A teoria do melhor cliente

Organizações empresariais desenvolvem, produzem e comercialização produtos e serviços para atender o mercado, satisfazendo as necessidades e desejos de seus clientes que buscam realizar suas vontades comprando das organizações. As empresas procuram sempre conhecer e saber quem são os clientes de seus produtos e serviços para que possam sempre oferecer o que estes procuram e para isto elas tem que saber quem é o seu melhor cliente, o cliente desejado pelas organizações. Quais são os clientes que as organizações querem? Que tipo de cliente uma organização quer ter com fidelidade a seus produtos e serviços? As organizações querem clientes que maximizem os lucros sem aumentar os custos, o melhor cliente é aquele que trás retorno financeiro para organização, é aquele que preferencialmente consegue ser cliente da organização e ainda aglutina em torno de si muitos outros potenciais clientes, satisfaça o primeiro e você poderá conquistar os segundos, um cliente satisfeito atrai mais clientes buscando satisfação, mas o que quer o cliente das organizações? Preço, bom produto, bom serviço, bom atendimento, facilidade e vantagem. E e o que quer a organização? Rentabilidade, menor custo, atratividade e fidelidade. Como são avaliados os clientes pela organização? Os clientes de uma organização são avaliados pelo retorno financeiro que eles proporcionam a organização e preferencialmente a custos reduzidos, que sejam clientes fiéis a marca da organização e que também possam atrair mais clientes pertencentes ao seu circulo de influência. Pois tornam as despesas com marketing menores e geralmente atraem clientes que estão buscando a mesma satisfação que o seu cliente fiel gosta, aquele que é altamente rentável. Quais os clientes que as organizações não querem? São todos aqueles que oneram os custos da organização, não sendo rentáveis do ponto de vista econômico. As organizações selecionam os seus clientes? De forma direta não, pois todos são bem vindos, mas através de mecanismos que dificultem ou que restringem certos tipos clientes isto acontece, pois certos clientes não possuem as características indicadas para os seus produtos e serviços, seja, pela exclusividade, seja pelo custo, seja pela avaliação quanto a sua capacidade de pagamento, estes clientes de alguma forma são avaliados quanto a sua performance quanto as questões financeiras, e se isto não corresponder as expectativas da organização, podem ser selecionados quanto aos critérios econômicos e financeiros. Esta seleção não se da pela vontade da organização mas sim pela própria necessidade de sobrevivência do negócio da organização, pois ninguém quer ter clientes inadimplentes, clientes que tragam prejuízos aos negócios, e sendo assim, todas as organizações indiretamente selecionam seus clientes, clientes com pendências em pagamentos, com histórico de mal pagadores, com cadastro sujo, são os clientes que as organizações não querem, em contrapartida, clientes pontuais, que pagam tudo em dia, que tem histórico de bons pagadores, que possuem um cadastro positivo, são todos os clientes que as organizações querem.

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