O Marketing Integral Identificado

O marketing não pode ser trabalhado a esmo e sem objetivo, sem conhecer e entender o quê, porquê, quando, quanto, para quem e quem, se visa alcançar, atingir e fisgar, quando nos referimos a atrair, conquistar e reter clientes, para as organizações empresariais, entenda isto, como uma maneira de ser eficiente e eficaz na atividade de marketing, além de ser efetivo, em alcançar os resultados que se almeja, pois ficar jogando e desperdiçando cartucho, sem atingir o alvo, pode ser jogar e gastar dinheiro  fora e a toa, que envolve tempo e trabalho, além de custos e gastos com o marketing, mesmo que alguns enxerguem como uma forma de fazer marketing, criando uma tempestade com avalanche, arrastando tudo o que encontra pela frente, isto pode trazer resultados imprevisíveis e também pode produzir prejuízos, haja vista que não olha quem e aonde, e sim, busca quem estiver no caminho, arrastando tudo e todos que estiverem pela frente, que para alguns(vitimas), isto pode ser aborrecido e invasivo, ao qual, a imagem pode ser prejudicada e arruinada, já que esta atirando para todos os lados e cantos, sem olhar e ter um alvo definido, ou estar focado numa direção.

O Marketing Integral Identificado trabalha com informações que sejam fruto de conhecimento em relação a busca pela eficiência e eficácia em marketing, de tal modo, que organiza e planeja as ações de marketing embasada em conhecimento prévio no tocante as facetas institucionais humanas e empresariais, que com isto, se pode definir o foco, alvo e direção do marketing, visando alcançar quem realmente pode se interessar e ser atraído pelo marketing, a fim de que, quem for atingido não se sinta invadido e aborrecido, com o assédio ou pela abordagem adotada, de forma que, mesmo que a proposta do marketing para um não seja animadora e tentadora, esta não irá produzir resultados desprezíveis e invisíveis, visto que somente a proposta, no momento, no instante e na situação atual, não interessa, mas que deixa a imagem de quem esta oferecendo uma alternativa e possibilidade, e não agindo de forma arbitraria e irracional, pois o marketing esta sendo realizado de forma focada, direcionada e objetiva, cujo planejamento e a organização, permitiu definir estratégias sob uma base de conhecimento, que leve em conta o que pode ser tentador, atrativo e cativante, para que o cliente, seja fisgado e pego, pelo marketing. 

O Marketing antes de tudo deve trabalhar as facetas institucionais humanas e empresarias, no que implica em determinar quem deve ser abordado e atingido pelo marketing, que para alguns isto se chama definir o público alvo, mas que este público alvo, não seja um mero ensaio abstrato, mas sim, amparado e ancorado, por informações que distingam e definam, com base no conhecimento, quem é o público alvo, sem ser uma mera definição abstrata genérica, mas sim, com base em informações e conhecimento, que provenha objetivar, direcionar e alvejar, precisamente quem será impactado e pode ser aliciado com o marketing que esta sendo proposto, para que não se fique atirando a esmo e para todo lado, cujo efeito pode ser devastador, em termos de marketing, prejudicando e arruinando a imagem da organização.

O Marketing tem que oferecer algo, tem que ter algo para ser percebido, e atrativo, nunca se pode fazer o marketing por fazer, que por isto, é preciso ter sempre mente, que o marketing deve ter atributos tangíveis e implícitos, como também subjetivos e explícitos, ou seja, os atributos tangíveis envolvem questões como qualidade, preço, tecnologia, inovação e satisfação, focado no que o cliente gostaria de ter, já os atributos implícitos, são aqueles que não são enaltecidos e elencados, mas que são reconhecidos e percebidos, tais como atenção, cuidados e preocupação, enquanto que os atributos subjetivos estão por conta da marca, da sofisticação e dos aspectos embarcados(tecnologia), que remetem a uma imagem singular e exclusiva, e já os atributos explícitos, tem haver com a imagem, reputação da marca, no tocante a qualidade, segurança e confiança, já que não esta somente oferecendo algo, mas um pacote completo, que respeite e considere, as necessidades, desejos, anseios, vontades e até, arrependimento do cliente, que por acreditar e confiar, este sempre lembrará de quem e com quem pode contar, para fins de satisfazer seus desejos e necessidades, quanto a produtos e serviços.

O marketing tem que estar atento e consciente de que precisa observar e seguir, se orientar, pelo posicionamento adotado pela organização, e que este posicionamento da organização em relação ao mercado precisa se sobrepor as práticas de marketing e suas estratégias, haja vista, que qualquer posicionamento só pode ser efetivo e aplicado, se o marketing respeitar este posicionamento ao qual a organização adotou, seja para seus produtos e serviços, seja para sua prática de preços, seja na sua forma de negociar, operar e se relacionar com o mercado, a fim de que, todo e qualquer posicionamento seja percebido e identificado, pelos clientes e mercado, que notaram as diferenças de posicionamento em relação aos concorrentes e competidores, que atuam no mesmo negócio. O posicionamento que a organização adotou é base e alicerce, que fundamenta sua atividade de negócio, cujo mesmo deve ser encabeçado pela área de marketing.

O Marketing sem critério e controle, bombardeado e distribuído, pode ser uma forma de conseguir alcançar e fisgar alguém, cuja multidão não é identificada e conhecida, mas que pode ser um tiro sem rumo, cujos efeitos podem serem mais adversos do que benéficos, haja vista, que pode mais desagradar e ser rejeitado, do que realmente conseguir obter resultados, que por isto, todo o marketing também deve ser feito em observação a diretivas de compliance, que respeitem as normas e leis vigentes, bem como, sejam observados planos estratégicos, cujos mesmos se valem de informação estatísticas que considerem volumes, ganhos, custos, quantidades, recompensas e benefícios agregados, que ao serem aplicadas, seja possível identificar o quê, porquê, quando, quanto, para quem e quem, de forma a não se perder o controle e não se ter foco e objetivo.

Marketing Integral Identificado envolve antes de tudo conhecer para fazer, saber o que esta fazendo, e porque esta fazendo, ter objetivo e foco, cujas metas devem serem definidas, em função de critérios que levem conta o que é a organização, o que significa a organização, e o que pretende a organização, pois ficar existindo somente para sobreviver, pode não ser a melhor saída e solução.

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