Os Dois Grandes troncos da Educação
A educação moderna tem que ser desmembrada em dois grandes troncos, que possuem conceitos e funções distintas, cabendo a cada um dos troncos, na sua bifurcação e ramificação, atender e empreender objetivos que estejam em consonância com as preocupações maiores no que diz respeito a educar o ser humano, com vistas a construir um mundo que vise oferecer condições para que nós humanos possamos sempre ter um futuro, ao qual, um tronco se dedicaria aos aspectos do intelecto, do conhecimento e das habilidades cognitivas, enquanto que o outro tronco, deve se dedicar aos aspectos sociais, quanto ao individuo vivendo em sociedade, isto num conceito de sociedade ideal, ao qual queremos que aconteça no futuro, pois enquanto o primeiro tronco, usa da informação, do conhecimento, de argumentos e definições, o segundo, se preocupa com questões de inclusão, participação, envolvimento, colaboração e cooperação, atividades práticas e aplicáveis no dia a dia e cotidiano da vida do aluno(estudante), aonde as diferenças são exercitadas, em que pese, aceitar e conviver em uma sociedade diversa, heterogênea e pluralista, para que, as pessoas recebam educação conceitual e abstrata, unida com uma educação prática e concreta, na forma direta e indireta, haja vista, que basta que todos se integrem, nas suas diferenças para que a educação aconteça, enquanto que o ensinamento teórico, didático e esclarecedor, seja a elucidação prática, do que acontece e existe, envolvendo a realidade consciente, nas sociedades modernas, que com isto, se busca construir um novo mundo, com um novo entendimento sobre como devemos pensar o mundo e a sociedade moderna.
Somente a educação conceitual e abstrata, unindo informação com conhecimento, nos parece mais ser, jogar e entulhar informação nos alunos e estudantes, exigindo deles a busca por acumular conhecimento abstrato e intelectual, mas sem que com isto, possam incorporar este conhecimento em suas vidas, ou que se reflita de forma prática no seu cotidiano, é o saber e conhecer, sem aplicação e uso, enquanto que, se fosse dado e aplicado uma educação em dois troncos distintos, ao qual, um e outro se preocupariam com os aspectos sociais e intelectuais com aplicação e vivência prática, estimulando e motivando os alunos a aplicarem, utilizarem e compreenderem a informação numa dimensão prática, de forma que, todo o conhecimento teórico, que lhes foi passado, faça parte da sua vida; possibilitando que este tipo de educação proporcione aos alunos e estudantes, uma vivência e uma experiência, muito mais enriquecedora de conteúdo, quanto também, de estimulo para que pudessem assimilar e praticar todo o conhecimento que adquiriram nos livros e foi passada pelos professores de forma teórica, que mesmo esta sendo enriquecida com apresentações e demonstrações, não tem a capacidade e o poder, de fazer assimilar e estimular a pesquisa, a prática e a aplicação, de ensinamentos básicos, do que se fosse imbuída de senso prático, para que, a educação visasse construir uma sociedade mais preparada para os desafios do futuro, seja socialmente, seja intelectualmente, a fim de que, possamos construir e viver em um mundo melhor.
A educação como nós a conhecemos e entendemos atualmente, tem haver com a transmissão de conhecimento, pelo qual, se quer esclarecer e elucidar as pessoas, com informações que foram sendo adquiridas pelo saber humano, pela descoberta, pela pesquisa, pela ciência, cujo poder de transformar é reconhecido por todos, haja vista que pessoas que conhecem e tem o saber, possuem o poder de dirimir, distinguir, de discernir e inferir com mais distinção, pois conhecem, tem o saber que na forma de conhecimento, ajuda a descortinar e abrir os olhos sob a ignorância e mediocridade, para tornar todo conhecimento prático e útil; mas bem sabemos que como seres humanos, não basta informação e conhecimento, é preciso que tenhamos noção de quanto podemos fazer bom uso e mal uso de todo o conhecimento; de quanto isto pode ter consequências; bem como, de quanto deveríamos ser responsáveis pelo que fazemos e podemos fazer; com o poder que possuímos, no tocante ao conhecimento que dominamos, isto levando em consideração algumas premissas, tais como: somos humanos; somos finitos; somos frágeis; dependemos uns dos outros; precisamos uns dos outros; o que quer dizer que precisamos respeitar e considerar a vida das pessoas, num entendimento de que somos todos iguais, mas isto, dentro de um contexto de que as escolhas e opções humanas, são limitadas, e que, não há senão outra forma de viver em paz e ter paz, bem como, que as pessoas sejam felizes, nesta vida e neste mundo, sem que o respeito as diferenças, sem que a aceitação as diferenças, sem que busquemos humanamente, cuidar e zelar pela vida existente na terra, seja dos humanos, seja de qualquer outra espécie viva, e que por isto, nosso sistema jurídico, nosso sistema político, nosso sistema republicano, nosso sistema capitalista, nosso sistema democrático, precisam constantemente serem aperfeiçoados e melhorados, para que passamos dar espaço e liberdade, para que todos possam serem incluídos, numa busca por tornar o futuro, em uma possibilidade plausível, quanto a questão da sobrevivência humana, em relação a todo o conhecimento que dominamos.
