Atitudes, comportamentos e ética profissional.
Em se tratando de um profissional que tem na sua atividade seu meio de constituir renda, não se pode esperar nada menos do que pessoas conscientes e preparadas para lidar com os problemas, dificuldades e obstáculos que sempre existirão em qualquer profissão, ao qual, exige que as pessoas tenham auto controle e capacidade de enfrentar todas estas circunstâncias, situações, momentos, condições e exigências, que por isto, se justifica ser um profissional, que com a devida conscientização do que faz, do que esta fazendo, do que vai fazer, de aonde esta, quando vai estar e por onde estará, bem como, em que momento e situação, posssa assim, avaliar e mensurar tudo o que esta envolvido, ou seja, se é um profissional, tem que estar preparado e consciente do que é a sua profissão e do que envolve sua profissão, tanto quanto, tudo o que esta implicado na sua atividade, cujas consequências e desencadeamentos podem susceder, de forma que, mesmo sem que isto tenha repassado na forma de uma educação formal, com ensinamento e instrução, todo profissional de alguma forma, tem noção da sua atividade, no tocante ao que envolve ser um profissional na profissão que atua, seja um professor, seja um médico, seja um jornalista, seja um policial, seja um advogado, seja um juíz, seja um engenheiro, seja um analisa de sistemas, seja um enfermeiro ou sanitarista...etc. assim, ser profissional requer capacidade de lidar com sua atividade de forma consciente e preparado, para os desafios que estão implicados, pois nínguém pode se dizer profissional, sem que saiba o que esta fazendo e porque esta fazendo, bem como, porque escolheu e quiz esta profissão.
A questão ética na profissão tem haver com a habilidade de lidar com todas as dificuldades, problemas, situações e condições de forma não se indispor contra a própria profissão, ou seja, toda a profissão tem seus dissabores, tem seus entraves, tem seus desafios, que devem serem lidados com maestria, ao qual, mesmo sob pressão ou sob tensão, é preciso ter auto controle, de forma que cumpra com suas obrigações profissionais, assuma os riscos e se responsabilize por estes riscos, cuja sua maior habilidade é saber lidar com os riscos existentes na profissão, nisso, toda profissão exige certas habilidades, ao qual, quem exerce a profissão deve saber usar, ou deve no mínimo, buscar adquirir estas habilidades, cujo o sucesso em qualquer profissão, depende muito mais da capacidade de um profissional saber tirar de letra todos estes desafios, pois ninguém esta livre destes obstáculos, desafios, dificuldades e problemas existentes em qualquer profissão, nisso, se é profissional, tem que aprender a lidar com tudo isto, visando alcançar o sucesso em sua profissão. Pois muita embora as condições, situações, momentos e circunstâncias não sejam as melhores, que pode aborrecer e incomodar muito profissional, este deve enfrentar isto, e buscar um meio para superar todos estes enlances que envolvem a sua profissão, que uma hora ou outra tudo pode mudar, tanto quanto o profissional pode mudar, escolher, decidir e optar, ou seja, as vezes é preciso ter paciência, suportar e aguentar, e sim que possível e quando possível, tornar as coisas mais favoráveis ao profissional, e sempre vão existir condições desfavoráveis, situações imprevistas, momentos angustiantes e circunstâncias adversas, que devem serem lidadas com habilidade.
O comportamento de um profissional deve ser sempre voltado para a realização, para a função, para a execução, para a conclusão, para o cumprimento de suas atividades, para a entrega dos seus serviços, para o término de suas tarefas, que quando melhor o fizer isto, mais estará sendo um bom profissional, visando sempre o existo, o sucesso, a realização e o desfecho, pelo que, se deu como satisfeito em ter sido um bom profissional, nisso, quando um profissional encontrar problemas, dificuldades, obstáculos e desafios em sua profissão, não pode se dar ao direito, de se exceder em suas atitudes, em seu comportamento, mas sim, tendo consciência do que envolve sua profissão, que se não possuir o ambiente adequado e ideal, se não possui as condições ideais e adequadas, que se não estiver numa condição ideal e adequada, deve lidar com isto, visando melhorar e superar esta condição e situação, momento e circunstância, pois um profissional deve se esmerar em desenvolver sua atividade, com a finalidade cumprir com suas obrigações, que mesmo não sendo valorizado, reconhecido, respeitado e considerado, este pode e tem a capacidade de decidir, de escolher, de optar e de buscar soluções, que se hoje não for a melhor, amanhão ou depois, poderá encontrar uma forma de realizar e desempenhar sua profissão dentro das condições, situações, momentos e circunstâncias que almeja e deseja, que muitas vezes, quando enfrentamos todos os problemas e dificuldades com certas habilidades, é que somos descoberto e percebidos por isto, ou seja, se estamos sob pressão e subermos lidar com esta pressão, é talvez uma oportunidade, tanto de engrandecimento profissional, como de testar nossas habilidades, que por este motivo, podemos ser valorizados, respeitados, considerados e reconhecidos.
