Gestão de Processo de Qualidade
Gestão do Processo de Qualidade envolve acompanhamento permanente, sem o qual, não há processo e muito menos qualidade, e para se ter qualidade tem que existir um processo que seja concebido em passos e etapas de verificação da qualidade, por quê qualidade implica na confirmação de que algo foi concebido, desenvolvido e produzido com qualidade, que atende e satisfaz requisitos de qualidade, que esta em acordo com as métricas e medições auferidas, no que se estabeleceu como qualidade, resultante do que foi mensurado, avaliado e testado como sendo algo feito com qualidade, e por isto, qualidade é todo um conjunto de ações que envolve identificar, especificar e mensurar algo para que tenha qualidade, mas que precisa sempre estar sendo verificado, sendo acompanhado, e assim, ser certificado de que tem qualidade. E qualidade implica no desenvolvimento de um processo que demonstre que tudo esta sendo feito com qualidade, que envolve não tão somente arguir os aspectos que demonstram a qualidade, como também, verificar e certificar que estes aspectos estão sendo seguidos, atendidos e conferem com o que se definiu como algo que é feito com qualidade.
Qualidade então em primeiro momento envolve definir e especificar o que é qualidade, o que é algo feito com qualidade, para então ter os requisitos de qualidade, que devem serem atendidos e satisfeitos, e que somente podem serem confirmados, se houver um processo, ao qual todos que estão envolvidos, seguem e cumprem, de forma que tudo o que seja feito, atenda e satisfaça os requisitos deste processo de qualidade, e por isto, se especifica e designa o que tem que ser seguido e executado, conforme foi definido e descrito em um processo de qualidade. Mas que precisa ser acompanhado e avaliado como algo feito e produzido com qualidade, ou seja, tudo o que esta sendo realizado, desenvolvido e produzido, esta sendo feito conforme os requisitos de qualidade exigidos, e que também, estão em conformidade com o processo que define o que é algo confeccionado com qualidade. Por isto qualidade envolve 4 fases distintas que precisam existirem para que tudo esteja em conformidade, que atenda e satisfaça em qualidade, sendo que na primeira fase (fase 1) se defini, especifica e identifica o que é qualidade para aquela execução, e em outra fase (fase 2), se tem um processo que denota em algo que esta sendo produzido e realizado com a qualidade definida, cujos requisitos do que é qualidade estão sendo satisfeitos, e assim, este esta em conformidade com o que atende a qualidade especificada, já numa terceira fase (fase 3), que envolve o acompanhamento do que esta sendo feito, realizado, executado e produzido, para verificar e confirmar, se isto esta em conformidade com os requisitos de qualidade, e se esta sendo seguido todo o processo que envolve desenvolver com qualidade, ao qual é checado e verificado, e assim, se tem a confirmação de que tudo foi testado e esta condizente com os requisitos satisfazem em qualidade. E em última fase (fase 4), o sistema é retroalimentado com as informações coletadas nas 3 primeiras fases, em que busca refazer, corrigir, acertar e melhorar o sistema, criando um circulo vicioso que objetiva sempre aperfeiçoar a qualidade, de forma que a qualidade esteja empregnada na organização, para que esta busque pela qualidade geral em todas as suas atividades, de modo que possa oferecer produtos e serviços cada vez melhores a seus clientes, como também, conseguir conquistar o mercado.
