Motivação nas Organizações - Clima de Otimismo e Entusiasmo Pessoal

Quando se fala em motivação sempre achamos que motivar é inspirar as pessoas a darem o melhor de si em prol de seus objetivos ou de uma missão que precisam cumprir, mas motivação envolve muito mais do que um simples entusiasmo quanto ao que as pessoas tem que realizarem ou fazerem, envolve saberem que todo o esforço é percebido e reconhecido, que todo sacrifício poderá ser compensado e valorizado, que todo o empenho e dedicação os possibilitará e permitirá que possam avançarem em suas carreiras, que podem conquistarem novas funções com novas responsabilidades, e que na organização ao qual pertencem, estes se sentem incluídos e se sentem parte de um processo maior, que tem na sua força de trabalho, envolvendo todos os seus colaboradores, a mola propulsora de sua atividade e negócio. Um clima otimista que permita todos gostarem de trabalhar e que nesta condição a organização, consegue desenvolver e impulsionar sua atividade e que isto os torne mais propensos a darem o melhor de si, é muito bom e desejável, e organização que quer manter seus colaboradores sempre atentos e envoltos de uma atmosfera propícia ao trabalho, deve estar sempre atuando para manter este clima e este ambiente de devoção e dedicação ao trabalho, porque não basta somente motivar e incentivar, é preciso também tornar tudo isto a razão do trabalho na vida das pessoas em relação a organização, na qual as pessoas realmente são percebidas e reconhecidas, quando devidamente justificada a valorização pelo esforço e realização pessoal, mas que isto possa ser sempre lembrado, que haja comemorações dos feitos, das conquistas, que haja encorajamento para as realizações, incentivo para novos desafios, que haja parabenização pelos resultados, e que as pessoas, sejam sempre acompanhadas e percebidas neste processo de animar, motivar e criar um clima de otimismo.

A meritocracia quando intensivamente praticada e vista como motivo de orgulho e conquista profissional, é a maior de todas as ferramentas motivadoras, já que as pessoas, acabam reconhecendo e valorizando todo o esforço e os resultados que cada colaborador realizou,  mas para se ter esta cultura interna de valorização e reconhecimento dos resultados de cada colaborador, bem como, de cada equipe, de cada setor e cada departamento, envolvendo todas as áreas da organização, isto precisa ser muito bem assimilado e praticado internamente, de forma que isto, se torne um mecanismo impulsionador dos esforços internos, e para isto acontecer de forma eficiente, tem que haver uma preocupação singular em relação a como criar um ambiente de otimismo e ao mesmo tempo motivacional, e mais além, como conseguir que as pessoas estejam animadas e constantemente energizadas em relação ao seu trabalho, na sua função e no seu cargo, a fim de que, esta animação seja contagiosa e permeie a organização, mesmo quando houver situações criticas e que não inspirem esta empolgação toda, já que a vida, nem sempre é um mar de rosas, mas que em função desta preocupação em tornar o clima organizacional melhor e propicio ao bem estar das pessoas, as pessoas precisam se imbuírem de uma animação que as encoraja a superarem suas dificuldades e problemas, e seguirem com seu trabalho, sem que qualquer dificuldade as faça desanimar.

Existem 2 vertentes que são básicas e necessárias, que devem serem trabalhadas para que a organização esteja motivando e proporcionando um clima de otimismo e entusiasmo a seus colaboradores, estas vertentes dizem respeito a questões meramente estruturais e burocráticas, no que tange a planos de cargos e salários, ao sistema de avaliação de desempenho, bem como, a remuneração e os ganhos em produtividade que esta oferece, na outra ponta, estão as questões de liderança, de ambiente de trabalho, dos processos  internos, e das politicas e práticas organizacionais em relação as pessoas. Ao serem trabalhadas pela organização, estas vertentes serão responsáveis por criar um ambiente e um clima interno que fomente e impulsione os trabalhos, que as pessoas estejam motivadas e engajadas, de forma que a atmosfera criada, seja a melhor possível, para que todos estejam dispostos e encorajados a exercerem bem suas funções e cumprirem com suas obrigações. As vertentes basicamente são:


  1. Estrutura Administrativa
    1. Planos de Cargos e Salários
    2. Processo de Avaliação de Desempenho
    3. Objetivos e Metas de Trabalho
    4. Salário e Benefícios
    5. Promoções e Bônus
    6. Produtividade
  2. Estrutura Psicológica
    1. Liderança
    2. Governança Administrativa
    3. Políticas e Práticas Administrativas de Pessoal
    4. Ambiente Organizacional Interno
    5. Atenção e Preocupação com Colaboradores
    6. Orientação de Relacionamento Interno
    7. Códigos de Ética e Conduta Pessoal
    8. Código de Responsabilidade

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