Processo de Tomada de Decisão

Informações e conhecimento é tudo o que precisamos para tomarmos decisão, se estamos munidos de conhecimento, se temos as informações disponíveis, o que nos resta é decidir, muito embora possam haver várias opções e alternativas, mas mesmo assim, a escolha é baseada em informações e conhecimentos, e é o que basta para qualquer tomada de decisão, pois na era do conhecimento, a informação é o ingrediente mais importante para o sucesso nos negócios, e seguindo algumas premissas e orientado por algumas diretrizes, podemos tomar a decisão que mais perto chegue do interesse ao qual desejamos. Informação, conhecimento, premissas, diretrizes, valores e uma doutrina, é tudo que se precisa para tomar as decisões que sejam coesas, coerentes, alinhadas e precisas, em relação ao que uma organização tem como base e fundamento de valores em como desenvolve, atua e realiza seus negócios, envolvendo o mercado, clientes, parceiros, fornecedores e funcionários, é um conjunto de valores, que são aplicados e seguidos, e devem sempre estar sendo aperfeiçoados, para serem utilizados nos negócios que envolvem a organização, pois muito bem sabemos, que as decisões são um processo contínuo e persistente na vida das organizações, são as decisões que dão vida as organizações, mas sem haver um sistema organizado de uma prática envolvendo alguns preceitos, não se pode dizer que a organização tem um processo bem definido de como toma suas decisões, baseados em um conceito, que envolva aspectos culturais, que devem estar sempre coerentes e alinhados com os valores da organização. As informações são o ingrediente que fomenta o conhecimento, pois o conhecimento mais amplo, depende de informações que esclareçam e expandam o conhecimento sobre qualquer tema ou assunto, mas somente ter informações e buscar o máximo conhecer sobre um tema ou assunto, não é suficiente para a tomada de decisão, pois devem existir alguns postulados, que nos orientem em como conseguir tomar a decisão que estejam de acordo com os valores da organização, são premissas, diretrizes e valores, que no conjunto, constituem uma doutrina decisória, que devem embasar a tomada de qualquer decisão. Estas premissas e diretrizes orientam e norteiam decisões relacionadas a questões como custos, preços, qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, educação e trabalho, respeito e dignidade humana, que sejam refinadas e filtradas num processo que identifique qual a decisão que esteja mais coerente e coesa com a doutrina praticada pela organização no seu processo de decisão, envolvendo negócios, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, que postulem e voguem como um sistema formal implícito no processo de tomada de decisão da organização. 

Este processo que envolve estes postulados, quando seguidos e devidamente aplicados, tem por objetivo levar a tomar a decisão que esteja coerente e coesa com a doutrina da organização em desenvolver o negócio e fazer negócios. Havendo este conhecimento e seguindo este processo como um sistema de valor pertinente na cultura da organização, qualquer decisão estará alinhada com a missão e a visão da organização em relação ao negócio que desenvolve.

Doutrina na Tomada de Decisão

Informação: É o elemento base e mais importante no processo de decisão, quanto maior for a informação disponível sobre um tema ou assunto, mais será a compreensão sobre o tema e o assunto, quanto mais bem informado e esclarecido sobre algo, maior será o conhecimento e mais bem preparado se estará para tomar qualquer decisão, por isto, quanto mais abundante forem as informações sobre algo, maior e mais se poderá construir um conhecimento que propiciei a uma tomada de decisão mais eficiente.

Conhecimento: É o resultado de todas as informações que temos disponíveis, é o que se pode inferir sobre todas as informações que foram reunidas e obtidas sobre um tema ou assunto, e mais informações implica em maior conhecimento sobre algo, isto quer dizer que, se mais informações estiverem disponíveis e mais forem conseguidos extrair conhecimento destas informações, que são obtidos através do nossa capacidade de raciocinar e pensar, de inferir inteligencia sobre as informações que temos disponíveis, maior será o nosso conhecimento, sendo que quando não se tem em volume de informações suficientes, as decisões podem ser tomadas de forma intuitiva ao invés de racional, justamente por não conseguirmos conhecer tudo sobre um determinado assunto ou tema.

Premissas: Um conjunto de postulados que orientam a tomada de decisão a respeito de todas as informações que temos disponíveis, de todo o conhecimento que se tem sobre algo, enquanto que a informação nutre o conhecimento, que é obtido através do raciocínio, as premissas orientam este conhecimento para que possa ser tomada a decisão que esteja coerente e coesa com os valores e a cultura da organização.

Diretrizes: Uma relação de especificações que orientam a tomada de decisão para que possa ser refinado e filtrado todo o conhecimento que se tem sobre algo, pois não basta somente conhecer, é preciso tomar a decisão que esteja em acordo com especificações que norteiem os interesses da organização, em relação ao negócios, a visão e missão, além de estarem coerentes e coesos com os planos e objetivos que foram estabelecidos para a organização.

Valores: São todos os aspectos que identificam a organização em relação a sua natureza como negócio, é o que sustenta e mantém a organização, é o que diferencia e distingue como uma organização empresarial, é a sua essência como negócio, o que torna a organização tão singular e especifica, mesmo atuando em um universo com centenas de organizações similares.

Doutrina: Todos os itens anteriores compreendidos e assimilados, praticados e seguidos, a regra e risca pela organização, é quando a organização esta alinhada, coesa e coerente com as bases e fundamentos em relação a sua visão, missão, valores e cultura, pois a doutrina é um conjunto de práticas que são orientadoras no processo de decisão, que envolvem postulados que são organizados em premissas, diretrizes e valores, que quando alimentados por informações confiáveis e abundantes, podem construir uma base sólida de conhecimento que leve a tomada de decisão mais correta em relação aos interesses da organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?