Competividade Organizacional

Oferecer e disponibilizar um mix de produtos e serviços que sejam de interesse e vão de encontro com as necessidades do mercado, aliados a uma politica e prática de preços que atentem para que os concorrentes estão fazendo, em relação ao que existe e estão oferecendo em termos de produtos e serviços, esta deve ser a preocupação de quem quer se manter competitivo no mercado. A concorrência esta sempre ávida e ativa para ser tão mais e melhor atraente que seus competidores, mas que pese, a reputação, imagem, segurança, garantia e qualidade em relação ao que tem e esta oferecendo para o mercado, que diante disso, se pode praticar preços que possam ser tão mais e melhor competitivos que os concorrentes, pois sem ter uma base, sem ter no que se ancorar, pode ser que seja atitude de quem não possui fundamentos, que orientem e direcionem sua atividade de negócio, haja vista, que as práticas de negócio estão sendo feitas ao sabor do vento e da tempestade, sem realmente ter um horizonte e destino almejado, de forma que, se tudo serve e tudo pode ser feito, isto pode levar qualquer organização a se afundar e naufragar.

Competir significa concorrer ao lado, estar disputando palmo a palmo com seus concorrentes, na disputa pelo mercado, pelos clientes, que dependendo do que lhes atrair, em termos de qualidade, preço, vantagens, benefícios, ganhos e recompensas, isto poderá resultar em conseguir chegar na frente, estar na frente, ganhar a frente e se manter na frente, junto a seus pares concorrentes, isto levando em conta o tipo de competição, qual é o campeonato que se esta disputando, qual é a prova, como também, quem na soma de todas as provas, competição, campeonato, é que alcançará a melhor posição e conquistará a dianteira, ou estará na frente dos seus concorrentes, porque as vezes uma prova, ou uma competição, podem não ter tanto importância, e sim, a soma e a dianteira no acumulado das vitórias que foram conquistadas.

A competição junto a concorrência, envolvendo um mercado, nicho de mercado, segmento de mercado, área de mercado e setor de mercado, bem como, ramo de atividade, também pode ser uma forma de estabelecer quais campeonatos se quer participar, quais provas se quer entrar e quais baterias se quer disputar, de forma a quê a competição seja administrada e planejada, a fim de não se envolver em disputas sem estar devidamente preparado e em condições de poder competir de igual para igual, visto que qualquer competição irá ensejar nos concorrentes disposição para não perder e ficar para trás, e sim ganhar,  cuja suas forças podem serem potencializadas, para não se deixarem suplantar por concorrentes que acreditam serem mais fracos e despreparados para disputarem com eles, e com isto, se esta disputa estiver acima da capacidade de quem quer competir, é saber e ter certeza que vai entrar só para participar, podendo até levar tombo, pois irá dispensar energia e gastos, que podem não resultar em nada, como também lograr derrota, para quem não se preparou para competir e concorrer com seus pares no mercado.

Uma organização pode competir por diversas formas, junto a seus concorrentes, cuja mesma deve se organizar e planejar, a fim de que saiba o que vai ganhar e quanto quer ganhar, por isto, organizar seus produtos e serviços em planos, pacotes, cestas, mix, portfólio, agregados e composições, pode ser uma forma de disputar o mercado, com diferenciais, que sê atrativos e vantajosos, tem o apelo de conquistar o mercado, ou então, de oferecer opções e oportunidades, que a faça se diferenciar da concorrência, visto que nem sempre o preço é um grande fator de vantagem na competição, e sim, diversos componentes que arranjados e organizados, podem terem um apelo maior, cujo cliente enxerga vantagem e ganhos, e por isto, escolhe e opta pela organização, e fora isto, há questões como garantia, qualidade, satisfação e confiança, que podem somarem a outras vantagens, benefícios e recompensas, associados a oferta de qualquer produto e serviço que a organização tenha a oferecer ao mercado.

Competir requer doses de perspicácia e astúcia para que não se fique atrelado à paradigmas passados e conceitos ultrapassados, que por isto, é preciso estar aberto e receptivo à coisas novas e inusitadas, para que também, se possa praticar a inovação, visando competir no mercado através de ideias e iniciativas que possam ter um apelo não usual, mas sim, que seja pelo apelo inovador e diferente, cujo mercado possa se sentir atraído e fisgado, de forma que inovar, é também se manter competitivo, desde que esta inovação vise ir de encontro com as necessidades, desejos, anseios e vontades do mercado.

A competitividade deriva da competência e capacidade de a organização ser eficiente, eficaz e efetiva, já que, sabe controlar bem seus gastos, em relação a suas despesas e custos, assim como, sabe se posicionar no mercado, a fim de que, o marketing trabalhe bem os aspectos que a tornem receptiva, atrativa e encantadora para o mercado, pois sabe lidar com questões que não só conquiste o mercado, mas que consegue conservar, manter e reter clientes, em função da qualidade, da sofisticação e preocupação com seus clientes, porque não basta estar atuante, mas sim, precisa estar preparada, para devotar atenção e cuidados ao seu negócio, quanto ao que tem a oferecer em termos de produtos e serviços, aliado a uma inquietação para sempre fazer mais e melhor, e desta maneira, pode ativar, desenvolver e prosperar como entidade empresarial.

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