Receita em Baixa

O lucro é o objetivo maior de toda a organização privada e para isso sempre trabalha para buscar alcançar,  atingir e superar metas passadas em termos de lucratividade, são os parâmetros de comparação usados para avaliar e medir o desempenho de qualquer organização, mas quando estes não são atingidos em relação a períodos anteriores ou mesmo começam a diminuir, um sinal vermelho de alerta tem que ser aceso, pois devem existir razões que justifiquem a queda na receita e a perda na lucratividade, muitos fatores externos a organização podem ser responsáveis por isto, como crises externas nos mercados consumidores, problemas climáticos que interferiram na produção, catástrofes naturais que prejudicaram a produção, novos concorrentes no mercado, aumento da inadimplência, problemas relativos ao produto, deficiências na produção ou prestação de serviço, devem existir outros fatores além destes, mas somente quem esta no negócio sabe e tem condições de diagnosticar e avaliar os problemas que prejudicaram os lucros, se estes problemas são de ordem externa e são sazonais, ou seja, ocorreram mas tem como recuperar, neste caso tudo pode ser mais simples de se resolver, agora o grande problema é quando são fatores que não podem serem revertidos tão facilmente ou que não apresentam uma solução convencional, nestes casos é preciso uma avaliação e um diagnóstico preciso da situação bem como uma estratégia de reposicionamento no mercado, se isto for percebido a tempo e no começo, o custo e tempo tendem a ser menores, agora se chegou a uma situação em que se esta com dificuldades, o custo e o tempo para resolver tenderão a serem maiores, pois envolve uma variedade de questões que não se resolvem de uma hora para outra, nem mesmo cortando gastos, alterando rumos e estratégias no mercado podem ser implementadas com facilidade e rapidez que a situação agora exige, pois se percebeu muito tarde ou se acreditou que a situação voltaria a ser como antes, sem uma clara visão, conhecimento e atenção aos acontecimentos do mercado não se pode perceber com antecedência possíveis alterações nas projeções de lucro. As recomendações para se recuperar de possíveis prejuízos em qualquer atividade cujo o lucro diminuiu são sempre as mesmas, envolvendo corte de custos, diminuição nos gastos e eliminação de desperdícios, mas estes somente irão dar resultado se forem feitos no tempo certo e na medida certa, para que as margens de lucratividade voltem aos patamares antes praticados, se não, o lucros tenderão a diminuir enquanto os custos continuam nos mesmos níveis, o que podem chegar a uma situação de inviabilizar o negócio.

Em certos casos a reversão da situação de queda da lucratividade não envolve somente uma questão de corte de gastos e diminuição da produção, a questão é muito mais complexa. exigindo outras recomendações bem como novas estratégias e reposicionamentos no mercado, é uma questão de reconquistar clientes e consumidores, que por algum motivo deixaram de adquirir e comprar os produtos e serviços da organização, são estratégias que vão desde a remodelação do negócio, substituição por novos produtos, reorganização estrutural, investimentos em qualidade e no desenvolvimento de novos produtos, quando se trata de serviços talvez haja a necessidade de além de readequar os serviços a nova realidade do mercado, também a capacidade de conquistar o cliente através de estratégias de marketing, para que este se sinta atraído e seduzido a voltar a ser cliente da organização. Quando a organização perde clientes por motivos alheios as suas iniciativas de manter e reter clientes, esta deve sempre procurar saber o motivo por que o cliente não querer mais comprar seus produtos e serviços, o que fez com que aquele cliente fosse procurar o concorrente, sem ter estas respostas a organização fica sem saber como agir para evitar a saída de clientes da sua base e consequentemente evitar a perda de lucratividade. Quanto a organização tiver que reconquistar seus clientes esta terá que correr atrás e não somente mudar layouts, design e estruturas, pois o cliente foi em busca de algo melhor do que lhe era oferecido e neste caso a organização terá que mostrar aos novos possíveis clientes que pode oferecer melhores produtos, melhores serviços e com a qualidade desejada por estes, além de seus produtos atenderem as suas necessidades e desejos, passa a organização neste caso e nesta situação a ter que buscar os clientes no mercado, envolvendo novas estratégias, novos táticas de abordagens, uma comunicação direta, franca e honesta, para que os clientes percebam que são respeitados e que podem voltar a confiar novamente na organização;

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