Veiculos Elétrico - Os Pros e Contra!
Baterias - Envolvem um conjunto e aglomerado de pilhas na forma de células que são compostas por elementos químicos pesados, muitas vezes extraídos da natureza de forma a gerar um grande impacto ambiental; estes elementos precisam serem capazes de armazenar energia elétrica na forma química, envolvendo a movimentaçao de ions, que ficam condensados nestes elementos, cujo os eletrons em sua camada de valência, possam tanto doar, como receber eletrons, ou seja, conforme ocorre a transferência de eletrons na camada de valência destes elementos, ocasionando a ionização, troca de eletrons, isto implica na geração de corrente eletrica, que flue de um elemento presente no catodo, que possui carga positiva, ao qual, são transferidos ou cedidos ao eletrolito, fazendo com que permaneçam no elemento do eletrolito, que por sua vez, fluem para o anodo(elemento), que possui carga negativa, de forma que, sempre que se carrega uma bateria, com eletricidade, é porque, a carga negativa da corrente, flui para o catodo(positivo), que tem deficiência de eletrons(positiva), visando completar e equilibrar o elemento químico utilizado como catodo, enquanto que o eletrolito, funciona como um agente de transmissão, entre o catodo e o anodo, fazendo fluir os ions, e que, quando estando o catodo completo, em termos de carga, pois esta em equilíbrio, envolvendo eletrons e protons, este não recebe e nem doa eletrons, mas quando, o anodo, requer completar a sua deficiência em eletrons, na sua camada de valencia, o fluxo do elemento completo(catodo), que esta estabilizado, se inicia, passando pelo eletrolito, e, que pode doar eletrons, visando doar eletrons ao anodo, que por sua vez, faz com que flua a corrente eletrica através de um circuito, geralmente um condutor na forma de um fio de cobre, neste sentido, um eletrodo(elemento) que funciona como catodo, tem que ter sobrando eletrons em sua camada de valência, de forma que, possui carga positiva, pois tem mais protons que eletrons, enquanto que um eletrolito, tem que intermediar a passagem dos eletrons, do catodo para o anodo, ao qual, deve possuir capacidade de doar eletrons, tanto quanto, receber eletrons, ou seja, pode ficar negativo ou positivo, sem que tenha problemas de equilibrio atômico, nisso, quando o catodo tem excesso de eletrons, este doa ou transfere o excesso ao eletrolito, até que fique completamente carregado, e quando o anodo, começa a solicitar eletrons, este exige que o eletrolito, doe seus eletrons, visando dar vazão a corrente elétrica. Baterias envolvem elementos que precisam serem capazes de receber, doar, armazenar eletrons, cuja a interação entre eles, seja de forma iônica, com repasse de eletrons nas suas camadas de valência respectivas, nisso, entra outros aspectos de natureza química, como oxidação e neutralização destes elementos, que dependendo, podem tornar as baterias menos capacitadas(operativas), pois não conseguem mais serem ionizadas, ocorrendo na degração das baterias.
- Aspectos negativos: Carregamento lento, o fluxo de eletrons causa aquecimento(atrito), demandam um conjunto muito grande de pilhas ou células de baterias e exigem uma quantidade enorme de carga, em termos de eletricidade, para acomodar a potência e peso de veiculos, que são proporcionalmente potentes e pesados, tanto quanto, oferecem baixa ou pouco autonomia, dependendo do uso e emprego do veículo, em suma, quanto maior o peso e potência do veículo, maior será a bateria e mais pesado será o veículo, peso e potência aumentam proporcionalmente.
- Aspectos positivos: Podem serem carregados na tomada elétrica, não precisam de postos de combustíveis e podem custar menos em termos de energia.
Os motores elétricos com fios de cobre(condutores de eletricidade), podem superaquecer, devido ao atrito dos eletrons, envolvendo a corrente elétrica, e estes também podem criar campos magnéticos imprecisos, pois os campos magnéticos são dependentes da corrente elétrica, que dependendo da intensidade, podem tornar os motores descontrolados, haja vista, que o que faz o rotor girar em um motor elétrico, é o campo magnetico e não a corrente elétrica. Uma descarga elétrica nas baterias ou no motor, podem queimar os elementos presentes, tanto no motor, no caso do cobre, quanto nas baterias, envolvendo eletrodos e eletrolitos, ou seja, um avião que for atingido por um raio, se for a base de bateria ou motor elétrico, pode ficar sem energia ou inoperante, tanto quanto um automóvel.
Estas caracteristica envolvem conceitos fundamentais no que concerne aos veículos elétricos ou qualquer outro equipamento que dependa de bateria e motor elétrico, nisso, mesmo que se descubram ou inventem tecnologias mais vantajosas, estes conceitos sempre existiram, ou seja, a preocupação sempre será a mesma com relação a baterias e motores elétricos, que no caso, se refere a carga elétrica, tempo de carga, peso, potência, aquecimento e descarga de eletricidade.
Lítio é um elemento leve, mas que sofre aquecimento, tem alta condutividade, pois pode dar é receber eletrons em sua camada de valência, tanto quanto pode se degradar com o tempo.
Sódio é um elemento pesado, não sofre aquecimento, tem alta condutividade, pois possui 2 eletrons na sua camada de valência, mas pode sofrer inflamação, ocasionando na degração e destruição da bateria com o tempo.
Grafeno é um produto derivado do grafite, que por sua vez, o grafite é derivado do carbono, altamente poroso, leve e com alta condutividade, que se usado em conjunto com o Sódio, podem resultar em uma combinação perfeita em baterias do futuro, sendo o grafeno, um produto muito caro de se produzir, tanto quanto, difícil, mas proeminente para baterias mais seguras.
O consumidor que tiver que deixar um veículo elétrico por mais de 3, 4, 5 ou 6 horas carregando, isto sempre será um incômodo, e se tiver que instalar um carregador de alta potência em sua casa, isto vai custar muito caro em termos de energia elétrica, mesmo que utilize energia solar, haja vista que, a energia solar, não tem condições de suprir as necessidades de um carro elétrico, fora outros incovenientes, como: alto custo das baterias; alto custo da manutenção; possibilidade de incêndio nas baterias superaquecidas; tanto quanto, perda de energia na autoestrada, por conta de rodar em potência máxima com o carro, tanto mais, o incoveniente de ter que ficar na estrada parado, esperando o carro carregar por mais de 3 horas, e estes problemas, não serão fáceis de se resover mesmo que a tecnologia evolua, pois o funcionamento das baterias foi descrito acima. Neste contexto, a suposta vantagem dos veículos elétricos no que tange a emissão de carbono, não passa de uma ilusão, pois emite de outras formas, tanto carbono quanto os motores a combustão, sendo o hidrogênio o único combustível realmente que não emite poluentes e não é nocivel a vida.
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