Como qualquer trabalho de gestão, qualidade pode ser gerida e acompanhada de forma sistematizada, ou seja, pode se criar um sistema para gerir o processo de qualidade, de forma que, um sistema poderia ser aplicado ao processo, para que se cumprisse com toda as etapas de gestão do processo, em que deverão ser satisfeitos os requisitos de qualidade, bem como, haver conformidade e certificação da qualidade, a exemplo podemos citar o desenvolvimento de um software, ao qual, deverão serem preenchidos no sistema todos os requisitos que determinam o que é qualidade em um software, para então, em outra fase, ser confirmado que há qualidade no software, e o papel do sistema gestor do processo neste caso, é somente o de ser uma ferramenta para que faça com que se cumpra com o processo, bem como, que se possa gerir e monitorar a qualidade, ao qual, para cada atividade, serviço e tarefa, existam requisitos que precisam serem satisfeitos, e que devem serem preenchidos e confirmados no software que controla todo o processo, e assim, também se ter controle sobre o processo de qualidade, que visa também facilitar e auxiliar, de forma automatizada, que se cumpra com o processo de qualidade. Em um projeto também existirá requisitos que precisam serem satisfeitos e cumpridos, para que o projeto apresente qualidade, bem como, uma atividade de gerenciamento, ou seja, um gerente pode apresentar o seu plano de governança, e para que este tenha qualidade, deve ao serem satisfeitos certos requisitos embasados nos critérios definidos na primeira fase de desenvolvimento do que é qualidade em governança, ou gestão de equipes, para a partir daí, também preencher e incluir no sistema, os atributos em como governa e administra sua equipe, de forma a atender os requisitos de qualidade, e isto pode ser feito e aplicado em muitas outras funções e atividades, ao qual se quer que apresente e atenda em requisitos de qualidade, no que se tem como algo que seja feito com qualidade, e por isto, o sistema tem este objetivo de atender todas estas funções e atividades, mas que precisam satisfazer critérios e requisitos diferentes em função das características e peculiaridades de cada atividade, para que se tenha como gerir, controlar e certificar que tudo esta sendo feito com qualidade, e neste caso, o sistema esta voltado para atender e satisfazer em qualidade no que a organização precisa, e com isto, também poder gerir todo o processo em todas as atividades, serviços e tarefas, que precisam apresentar qualidade.
Ao se ter todo um processo de qualidade para atender todas as atividades, serviços, tarefas, bem como, atendimento ao cliente, isto tornará a organização orientada para qualidade, que pode ser aplicado também em qualquer atividade, ao qual um atendente, em função da sua atividade, quando terminar um atendimento ao cliente, este preenchera e informará ao sistema, como foi o atendimento, em atenção aos requisitos que implicam um bom atendimento, e com isto, também ter controle sobre o atendimento ao cliente, bem como, poder gerir a qualidade sobre este atendimento, que em função das informações prestadas, conforme os requisitos que o sistema pede que sejam atendidos, fará com que todos observem e apliquem estes preceitos que implicam em um atendimento de qualidade, de forma a se ter um diagnóstico e um panorama da qualidade, bem como, controle e capacidade de gerir a qualidade na organização.
Em uma organização ao qual a qualidade é a grande balizadora de desenvolvimento do negócio e atividade, tudo pode ter como ser condicionado a seguir, envolvendo um processo de qualidade, até mesmo o processo de tomada de decisão, caso exista, pode ser verificado e confirmado, em relação uma tomada de decisão de qualidade, que se seguiu todos os requisitos e pré-condições para uma boa tomada de decisão, e assim também, incluir o processo de tomada de decisão, na verificação e certificação de qualidade, ao qual o software gestor de qualidade, poderá exigir que sejam satisfeitos e preenchidos todos os requisitos para uma boa tomada de decisão, e assim, também poder avaliar as decisões como algo feito com qualidade.
Processo de Gestão de Qualidade
- Sistema de Gestão do Processo de Qualidade
- Serviços com Qualidade
- Atendimento ao Cliente Personalizada
- Atendimento ao Cliente via canais Remoto
- Projetos de Qualidade
- Sistemas de Qualidade
- Programas de Computador de Qualidade
- Gestão de Qualidade
- Tomada de Decisão com Qualidade
- Atividades de Qualidade
- Tarefas de Qualidade
- Produtos e Serviços de Qualidade
- Sistema de Acompanhamento de Qualidade
- Sistema de Verificação e Confirmação de Qualidade
- Sistema de Certificação de Qualidade
- Fase 1 - Mensurar, Analisar, Identificar, Criterisar, Especificar e Requisitar Qualidade.
- Fase 2 - Desenvolver um processo que satisfaça e atenda os Requisitos de Qualidade - Para que tudo seja feito com qualidade.
- Fase 3 - Acompanhar, Verificar, Avaliar, Checar, Testar e Certificar que tem Qualidade.
- Fase 4 - Refazer, Corrigir, Acertar, Melhorar, Ajustar - Quando Necessário.
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