Políticas Institucionais e Administrativas

As Organizações para bem funcionarem em sua atividade e negócio, de forma a corresponderem aos anseios relacionados com a sua missão e visão de negócio, tem que serem amparadas por políticas institucionais e administrativas, as quais norteiem seus trabalhos, a fim de que, todos tenham no que se basear para que desenvolvam e cumpram com suas obrigações, em função de suas prerrogativas como colaboradores da organização, em razão do cargo que ocupam e para o qual exercem uma função, neste aspecto, as organizações tem nestas políticas, constituídas na forma de leis em relação ao seu modo de funcionamento, no tocante a sua atividade empresarial, sua instrução de operacionabilidade. As políticas não são mais do que leis internas da organização, que impõem restrições ou resguardam os domínios de sua atuação em relação ao que a organização, dividida e representada por suas unidades especializadas, tem a cumprir, seguir e delimitar, no seu escopo de atuação, bem como, agir para bem servir ao propósito organizacional e institucional.

Políticas Gerais e Abrangentes da Organização
  • Politica de Horas Extras - Estabelecer uma política que discipline a prática de horas extras, de forma que, esteja em conformidade com o Orçamento de cada Unidade e a Receita Empenhada, bem como, para atender necessidades de trabalho, que estejam em consonância e atentem para satisfazer objetivos da Organização, sem que descumpram limites e imposições estipuladas para a Organização.
  • Política de Contratação de Serviços Terceirizados - Esta política visa instruir as unidades que precisarem e necessitarem contratar serviços de terceiros, para apoiar e suplantar as suas necessidades de trabalho, que envolvem atividades de meio da organização, no que concerne a serviços de limpeza, conservação, segurança, bem como, de serviços especializados para atender demandas que não podem serem supridas pelo pessoal interno, os colaboradores da organização. 
  • Política de Negociação - Estabelece normas e regras que visam orientar os procedimentos de negociação no âmbito das atividades e negócios da organização, de forma que, sejam estabelecidos critérios que envolvam qualquer tipo de negociação envolvendo a organização e seus parceiros.
  • Política de Compras - Estabelece diretrizes e critérios que devem orientar qualquer processo de compra e aquisição da organização, visando a melhor compra, pelo melhor preço, com a melhor qualidade, que enalteçam as vantagens e benefícios oferecidos, bem como, garantias e as condições oferecidas, além de transparecer as características e atributos que distinguem e se diferenciam em relação ao produtos e serviços oferecidos pelos diversos players do mercado.
  • Politica de Investimentos - Estabelece diretrizes, critérios, bem como, enfatiza os objetivos, metas e riscos envolvidos, de forma que, sejam estabelecidos parâmetros limitadores, quanto ao apetite ganho/lucro, em função de uma prática prudente e conservadora, a fim de preservar e conservar os negócios da organização, visando fundamentalmente não ter prejuízo e perdas com investimentos.
  • Política de Segurança - Esta política tem como propósito assegurar que a organização esteja sempre atenta e preparada para eventuais causas de insegurança, de forma que, os riscos devem serem previamente levantados, diagnosticados, mensurados e avaliados, a fim de que sejam tomadas medidas de segurança, para que a organização disponha de meios e fins, de se auto-prover de segurança, além de disciplinar quaisquer prática que visem manter a segurança em suas instalações físicas, instalações tecnológicas e os negócios, envolvendo informações bancárias sigilosas e os seus  recursos monetários, bem como, seu pessoal e clientes, de forma que também possa orientar, informar e apresentar instruções que melhorem a segurança, seja interna e externa, além de desenvolver, manter, corrigir e atualizar protocolos, procedimentos e práticas que proporcionem segurança para as instalações, equipamentos, maquinários, computadores, colaboradores e clientes da organização.
