Desempenho e Avaliação de Desempenho

O Desempenho profissional precisa ser avaliado e mensurado tendo como objetivo saber se estão sendo cumpridas as obrigações em relação a função que cada profissional tem e deve exercer para com a organização, pois sem que haja avaliação do desempenho, tudo pode ficar no plano e nas intenções, sem que as pessoas cumpram com suas obrigações, já não existe nada que oriente e que designe os trabalhos , além de que ninguém esta olhando, observando e acompanhando o trabalho dos profissionais, e quando isto acontece, o que  resulta disso, é falta de cumprimento de prazos na entrega dos serviços, falta de zelo pelo trabalho, falta de preocupação com a qualidade, bem como, negligências e descasos com toda a atividade em execução, e também, falta de métricas para identificar e avaliar com critérios o desempenho das pessoas, que no fim, podem serem avaliados de forma subjetiva e injusta, já que as pessoas podem serem promovidas e conquistarem um salário ou cargo maior, somente porque são os amigos do chefe, o que levará qualquer organização a ineficiência e até a sucumbir, pois os talentos e aqueles que realmente se esforçam, deixaram de se dedicar e fazer com empenho sua atividade, no cumprimento de sua função, justamente pelas injustiças e pela falta de critérios na avaliação das pessoas no trabalho. A avaliação de desempenho deve servir como motivo de orgulho pelos colaboradores e profissionais em uma organização, já que com isto, podem eles demonstrarem e apresentarem toda a sua capacidade de trabalho, bem como, se despontarem como capazes na realização e em condições de cumprirem com suas obrigações, além de ser referência e base para promoções, aumentos salariais e conquista de novas funções na organização, de forma que tudo isto fique evidente e claro, e possibilite haver racionalidade e lógica quando se quer valorizar e promover algum profissional, dando ao profissional uma ferramenta que o possibilite crescer e melhorar sua atitude, postura e desenvoltura no trabalho, bem como, corrigir e melhorar suas falhas e pontos fracos, isto para que as pessoas possam terem todas a condições de buscarem se aperfeiçoar para terem a capacidade de conquistarem novas posições na organização.


  • Diretrizes: São direcionamentos com passagem de comando e controle para as áreas superiores de uma organização, assim, as áreas sabem qual são suas incumbências na atuação de comando da organização, e se aplicam a Presidência e vice-presidências, diretorias e vice-diretorias, de forma que estas tem um escopo de abrangência na condução de suas atribuições e funções.
  • Missão: Todas as áreas do banco devem desenvolver e especificar sua missão de forma sucinta e prática em relação a sua área de especialização e atuação, de forma a terem que cumprir e realizar esta missão, em relação a sua atividade no tocante a especialização que cada área tem como obrigação em atender a organização. A missão se aplica a todas as áreas, envolvendo a organização em si, seus departamentos e setores.
  • Função: A função de cada área em relação a sua especialização, bem como, de todos os cargos na organização, deve ser descrita e observada, para que tanto a nível organizacional, como pessoal, todos saibam bem o que tem a fazer e cumprir em relação a sua função junto a organização. Se aplica aos departamentos, setores e pessoal em relação a cada cargo efetivo na organização.
  • Objetivos: Objetivos são dinâmicos e estão em constante atualização, vistas que a organização sempre terá muitos objetivos a cumprir e realizar, por isto, a cada novo projeto, novo trabalho, nova tarefa e novo serviço, os objetivos mudam e devem serem descritos, porque os objetivos estão no cerne do negócio da organização, de forma que a organização será orientada para objetivos, cujos mesmos devem serem alvo de serem perseguidos e atingidos, e cada atividade tem um objetivo, que deve ser devidamente especificada e designada, como forma de definir o que ser quer e aonde se quer chegar, com os trabalhos internos e externos que são de interesse da organização.
  • Metas: As metas dizem respeito a marcos e pontos de referência em relação a mensuração de qualquer trabalho, evolvendo projetos ou uma força tarefa, sendo assim, para um objetivo, sempre haverá uma ou mais metas a serem atingidas, para que seja referência de caminho e marcação de estágio ou fase de qualquer projeto e ou atividade, e em qualquer atividade realizada na organização, haverá metas, que devem serem especificadas no tocante aos marcações e identificações que se quer atingir, sejam estas marcações qualitativas e quantitativas, para que sejam identificadas as metas que cada um tem que buscar para si, para que seja trabalhado o desenvolvimento de qualquer atividade na busca por alcançar e atingir as metas. As metas sempre serão auto impostas e auto designadas, mas tendo sempre o passado como referência e a capacidade de realização das metas, envolvendo tempo, esforço de trabalho e equipe(s) envolvida(s), por isto, quando se estipula metas, estas não podem serem ambiciosas de mais, a ponto de não se conseguir atingir, como também, inferiores a capacidade de qualquer um ou equipes, tendo sempre o bom senso e o histórico e a capacidade de se atingir estas metas.
  • Resultado: O resultado almejado ou desejado deve ser descrito a fim de se especificar qual é a finalidade no que se quer ver realizado, ou que se espera com qualquer trabalho executado, sendo que o resultado, pode ser um ideal e um propósito, o que nem sempre será igual ao resultado final real, podendo o resultado ser melhor ou pior do que se imaginava ou desejava na realização de qualquer trabalho.

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