Educar não pode ter um contexto só de conhecimento e informação, de raciocínio e inteligência, tem que também incluir, as questões sociais humanas, como comportamento, como a busca pela cooperação e colaboração, como a busca pela aceitação e convívio, em relação a capacidade de controlar nossas emoções, no que diz respeito a nossa inteligência emocional, pois nossas reações instintivas, podem ter um impulso momentâneo, totalmente descabido e desregulado, que podem levar as pessoas a cometerem os mais absurdos e horrendos atos contra outras pessoas, bem como, quando isto é intencional e planejado, cuja razão que fez e levou a isto, esta associada a uma visão de quem esta enxergando e olhando as coisas, por um foco limitado e restrito, cujo prisma o faz enxergar somente uma parte do todo; já que esta tão absorto com sua visão pequena e restrita, que não tem a capacidade de abrir a lente, de estender o foco, para uma visão mais abrangente, de iluminar com maior nitidez seu campo de observação, no que concerne ao conhecimento que já dominamos sobre o quanto nossas vidas são insignificantes, e por isto, tudo nos afeta, mesmo os atos mais banais, já que a vida esta integrada ao universo que habitamos.
Ninguém nasce sabendo e ninguém pode saber, sem que alguém ensine, ou que possa ter e ser lhe dado a oportunidade de aprender, e só se aprende, aquilo que alguém tem a sua disposição para aprender, seja pelo exemplo, seja pelo ensinamento, seja pela educação formal, seja por valores, seja por tudo aquilo que nos faz sermos seres humanos, que pensam e que sabem, mas quê, é preciso que as pessoas compreendam e entendam a dimensão do que é saber e conhecer, dentro das limitações humanas, já que, nem todo conhecimento que dominamos, pode ser usado e aplicado, se estivermos sozinho, ao qual, nos torna dependentes e que precisamos das pessoas; e são as pessoas, os seres humanos, é que precisam respeitar, considerar e aceitar uns aos outros, tendo vista, que ninguém é auto suficiente, e pode fazer o que quer sozinho.
Educação não pode ser visto como algo pouco e suficiente, pois em educação, nunca se pode ser pouco e suficiente, haja vista quê, se é para ensinar, tem que ensinar, se é para aprender, tem que aprender, se é para fazer justiça, a justiça tem que acontecer; pois não se pode aceitar meias verdades, meias mentiras, meias proposições... pessoas precisam serem ensinadas quê se fizerem algo errado, podem serem punidas, e isto tem que acontecer; que se tiverem que serem reeducadas, isto tem que acontecer, pois educar é saber que a incerteza e a dúvida, estão para a falta de conhecimento e entendimento, tanto quanto a ignorância e a mediocridade, em relação as pessoas que não se abrem para o conhecimento e o entendimento, de que, precisam serem reeducadas, seja pela lei; cumprindo lei, e fazendo valer a lei, pois assim, todos irão aprender o quanto precisam aceitar que devem se submeter a educação e possam aprender pela educação.
Educação não é, e nunca será, o que eu acho, o que eu penso, e como deveria ser a educação, pelo minha concepção, e sim, o que todos acham e pensam, em como deve ser a educação, no que concerne a uma sociedade educada, seja pelos valores que todos querem que estejam presentes no ato de educar, cujas pessoas devem respeitarem e aceitarem, como valor intrínseco da educação, em uma concepção social do que é ter educação, do que é ser educado e do que é educar.
Comentários
Postar um comentário