  • Política de Compliance - A organização como uma entidade de cunho social e que esta inserida num contexto social, pertencente a uma sociedade organizada, tem que seguir, orientar e designar seus negócios, em acordo com as leis e regulamentos impostos pela sociedade, que visam tão somente disciplinar, organizar e normalizar a atividade e negócio ao qual a organização esta intrinsecamente ligada, por isto, a política de compliance, visa tão somente assegurar que a organização siga, assegure e se oriente, bem como se fundamente na sua atividade de negócio, em obediência e respeito as leis, normas, regras e procedimentos, estabelecidos pelos órgão reguladores, bem como, pelas leis orgânicas impostas e estabelecidas pelo estado de direito, para o bem convívio em sociedade.
  • Política de Auditoria - A política de auditoria visa disciplinar, orientar e organizar as práticas de auditoria, visando que sejam assegurados que os sistemas, processos, práticas administrativas, procedimentos, métodos e projetos, estejam em acordo com preceitos corretos, no que tange a sua função, além de averiguar e fiscalizar, as condutas e atitudes funcionais dos colaboradores da organização, que devem se pautar por uma conduta ética, responsável e obedientes as práticas administrativas, bem como, pautarem suas ações pelas políticas, normas, regras e procedimentos internos da organização.
  • Política de Recursos Humanos - A política de Recursos Humanos tem por finalidade orientar, designar e estipular, as práticas de recursos humanos, visando obter o melhor das pessoas no ambiente de trabalho, bem como, estabelecer critérios, limites e procedimentos para o recrutamento, seleção, contratação, treinamento, aperfeiçoamento, promoção, valorização, acompanhamento, punição e desligamento de pessoal da organização, e ainda, estabelecer métricas que mensurem o desenvolvimento profissional, para a finalidade organizacional, no que diz respeito a sua missão, visão, cultura, valores e filosofia de trabalho, além de que possibilite ao seu pessoal interno, envolvendo os colaboradores, estarem inseridos em uma prática de empenho, dedicação, responsabilidade e comprometimento, com os objetivos e metas da organização.
  • Política de Transparência - Esta politica tem por finalidade tornar pública todas as práticas administrativas da organização, envolvendo suas políticas, normas, regras e procedimentos, no âmbito do escopo ao qual se limitam e é de interesse, a fim de que, todos os interessados possam se informar e estarem a par das atividades da organização, sejam as atividades internas, no que diz respeito ao seu pessoal interno, seja nas atividades voltadas para o público externo, a fim de que, todos os interessados saibam e possam conhecer como a organização desenvolve sua atividade de negócio.
  • Política de Práticas Administrativas - A organização por ser uma entidade privada, de direito privado, se orienta e se pauta por suas próprias práticas administrativas, baseadas em conhecimento adquirido ao longo da jornada organizacional, bem como, atenta as circunstâncias, momentos e influências externas, sejam estas boas, ou ruins para a organização, e tendo o peso da história suportado por experiências e casos de estudo já vivenciados, e por isto, estabelece e disciplina suas próprias práticas administrativas, através de uma política de práticas administrativas, com o propósito de tornar a organização eficiente, eficaz e efetiva em seu negócio e atividade, bem como, assegurar a manutenção, conservação, desenvolvimento e perpetuação da organização.
  • Política de Ética - A política de ética tem por finalidade disciplinar o comportamento organizacional em seu todo, envolvendo a organização pessoa jurídica, bem como, seus colaboradores, no que tange a sua conduta pessoal, em suas prerrogativas como colaboradores da organização, de forma que, suas decisões sejam pautadas por um código de ética, um código de conduta e um código de responsabilidade, para que a organização não se desvirtue de sua missão e visão de negócio, bem como, seja prejudicada por atos que negligenciam estes códigos, que notadamente podem destruir e arruinar qualquer organização, sendo que estes visam assegurar a manutenção e conservação de sua imagem organizacional, em relação a sua reputação como ente organizacional, para o bem social ao qual esta inserida.
  • Política de Negócios - Uma política de negócios tem por objetivo orientar e disciplinar as práticas negociais do banco, em relação a seus parceiros e fornecedores, bem como, envolvendo os negócios de sua atividade, em relação ao seus clientes, para favorecer seus negócios, no que tange a entidade empresarial, que devem seguir regras e procedimentos, para que não fujam as políticas que se aplicam aos negócios da organização, e sim, se orientem e cumpram as imposições por todas as políticas de negócios da organização.
