Governança Corporativa e a questão da ética nas organizações
Governança corporativa esta intimamente ligada a questões éticas e morais, enquanto uma diz respeito à aspectos de lisura, coerência, transparência e integridade, a outra visa os valores que norteiam as decisões e o comportamento da organização em relação à questões como: honestidade; respeito; consideração; e dignidade, de forma a fazer prevalecer estes princípios sobre quaisquer interesses que envolvam os negócios da organização.
Organizações empresarias são constituídas por pessoas(colaboradores) que antes de tudo buscam atender os interesses dos seus clientes, para os quais é preciso oferecer produtos e serviços que satisfaçam suas vontades e desejos, como também suas necessidades(clientes), mas que somente podem serem satisfeitas, se forem atrelados aos produtos e serviços, valores que não são tangíveis, mas sim, percebidos e sentidos, como os cuidados em satisfazer o cliente, para que sejam conquistadas a confiança e credibilidade junto a estes.
A qualidade dos produtos e serviços não deve ser medida somente pelas questões de satisfação em relação ao produto ou serviço, mas também, em como o cliente percebe e enxerga a organização, tendo que ser trabalhado os aspectos relacionados ao atendimento, a atenção, a disponibilidade, a pontualidade e o quanto a organização preza pelos seus clientes, sendo que a ética exerce um papel crucial e fundamental na percepção que os clientes tem da organização, visto que são estes valores que irão influenciar as decisões dos clientes em fazer negócios com a organização, pois qualquer negócio mal feito, qualquer desentendimento ou desinformação, que descontentem o cliente, poderão prejudicar os negócios.
O respeito com o cliente é um ingrediente fundamental nas relações com a organização, independente das questões subjacentes relacionado aos negócios, porque o principal objetivo de uma organização é negociar os seus produtos e serviços, mas que devem serem negociados com atenção à satisfação do cliente, sem que sejam negligenciadas as questões éticas e morais que envolvam a honestidade nos negócios, a transparência nas negociações e a lisura nos acordos, pesando sempre o interesse do cliente, que deve confiar na organização, como também em creditar toda sua fé nos negócios que realiza com a organização.
Os clientes além de serem bem informados sobre os produtos e serviços da organização, devem também que serem ouvidos, atendidos e levados a conhecer, sobre os aspectos que tenham dúvida, receios e não tenham conhecimento, como os riscos envolvidos, os problemas e incertezas que não são percebidos, e os mecanismos que influenciam o valor de um produto ou serviço, para que este sinta-se confortável com a organização por confiar e receber toda a atenção que merece ao fazer negócios.
O papel da organização é conhecer profundamente seus produtos e serviços que negocia para poder sempre oferecer o melhor atendimento em atenção as necessidades e expectativas dos seus clientes, além de poder orientar e identificar melhores oportunidades e melhores opções em produtos e serviços que mais se ajustem e se adequem a realidade de cada cliente.
A Organização deve zelar por padrões éticos e morais que tenham por objetivo construir uma reputação e uma imagem que preserve a conquista da confiança e credibilidade junto ao mercado e seus clientes, e nisto, valem as diretrizes, os normativos, a regras internas e os procedimentos, que devem ser obedecidos e praticados pelos seus colaboradores.
Os Controles são fundamentais para que todos possam seguir disciplinadamente os valores éticos que asseguram a visão e a missão da organização, pelos quais são estabelecidos limites que impõem restrição, a fim de inibir atos e comportamentos excessivos ou anti-éticos.
A Organização deve ser estruturada internamente com o objetivo de propagar e fiscalizar o cumprimento dos valores éticos, bem como, fazer com que todos os colaboradores sigam as instruções normativas que visam fundamentalmente fortalecer os laços que identificam a organização em relação a sua cultura e sua identidade, que somente pode ser percebida se forem praticados por todos os colaboradores, sendo que estes princípios é que norteiam os objetivos da organização e pelos quais fundamentam os seus alicerces como instituição.
A Organização deve ser estruturada internamente com o objetivo de propagar e fiscalizar o cumprimento dos valores éticos, bem como, fazer com que todos os colaboradores sigam as instruções normativas que visam fundamentalmente fortalecer os laços que identificam a organização em relação a sua cultura e sua identidade, que somente pode ser percebida se forem praticados por todos os colaboradores, sendo que estes princípios é que norteiam os objetivos da organização e pelos quais fundamentam os seus alicerces como instituição.
A Governança Corporativa quando estabelecida fará parte da cultura organizacional, sendo percebida e vista como um dos aspectos essenciais que identificam e individualizam a organização em seu ramo de atividade e no negócio que atua.
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