Definindo a margem de Custo através do preço de venda

A margem de lucro deve ser aquela que ofereça ganhos e ao mesmo tempo possibilite ser também vantajosa  em relação a diferença entre custo e receita, no sentido de que o custo é o valor total para se produzir, operar e custear o negócio da organização, enquanto receita é o valor total recebido pela comercialização de um produto ou serviço envolvido no negócio da organização, sendo que o custo sempre será soma dos valores correspondentes a tudo que envolve o negócio em que organização esta envolvida para produzir e vender, assim temos, o custo de aquisição de matéria prima, o custo de produção, o  custo de operação e o custo da atividade, enquanto que a receita esta relacionada com tudo o que envolve a comercialização em relação ao negócio em que a organização esta inserida, seja pela venda e comercialização de um produto e a realização de algum serviço. A margem de custo é uma fórmula de cálculo que se faz através do valor da receita, do volar de venda ou valor final, assim, quando se quer desenvolver uma margem de custo, deve buscar conhecer os valores praticados pelos concorrentes em relação a produtos e serviços iguais ou semelhantes, buscando sempre com isso obter o menor valor praticado, o maior valor praticado e o valor médio praticado pelos concorrentes com a venda ou comercialização de um produto ou serviço, tendo a partir desse levantamento e conhecimento, uma base de conhecimento, para a partir do valor da receita se chegar a um valor de custo que possa ser competitivo, vantajoso e ao mesmo tempo agregue valor em relação a qualidade que se vai oferecer com produto que se pretende desenvolver ou comercializar, pois também são observados além do menor valor que é praticado em relação a comercialização de um produto, é observado o apelo de venda, em relação a qualidade e ou serviços e produtos agregados, assim também se faz com o maior valor praticado, a fim de se ter um parâmetro, uma medida do que é oferecido, e a ter como vantagem em relação a produtos e serviços semelhantes ou iguais, isto possibilitará formular critérios e medidas para se chegar a uma margem de custo que seja condizente com a proposta que se pretende oferecer em relação ao produto ou serviço ao mercado.

Um produto que no mercado, cujo o valor mínimo, por exemplo, esta sendo oferecido por 80, enquanto o valor máximo é oferecido por 110, e como valor médio é oferecido como 95, podendo ter como um apelo de venda somente no valor, no caso do valor mínimo, assim se comercializa algo somente pelo preço mais baixo, mas que não ofereça boa qualidade, não ofereça garantia, não ofereça segurança, não ofereça tradição na oferta deste produto, atenderá somente um público que busque este tipo de produto somente pelo preço, sem levar em consideração qualquer outro benefício agregado, já um produto que seja comercializado por 110, pode ter a oferecer uma ótima qualidade, garantia, segurança e confiabilidade, além de tradição com relação a este tipo de produto, e existe ainda um valor médio, em que muitas vezes pode se oferecer a mesma qualidade, garantia, segurança e confiabilidade, mas não a tradição com relação a este tipo de produto no mercado, por isto, seu valor final não é maior e nem menor, situa-se em um valor médio de mercado, neste caso o produto é comercializado para quem busca qualidade, garantia, segurança e confiabilidade, mas não esta interessado em tradição, já outros pagam mais levando em conta a tradição em relação a marca, em relação a história na comercialização deste produto no mercado, associado a uma marca. Podem existir diversos fatores envolvidos na formulação do preço de um produto ou serviço que estão a critérios da organização que os comercializa, mas sempre este terá um apelo na venda, e este apelo é que no final determinará o preço do produto ou serviço, estes fatores devem ser observados quando se quer trabalhar com produtos e serviços iguais ou semelhantes, mas que se busca uma identidade própria a fim de ser vantajoso, atrativo e com apelo de venda.

A partir destas informações sobre o valor de receita, ou valor de comercialização, a organização irá se posicionar em relação ao seu produto, em relação a quanto quer que o produto por ela oferecido, seja comercializado, ou seja, em função da qualidade, em função da garantia, em função da segurança e da confiabilidade, e que nestes itens, qualidade significa o quanto o produto pode gerar de satisfação a seus clientes, garantia significa o quanto aquele produto pode ser livre de falhas, segurança significa o quanto aquele produto gera de credibilidade, e confiabilidade significa o quanto se tem de confiança no produto, levando em conta todas estas premissas, a organização define qual será o preço a ser praticado, em que categoria de preços o seu produto se enquadra, em um produto de preço baixo, médio ou alto, o que pode ser incluído também, neste caso, o valor agregado em relação a tudo que seja oferecido a mais, seja no atendimento ou instalações. Aqui podem também ser aplicados estratégias de marketing, estratégias de posicionamento, bem como, uma nova atuação no mercado mesmo oferecendo o mesmo produto ou produto similar. Aplicando um conta simples em que receita menos custo é lucro, a margem de custo deve ser um valor ou percentual de valor que reflita o quanto a organização quer de lucro sobre a comercialização daquele produto, se o que se deseja é um lucro de 30%, então o custo não poderá representar mais do 70% do valor de comercialização, que como se sabe, este valor é definido em função dos critérios acima mencionados, levando em conta a categoria de enquadramento do valor do produto no mercado.

A margem de custo então é o valor ou percentual de valor que tem que se limitar em relação ao lucro desejado e também em relação ao valor que será praticado na comercialização do produto, levando em conta os critérios para a prática do preço final, observando sempre o valor de produtos iguais ou semelhantes que estão disponíveis no mercado, para atender os clientes da organização e também ser competitivo no mercado.

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