  • Política de Qualidade - Qualidade é fundamental para que a organização desenvolva sua atividade, envolvendo seus produtos e serviços, a fim de satisfazer e bem atender seus clientes, que deve envolver colaboradores, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços, a fim de que cumpram com os requisitos e especificações de qualidade, que devem serem continuamente desenvolvidos e aperfeiçoados, de forma que, a organização tenha processos bem definidos nas várias frentes que envolvem satisfazer e atender seus clientes, e assim, conquistar, manter e reter seus clientes, em função de toda a qualidade embarcada no âmbito de seus negócios.
  • Política de Atendimento - A política de atendimento interna e externa visa instruir e disciplinar as formas de atendimento aos clientes, para que existam padrões e procedimentos que norteiem seus trabalhos, isto para que a organização seja reconhecida por bem atender e satisfazer seus clientes, no tocante as demandas e solicitações destes, que precisam serem pontuais e ágeis, a fim de que a organização esteja voltada para sua atividade de negócio, em corresponder aos anseios e expectativas de seus clientes, sejam eles clientes internos ou clientes externos.
  • Política de Preços - Os preços praticados pela organização são estabelecidos em função de critérios técnicos, que estão embasados sobre os valores constituídos pelos gastos em despesas e custos da organização, bem como, pela qualidade ensejada e desejada, no desenvolvimento da sua atividade, correspondendo ao que é embarcado através dos seus produtos e serviços, além de estar em consonância com o mercado, envolvendo sua capacidade competitiva, e capacidade de atrair, conquistar e reter seus clientes, ampliada pela percepção que o mercado tem sobre a organização, e com isto, poder ativar, desenvolver e fazer crescer os negócios da organização.
  • Politica Financeira - Os recursos da organização, no que tange aos recursos próprios obtidos por suas receitas, devem serem disciplinados e designados com ordenação, bem como, serem controlados por parâmetros, índices e números, envolvendo a economia doméstica, o mercado interno e externo, e pelas circunstâncias políticas, no tocante a sua capacidade de receita e crescimento organizacional, além de designar os montantes que devem serem distribuídos quanto ao seu negócio e atividade, para atender as demandas e necessidades de mercado, em função dos riscos e do grau de inadimplência percebido e mensurado, para que não prejudique a organização, e não seja incoerente em suas práticas financeiras, envolvendo os recursos próprios e de terceiros, que precisam serem administrados com zelo, prudência, responsabilidade, segurança e confiabilidade, a fim de que a organização seja eficiente como agente financeiro.
  • Política de Inovação e Tecnologia - A inovação é atualmente uma das peças desta engrenagem organizacional que se tornou fundamental para o sucesso nos negócios, e quando aplicada junto com a tecnologia, que visa facilitar, agilizar, melhorar e possibilitar a realização de negócios, em locais distantes e remotos, bem como, a qualquer momento e instante, esta deve ser incentivada e propiciada, e assim, tanto a inovação como a tecnologia, devem serem operadas por uma política de inovação e tecnologia, que tem por finalidade incentivar e proporcionar condições para o desenvolvimento e a realização criativa, envolvendo os negócios e atividades da organização, de forma que, serão estabelecidos e providenciados, canais que proporcionem as condições para participação interna, no que tange o desenvolvimento de ideias e propostas de negócios para organização, desde que estes estejam dentro do escopo e posicionamento de negócio da organização.
  • Política de Prestação de Contas - A política de prestação de contas visa disciplinar e orientar as diversas instâncias hierárquicas da administração organizacional, a cumprirem com a sua função, missão, objetivo e metas, de forma transparente e permeável, para que a organização seja um todo efetivo e bem alinhado mecanismo de trabalho, com a finalidade de cumprir com suas obrigações junto a seus clientes internos, externos e parceiros, envolvendo prestadores de serviços e fornecedores, e com isto, poder servir o mercado e seus clientes, em relação as demandas e necessidade, isto, para que consiga fazer frente aos concorrentes e competidores, de forma que a organização não fique atras e estanque em relação ao que o mercado esta oportunizando.
