As 5(cinco) Facetas Institucionais Humanas - O Ser, Pertencer, Estar, Experimentar e Ter.

As nossas vidas se constituem basicamente de cinco facetas da qual somos instituídos, cujas mesmas nos constituiu em termos pessoais, relacionais, capacitais, experimentais e materiais, que nos identificam, que formam nossa individualidade, que por razões destas, é o que nos faz sentir confiantes, motivados, capacitados, estimulados e possessivos, como também, o inverso; pois nada além disso, pode nos tornar melhor ou pior do que alguém, já que nossas feições físicas e funções fisiológicas são iguais, e todos nos seres humanos, somos diferentes em razão de nossas características físicas e atributos de personalidade,  constituídos de luz própria, mesmo que alguns camuflem, disfarcem e encenem outra pessoa, é o que cabe a cada um, para existir como ser, na pessoa que cada um é, na sua essência e aparência, por quais nos distingue e nos caracteriza de forma pormenorizada, seja pelo caráter, seja pela forma de ser e olhar as coisas, seja pelo modo de enfrentar o mundo, a forma de desvendar os mistérios a vida, e, o que é de nossa posse, nos termos do direito civil.

O ser de cada um esta para a sua essência física e psicológica, enquanto que o pertencer, esta ligado a grupo, a comunidade, a sociedade, os relacionamentos, que por esta, nos inserimos e nos identificamos, seja na classe social ao qual nos identificamos e convivemos, seja família, seja clube, seja na organização empresarial, seja pela profissão e pelos relacionamentos, que dependendo de quanto somos apreciados, valorizados e respeitados, mais nos sentimos integrados e considerados, tendo como consequência, que nossa autoestima pode ser enaltecida, sanada e saciada, ou rejeitada, desestimulada e negligenciada, enquanto que o estar, se refere a nossa situação e condição de confiança, segurança e sustentação, pois estar empregado, estar trabalhando, estar realizando, estar fazendo e estar participando ou contribuindo, nos fornece as condições que nos encontramos, cuja nossa situação de estar é satisfeita, existe a experiência, relacionado a tudo que experimentamos em nossas vidas, nas diversas situações que tivemos que vivenciar, assim como, nossos sentidos quando aguçados, são postos a prova, e ainda, as nossas posses materiais, envolvendo tudo que nos pertence, vestuário, propriedade e posses... Uma condição leva a outra, o ser, que é a pessoa, o pertencer, que é nossa integração, e o estar, que é a nossa situação, e a experiência, que é o quanto já experimentamos e vivemos, em relação as diversas situações passadas  em vida, e tendo posses, isto nos da conforto, proteção, segurança e direito sobre nossos pertences.

Pois o ser é a nossa individualidade, o pertencer, é a nossa integração coletiva, e o estar, é a nossa situação atual, bem como, a experiência é a memória de todos os momentos vividos, e as posses, nossos pertences e domínios; e ninguém pode ter capacidade, se não esta integrado, ou ser quem é; ninguém pode estar ocupado(situação), se não pertencer e ser; ninguém é, se não puder estar amparado, pela segurança, pela confiança e com experiências; ninguém pode ter experincias, sem se integrar e ter;  Mas mesmo tudo isto sendo verdade, existe a nossa capacidade de aprender, sem que precisemos experimentar, cuja mesma capacidade pode nos tornar ser, que ao ser, nos integramos, e que por estarmos integrados, experimentamos, e por experimentar, podemos ter, ou seja, a capacidade de aprender é anterior e maior do que as facetas institucionais do ser, pertencer, estar, experimentar e ter, já que todas estas qualidades e características humanas, podem serem suplantadas e superadas pelo aprendizado, haja vista as técnicas de neurolinguísticas(Programação Neurolinguística), que tornam o ser, pertencer, estar, experimentar e ter possíveis, sem que isto tenha ocorrido na prática,  e nestes tempos de pandemia, tudo isto esta corroborando para este tipo de aprendizado, cujas experiências de outros são compartilhadas e aprendidas, as posses são partilhadas e divididas, de tal forma, que não precisamos ter vivido para ser, estar, integrar, experimentar e ter, e deste jeito e assim que o ser humano evoluí, aprendendo com o passado e repassando este conhecimento para o presente, cujo mesmo é incorporado a novos aprendizados, para ser replicado no futuro.

O aprender é anterior ao ensinar, já que se aprende sem ser ensinado, e que ao se ensinar, estamos aprendendo, para nos tornamos e podemos estar integrados e experimentando, de forma que a experiência é posterior ao aprender e o ensinar, pois não se precisa ensinar para aprender, como também se ensina para aprender, e que  estar ensinando, se tem experiência, ao qual, só é preciso aprender  para ter experiência, ou se aprende pelo ensinamento da experiência, e a posse, passa ser um direito, já ao nascer, com a renda básica, de modo que, a vida de cada um esta em constante transformação e mudança, ao qual devemos aprender a nos adaptar e aceitar, pois tempo não para.

As 5(cinco) Facetas Institucionais dizem respeito ao ser humano quanto a sua condição de individuo, que na sociedade moderna se consolidou como cidadão, pertencente a uma nacionalidade(origem), ou quando nos referimos a uma pessoa como estrangeiro ou nativo,  natural ou naturalizado, mas que esta abordagem visa olhar a pessoa pelo que esta pode assumir em termos de facetas institucionais como individuo, seja pela sua personalidade, seu caráter, sua integridade, suas origens, sua comunidade, sua sociedade, sua nacionalidade, sua profissão, atividade, função, cargo, condição, bem como, suas experiencias, seus gostos, seu perfil, seu estilo, seus costumes, sua cultura, além de suas posses, propriedades, patrimônio e recursos,  de forma que isto,  perfaz tudo o que uma pessoa, como instituição individual, pode assumir durante sua vida, cujas posições podem se alternar, para maior, menor, pior ou melhor.

Estas facetas institucionais humanas podem assumir diferentes posições na vida de cada um, cada pessoa, tudo depende do ambiente, da sociedade, do país, que oferecendo condições e oportunidade, isto envolvendo educação, saúde e segurança pública, cuja a estrutura governamental esta baseada e alicerçada por princípios republicanos e democráticos, aliado ao seu conjunto de leis, que favorece e estimula o desenvolvimento pessoal e individual, dentro de um contexto coletivo, permitindo e possibilitando, que a pessoa possa migrar, ascender, mudar e alternar de posição na vida, no que tange a estas facetas individuais, de forma que, a livre iniciativa, a meritocracia e capacidade humana, sejam valorizadas e respeitadas. 

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