Organização que Aprende!

Organizações que aprendem são aquelas que tem e mantém um histórico de planejamento, execução e implementação de suas ações, isto, envolvendo suas diversas áreas, que desta forma, estas podem se referirem e se pautarem a este histórico visando melhorar e superar sua capacidade de realização, envolvendo as ações que esta implementa, que de outra forma, não se pode haver aprendizado, e sim, muitas vezes repetição de erros ou mesmo, negligenciamento do que outrora foi feito, mas que devido a problemas, dificuldades, obstáculos e barreiras, ao qual, demandou muito tempo, trabalho e esforço, cuja as ações impetradas tanto logram êxito, quando também, tiveram problemas, e assim, visando não mais cometer os mesmos erros, ou que o êxito do passado se repita, tanto quanto, que melhorias e novas ações possam serem postas em prática, é que se precisa desenvolver na organização esta capacidade, tanto quanto, esta cultura de organização que aprende, mesmo que as tecnologias mudem, que o mercado seja diferente, que os tempos sejam outros, mas que, tendo sempre o passado, como um meio de acompanhamento, visando tornar o futuro melhor, sem que se cometa os mesmos erros, ou que, se esqueça de que certas ações, foram exitosas, cujas mesmas merecem serem repetidas, ou que, sirvam de base, tanto quanto, de parâmetro, visando incrementar estas ações, com novas iniciativas, ao qual, possam favorecer o sucesso da organização, assim, uma organização que aprende, deve sempre ter objetivos e metas, cujas mesmas devem servir de base para que no futuro, se possa impor novos objetivos e novas metas, sempre com o respaldo do resultado alcançado no passado, envolvendo tempo, prazo, custo, quantidades e métodos, que foram usados, que assim, a organização estará sempre tendo uma referência do que já fez, para que possa continuar a fazendo, ou que possa fazer mais e melhor.

Impor um plano de metas por área e setor tem este caráter de buscar a eficiência e eficácia envolvendo as ações desenvolvidas por cada área, tanto quanto, ser base de registro para o aprendizado, que tendo no que se basear, sendo referência das ações que cada área busca como forma de desenvolver e desempenhar suas funções, estas sendo registradas, visando servir de parâmetro a futuras ações, envolvendo objetivos e metas, é que se pode tornar uma organização que aprende, pois sempre esta deve levar em consideração o plano de objetivos e metas, que foram impostos no passado, bem como, as ações que foram tomadas visando alcançar estes objetivos e metas, tanto quanto, ter o diagnostico, do êxito, dos problemas, dos fracassos, das dificuldades e das soluções que foram encontradas, ou seja, toda a vez que uma área for desenvolver seu plano de metas, esta deverá levar em conta o passado, tendo como base, o que foi feito, assim, se pode ponderar estas ações, visando ter um aprendizado, ou seja, o futuro, deve ser sempre melhor do que o passado, tudo por conta do aprendizado organizacional, que tendo seus objetivos e metas estabelecidos, seja anualmente, semestralmente e mensalmente, estes podem serem referenciados, para que no futuro, se leve em consideração tudo o que aconteceu e se aprendeu com o passado, por conta de haver um plano de objetivos e metas, envolvendo as diversas áreas e setores em uma organização.

O principal propósito de um plano de objetivos e metas é impor um rumo, uma direção, bem como, ter planejado o que se busca, em cada etapa, em cada fase, em cada passo, no que se refere aos trabalhos realizado e desenvolvidos em uma área, setor ou equipe, mas que, se estes também forem usados como meio de transparecer o que cada unidade esta desempenhando, tanto quanto, o que se busca, em termos da missão de cada unidade, estes também podem servir de base para o aprendizado organizacional, que mantendo registro de acompanhamento, bem como, do que foi realizado, isto serve como forma de aprendizado para o futuro, ao qual, se pode ambicionar novas metas, ou planejar que metas passadas, somente sejam novamente impostas, em um planejamento futuro, pois existe um tempo, ao qual, estes objetivos não devem ser sempre perseguidos, ou seja, são objetivos sazonais, que nem sempre devem fazerem parte de um plano de objetivos e metas, mas que não podem serem esquecidos ou negligenciados, somente precisam serem referenciados como, sendo uma meta a ser colocada em outro plano no futuro, porque por hora, este objetivo não se aplica, assim, sempre se mantém o passado como referência, isto porque, as pessoas podem mudar, os diretores, secretários e auxiliáres, mas o passado, e o aprendizado do passado, permanece, ao qual, a organização deve sempre se beneficiar, pois, as pessoas nem sempre estarão na organização, para lembrar o que foi feito no passado, mas tendo o registro do passado, envolvendo objetivos e metas, mesmo que novas pessoas entrem na organização, esta sempre estará aprendendo com seu passado.

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