Qualidade na educação!

Em se tratando de qualidade isto diz respeito a efetividade quanto ao trabalho que esta sendo desenvolvido, ou seja, que pela efetividade dos resultados se pode comprovar a qualidade do trabalho que foi e esta sendo feito, nisso, no que tange a educaçao, que tem haver com a assimilação do aprendizado, que esta havendo aprendizado, que os métodos, práticas e proposta educacional estão sendo eficientes e eficazes, em conseguir que os resultados sejam efetivos, cujos mesmos estão em acordo com os objetivos almejados e propostos, envolvendo assimilação e prática deste conteúdo, sem que, se perca tempo, ensinando o que não esta conseguindo produzir resultados na forma de concretizar estes, ou seja, se a educação visa alcançar resusltados que tornem a sociedade melhor, que visem preparar as pessoas para um mundo mais desafiador, que visa conscientizar as pessoas, que visa as torná-las mais integradas a sociedade, ao qual, se percebe maior conscientização da vida em sociedade, no que tange, as leis, isto envolvendo os direitos, deveres e obrigações, que cada cidadão tem perante a sociedade, bem como, que sejam mais responsáveis em assumir seu papel como atores integrados a sociedade, isto requer uma educação cada vez mais inclusiva e participativa, em conseguir com que a vida em sociedade melhore, e assim, evitar que o descaso, a negligência e a desconsideração, estejam presentes em uma sociedade, que sofre com este tipo de consequência, pois, a educação quando não consegue se refletir em melhorias na vida social, esta nitidamente esta com problemas, em cumprir com sua obrigação, de melhorar a vida em sociedade.

Avaliar a educação através de exames do tipo ENEM e outros testes tem seu valor no quesito conteúdo, em quanto os alunos e estudantes estão sendo capazes de absorver e incutir o conteúdo que esta sendo ministrado em sala de aula ou através do ensino a distância, mas muito embora se possa avaliar a efetividade do conteúdo, no que cabe a levar a conhecer, a informar e orientar , envolvendo todo o conhecimento que se tem, na devida faixa etária e grau de ensino, tem valor e peso, mas é preciso mais, pois educação tem outro aspecto muito maior e abrangente, que é tornar a sociedade melhor, envolvendo o convivio social, tanto quanto, melhorar a sociedade, quanto a que todo o conteúdo se reflita em melhores condições de vida, em uma sociedade mais inclusiva, mais participativa, mais envolvida e mais evoluída, isto tudo levando em conta o conhecimento, que deve ser assimilado na sociedade, tanto quanto, que os estudantes estejam mais preparados para aceitar, respeitar e lidar com os problemas existentes na sociedade, isto no que diz respeito ao país, com todos os seus problemas e deficiências estruturais, assim, se na sociedade ainda persiste problemas de má distribuição de renda, de pobreza e miséria, tanto quanto, altos índices de violência, isto de forma abrangente, envolvendo violência doméstica, violência no trânsito, violência de convívio social, é porque ainda se tem problemas na educação, que não esta exercendo e tendo um papel de mudar e transformar nossa sociedade, em termos de melhorar as condições de vida das pessoas, e que estas, estejam mais conscientes e educadas para lidar com todas as advesidades e problemas existentes, sem que os conflitos sejam resolvidos pela violência, truculência e baderna, mais sim, dentro de um aspecto que envolva diálogo e a busca por resolver os conflitos por meios pacíficos e ordeiros, visando o bem comum de todos na sociedade.

Qualidade na educação requer que todo o sistema educacional esteja operando de forma integrada, consciente, preparada e organizada em torno de um plano ou modelo de educação, que enseja sempre melhorar, corrigir, acertar, aperfeiçoar, impulsionar e transformar a realidade que nos cerca, não somente usando de estátisticas educacionais, mas também olhando para a sociedade, e assim, construir um sistema único de educação, que seja adaptativo e adequado a cada realidade, mas sempre visando alinhar objetivos e metas, em trazer todos para um mesmo nível de aprendizado, ao qual, o ensino tenha como propósito construir uma só sociedade, um só país e um só modelo de ensino, visando que todos possam se sentirem pertencentes a um único sistema, que objetive sempre buscar sanar todos os problemas de ordem educaional no país, envolvendo um só sistema, mesmo que existam realidades e contextos diferentes, ou que existam condições e situações diferentes, em percepeções múltiplas, no que concerne a um só país, que tem que buscar através da educação criar os meios e os caminhos, que visem o progresso, dos alunos e da sociedade, nisso, um sistema único de educação, que seja flexível e aberto, mas que também, esteja objetivando convergir em termos de resultado, para o mesmo ideal de ensino que se quer impor e resultar, como sendo a melhor educação que se quer para os alunos e estudantes do país.

A responsabilidade na educação deve sim ser uma realidade para aqueles que precisam de regras e de impulso, no que concerne concientizar que educação deve ser uma prioridade do estado, que educação é uma obrigação do estado, a todos que se colocam como voluntários em assumir posições políticas, ao qual, devem se preocupar e atentar para o sistema único de educação, no que cabe a um plano educacional, envolvendo objetivos e metas, bem como, que possa ser um guia para corrigir problemas, deficiências e dificuldades no aprendizado, isto no que concerne a conteúdo e também inclusão, participação e colaboração, visando sempre que os alunos tenham as melhores condições para que possam se dedicar aos estudos, sem que, o básico e necessário para uma boa educação, falte e seja problema, para que possam alcançar patamares melhores no que se refere a níveis de aprendizado.

Educação nunca pode ser somente uma questão de conteúdo em matérias e disciplinas que preparem as pessoas na questão intelectual, mas também na questão social, em inserir as pessoas no contexto do convívio social, e basicamente isto, é que faz com que o ensino presencial ainda seja a melhor forma de educar as crianças, adolescente e jovens, visando que estes percebam que não basta ser gênio em matemática, biologia, física, química e português, haja vista que existe a questão do comportamento, que requer muito mais abilidade nesta vida, envolvendo equilibrio nas emoções, ao qual, somente em um contexto de sala de aula, aonde todos se vêem e se percebem como iguais, mesmo que uns se esforcem e se dediquem mais que os outros, é que podemos construir uma sociedade mais justa, sem que percamos o sentido e razão do convívio social, pois para que serve a educação, senão para que possamos mudar, transformar e melhorar a vida das pessoas, pois senão, vamos contruir robôs e acabar com a humanidade que tudo bem, pois todo o conhecimento humano foi parar nos softwares de IA, então,  educar envolve muito mais do que somente ensinar, mas sim, conviver socialmente, para que tenhamos pessoas equilibradas na sociedade e não gente que confia mais em robôs do que no ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?