A vida e o mundo estão em constante transformação, pois o que um dia foi ruim, pode mudar para bom, o que hoje é triste e lamentável, pode amanhã mudar para alegre e prazeroso, nisso, mesmo que tudo pareça ruim e desafiador, é preciso ter resiliência e persistência, visando sempre melhorar e alcançar um lugar, posição e condição, que possa nos tornar um melhor profissional, assim, todo profissional deve sempre ser positivo, deve sempre ser motivado, deve sempre ser forte e deve sempre ter energia, para conseguir enfrentar os desafios em sua profissão.
A questão comportamental e atitude na profissão sempre deve ser regida por uma questão ética, que envolve regras, normas, procedimentos e protocolos, visando justamente criar as condições que sejam mais adequadas e mais amistosas no tocante ao exercício da profissão, evitando sobre carga de trabalho, evitando conflitos, evitando desabores, evitando erros, evitando excessos, evitando estresse, evitando adversidades, mas nem sempre pode ser assim, mesmo em um ambiente dos mais organizados e planejados, dos mais previsíveis e controlados, sempre haverá condições, situações, momentos e circunstâncias que não se pode controlar, prever, organizar e planejar, ao qual, todo o bom profissional tem que saber lidar, pois é isto, que o torna um bom profissional, cujo o mesmo tem que enfrentar e superar, haja vista, que se não for assim, o que será do profissional, que não tem a capacidade de lidar com desafios e pressão, que não tem condições de suportar estresse, que não tem um momento de dissabor, que não sabe superar as circunstâncias, implicando que, não pode ser considerado um bom profissional, e sim, alguém que talvez esteja na profissão errada, pois seu comportamento, atitude e despreparo, podem ser um problema de profissão errada, ao qual, escolheu a profissão errada, haja vista, seu temperamento emocional.
As corregedorias e as instâncias superiores devem ser sempre um órgão de supervisão e controle, envolvendo o comportamento e atitudes dos profissionais ao qual exercem influência, que baseado em códigos de ética, de conduta, de comportamento, de atitudes e responsabilidades, estes devem se pautar por examinar e decidir pelo bom exercício da profissão, nisso, quem não souber lidar com os desafios, problemas, dificuldades, condições, situações e as circunstâncias, pode ser penalizado, seja por advertência, seja por não se enquadrar nas regras do que a profissão exige de um bom profissional, tanto quanto, as questões morais e legais, pois todos que cometerem desvios de conduta, no tocante a corrupção, roubo, trapaça, manipulação, descaminho e negligência, podem ser expulsos de sua atividade, haja vista seu comportamento, quando não, serem julgados e condenados por exercerm sua profissão de forma criminosa e desleal, causando prejuízos e problemas mais graves, por sua conduta imoral e injusta, prejudicando todos os que se comportam e tem uma atitude positiva em relação a sua profissão.
As organizações, instituições, entidades e associações...etc tem que terem seus mecanismos de dissuação e análise de conflitos envolvendo comporamentos e atitudes de seus colaboradores e funcionários, isto tudo, dentro da lei e de regras internas de ética, que devem nortear o comportameto e as atitudes de seus membros, nisso, áreas de corregedoria interna e compliance, devem existir como instâncias estanques e descoladas do ambiente interno, visando que possam receber, analisar e julgar o comportamento ou atitude de seus membros, diante de seus códigos de conduta, que obviamente deve estar sujeito as leis civis existentes, visando manter e conservar a integridade da organização, no que lhe cabe como entidade, em cumprir com suas obrigações, nisso, também devem ter canais de recebimento de denúncias e informação, no tocante a desvios de conduta de seus membros, aliado a uma prática ética, idonea, isenta e independente, pelo que, se pauta sob seu código de ética e suas políticas, isto tudo, para que a sociedade também possa participar, seja informando, seja denunciando, seja conhecendo, visando que a entidade não se desvie de suas funções e obrigações, que devem sempre se pautar pelo espirito de bem servir, seja uma organização pública, seja uma organização privada.
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