  • Política de Produtividade - A produtividade é essencial para tempos de negócios disruptivos e efevercentes, aonde a competição dita o ritmo dos negócios, assim como, posiciona as organizações nesta arena competitiva existente no mercado, ao qual, a organização esta inserida, por isto, a política de produtividade visa propiciar que a organização possa ter êxito no seu negócio e atividade, e assim, cumprir com seus objetivos e metas, mas que para isto, terá que requerer do seu pessoal, empenho, dedicação, comprometimento e esforço, para que todos cumpram com suas obrigações e correspondam as expectativas, no que concerne a estabelecer suas próprias metas de produtividade, de forma desempenharem suas funções exitosamente, e assim, proporcionar um jogo de ganha ganha nesta arena competitiva em esta a organização, de forma que, possam serem recompensados por este esforço, que visa tão somente, manter e ativar os negócios da organização.
  • Política de Desenvolvimento Sustentável - A organização inserida no contexto de uma sociedade moderna, que tem como uma de suas principais preocupações o desenvolvimento sustentável, que em função disso, esta adotará uma postura de responsabilidade com seus negócios e sua atividade, no que se refere ao meio ambiente e preocupação com as gerações futuras, que desta forma, esta manterá uma política que vise desenvolver e ativar seus negócios, encabeçados por uma norma de respeito e consideração ao meio ambiente, bem como, em práticas de negócios que visem mitigar os efeitos danosos que podem vir a causar, na forma de eventos nocivos, as gerações futuras, em relação ao mundo pelo qual queremos manter e preservar, de forma que, seja aplicado e estendido esta política aos clientes, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços e aos colaboradores da organização.
  • Política de Responsabilidade Social - A responsabilidade social da organização envolve não somente a preocupação com a geração de empregos e renda para seus colaboradores, bem como, o pagamento de impostos e tributos que tem como objetivo, suportar as políticas públicas do estado, em favorecimento do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, mas que também esta, respeita todas a leis e regulamentos, que visem corresponder aos anseios da sociedade, como cotas e imposições legais que se aplicam as minorias, a fim de que também contribua com sua parcela de responsabilidade para com a sociedade, e além disso, terá como diretriz e norma, designar 2% do resultado de sua receita liquida, para instituições, organismos e sociedades, que precisam de contribuições para manter suas atividades de cunho social.
  • Política de Despesas com Viagens, transporte, hospedagem e alimentação, em cumprimento a obrigações profissionais e de Treinamento - Esta política visa disciplinar o gasto a ser realizado em cumprimento com obrigações profissionais e de treinamento, para fins de controle deste tipo de despesa, e por isto, haverá que existir todo um processo, bem como, um registro para fins de controle e acompanhamento, para que se evite o desperdício e o mal uso do recurso financeiro, que tem como objetivo, propiciar o deslocamento de profissionais, para fins de trabalho em cumprimento com suas obrigações e para que estes possam receberem treinamento em locais distantes da sua unidade de lotação.
  • Política Orçamentária - A política orçamentária visa definir as diretrizes que nortearão o planejamento orçamentário para cada ano vindouro, envolvendo as limitações, restrições e imposições, quanto ao confeccionamento do orçamento para organização e suas unidades, no que tange aos valores que serão empenhados em custos e despesas a serem projetadas para o ano seguinte, no que foi elaborado em relação ao orçamento passado, cujo o mesmo, terá que ser feito em cima de um percentual que a organização estipular, para efeitos de correção dos gastos e despesas, em relação ao orçamento presente, além de levar em conta, as previsões em receita futuras, não obstante, também serão levados em conta, as necessidades de investimentos, em função da obsolescência, depreciação e precarização de todo o aparato necessário para que a organização desenvolva e desempenhe, sua atividade com vistas a satisfazer suas necessidades demandadas, bem como, investimentos que forem necessários para renovação organizacional, em relação ao seu pessoal e todos os novos aparatos que se fizerem necessários, em acompanhamento ao mercado nas suas exigências.

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