O consumo movido pela vaidade - Poder de compra do Dinheiro

O consumidor nem sempre busca um produto para comprar porque precisa, muitas vezes o consumo é baseado no mais puro desejo de comprar um produto pelo prazer de possuir, pelo desejo de ter, pela vontade de mostrar que possui e pode comprar, por querer algo novo, que seja novidade, por querer ter algo que satisfaça o seu ego, o seu poder de possuir algo melhor, mais caro, mais bonito e mais atraente que os outros, é a manifestação psicológica que muitas vezes determina e motiva um consumidor a comprar um novo produto e nem sempre a necessidade deste, alguns consumidores detestam a ideia de saber que outras pessoas possuem algo melhor que o seu, que estas pessoas tem algo novo e melhor ou adquiram um produto novo antes, o que para este consumidor uma afronta ao seu ego, assim, mesmo não precisando e já tendo um produto, o consumidor compra um novo somente para sentir-se bem quanto ao seu alter ego. 

O consumo motivado pela vaidade é talvez o maior determinador de vendas, e de porquê a industria esta sempre pesquisando e desenvolvendo novos produtos para atender esta motivação para o consumo, novos designs, novos produtos, novas tecnologias etc.... tudo para atender os mais variados desejos de consumo e até de despertar o desejo quando este não existe, o consumidor também busca novidades e mesmo já tendo um produto, quando este se torna ultrapassado, obsoleto e antigo, o desejo leva o consumidor a substituir pelo novo, mesmo sendo ainda útil o produto antigo, neste caso o que motiva o consumo não é a necessidade e sim a vaidade pela novidade, de querer estar sempre na vanguarda do seu tempo, ter a última novidade em termos de produto.

Mas todo consumo envolve poder de compra e poder de compra envolve dinheiro ou capacidade de pagar para obter algo, assim os bancos, detentores do dinheiro, pois o dinheiro é a sua atividade, devem explorar o desejo do consumidor em comprar produtos que satisfaçam a sua vaidade, oferecendo capacidade de compra, pois para se comprar precisa-se de dinheiro e quem trabalha com dinheiro são os bancos, bancos não vendem produtos, mas vendem a capacidade e o poder de realizar desejos de consumo baseado na vaidade  ou de atender as necessidades do consumidor. Um consumidor não procura um banco para abrir uma conta porque o cartão é mais bonito, porque a agência é confortável ou porque este ou aquele banco é maior, mas busca um banco para satisfazer sua vontade de consumo, e o que atrai um consumidor para um banco é a facilidade de este oferece em termos de disponibilidade para atender suas necessidades e ou seus desejos de consumo.

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