, que gravariam um vídeo para que fosse exibido no curso de treinamento, esta cena deveria mostrar e enfatizar uma realidade percebida cujo treinamento quer corrigir, quer acertar, são situações cotidianas que ocorrem na organização que poderiam virar um filme para mostrar aos colaboradores como é a realidade percebida, pois estes, nem sempre percebem ou estão atentos ao que ocorre no seu dia de trabalho, na sua atividade cotidiana, esta cena enfatizaria aspectos e detalhes que a empresa quer que os colaboradores observem e busquem corrigir, desde atitudes até comportamentos, que se forem observados e percebidos pelos colaboradores, tendem a evitar muitos problemas e resolver muitas ocorrências, tudo porque não há orientação e preparação para lidar com tais situações. O treinamento via exibição de um vídeo preparado e encenado por atores deve vir acompanhado de comentários e observações feitas pelo instrutor, a fim de que instrua os treinandos a perceberem e a identificarem os mais variados detalhes e situações encenadas, mas que demonstram uma realidade bem conhecida e percebida na organização.
Quanto ao acervo de materiais, apostilas, livros e outros instrumentos de treinamento e educação que as organizações mantem em suas bibliotecas corporativas, tudo isto é um esforço de a organização de atender as demandas e necessidades dos seus colaboradores ao buscarem se auto-treinarem e se auto-educarem para que possam estar melhor preparados para superar seus desafios e os desafios impostos pela organização quanto a superarem metas, serem merecedores de aumento salarial e mesmo conseguirem serem promovidos a cargos e funções mais elevadas dentro do quadro de carreira da própria organização.
As organizações devem estar sempre se auto avaliando para conseguirem responder melhor aos desafios que a competitividade do mercado tem imposto como obstáculo ao crescimento e ao desenvolvimento dos negócios, desta forma, as organizações também estão sempre aprendendo ao buscarem respostas para que a torne mais flexível e possam contribuir para melhorar seu desempenho, visto que o mercado não olha quem e sim o que a organização pode fazer para atender o mercado, quanto melhor e mais dinâmica for uma organização, melhor será seu desempenho e sua capacidade de gerar receita e renda para seus trabalhadores, por isto, tão importante quanto ter funcionários bem preparados e capacitados, também deve a organização estar sempre aprendendo e se moldando ao mercado para não ficar obsoleta e ultrapassada, e perdendo terreno para competidores mais ávidos e mais bem preparados.
A avaliação do aprendizado recebido pelo colaborador em relação ao treinamento oferecido deve ser incorporada ao sistema de avaliação de desempenho da organização, desta forma, o funcionário ficará mais atento e preocupado em incorporar e assimilar o aprendizado, assim, em todo o treinamento deverá constar os pontos cruciais que devem ser assimilados pelo colaborador em razão do treinamento oferecido, e estes pontos devem ser inseridos no documento de avaliação de desempenho, e por conta da avaliação em conjunto, entre empresa e colaborador, estes devem observar se aqueles pontos estão sendo cumpridos e seguidos, se o treinamento surtiu efeito, se esta sendo incorporado e praticado pelo colaborador, se algo não esta sendo aplicado ou se quaisquer problemas de aplicação do conteúdo as tarefas diárias, tem sido obstáculos para a prática do ensinamento, pois também o treinamento tem que ser testado e avaliado constantemente para ver se esta cumprindo com a sua função de treinar, preparar e ensinar; nem sempre a culpa é do treinando e sim do treinamento, pois aquilo que se achou que seria uma boa prática, na realidade observa-se que não é viável de ser implementado. Mas todo o treinamento tem e deve ser assimilado e incorporado pelo funcionário nas suas atividades diárias para pode justificar o investimento tanto de gastos como de tempo, não desperdiçando tempo tanto da organização como do colaborador.
Uma forma de treinar os colaboradores que os fizesse melhor compreender a realidade que esta presente no dia a dia das organizações e que poderia muito ajudar a fazer com que os treinandos melhor compreendessem o porque do treinamento e qual o seu objetivo, em que poderiam ser utilizados atores que encenariam uma situação qualquer que é percebida na organização, esta cena, poderia ocorrer em um cenário real dentro da organização, mas feita por atores, que gravariam um vídeo para que fosse exibido no curso de treinamento, esta cena deveria mostrar e enfatizar uma realidade percebida cujo treinamento quer corrigir, quer acertar, são situações cotidianas que ocorrem na organização que poderiam virar um filme para mostrar aos colaboradores como é a realidade percebida, pois estes, nem sempre percebem ou estão atentos ao que ocorre no seu dia de trabalho, na sua atividade cotidiana, esta cena enfatizaria aspectos e detalhes que a empresa quer que os colaboradores observem e busquem corrigir, desde atitudes até comportamentos, que se forem observados e percebidos pelos colaboradores, tendem a evitar muitos problemas e resolver muitas ocorrências, tudo porque não há orientação e preparação para lidar com tais situações. O treinamento via exibição de um vídeo preparado e encenado por atores deve vir acompanhado de comentários e observações feitas pelo instrutor, a fim de que instrua os treinandos a perceberem e a identificarem os mais variados detalhes e situações encenadas, mas que demonstram uma realidade bem conhecida e percebida na organização.
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