Organizações devem criar uma cultura de valorização à competência
Os tempos são outros e a competição entre as organizações é cada vez maior, em que todos buscam convencer e conquistar clientes com seus produtos e serviços, buscando torna-los atrativos e competitivos em relação a concorrência, e nesse jogo competitivo o que vale é a capacidade de seduzir, atrair, conquistar e reter clientes, neste aspecto, as organizações inovam e criam produtos e serviços cada vez mais específicos e direcionados para nichos exclusivos, buscando com isto, conquistar clientes pela diferenciação e pela exclusividade, tudo para satisfazer o cliente, mas nada disso adianta, se não houver na organização uma cultura de valorização ao colaborador empenhado, dedicado, esforçado e competente, aquele que veste a camisa e desempenha sua atividade em busca de resultados, em atendimento as necessidades da organização, para conseguir atingir metas e alcançar objetivos. As organizações vencedoras e que conseguem se destacar são aquelas que valorizam e incentivam os seus colaboradores a desafiarem se a si mesmos e que buscam alcançar resultados através de metas em atendimento aos objetivos pretendidos, para isto, devem saber avaliar, medir, mensurar e valorizar os colaboradores que mais demonstrarem competências para realizar sua função, que conseguem melhor desempenhar suas atividades e realizar suas tarefas, para poder contribuir de forma positiva com seu trabalho para impulsionar os ganhos da organização, mas para isto, é preciso criar e valorizar a cultura da competência, em que todos aqueles que por mérito do seu trabalho, do seu esforço e da sua dedicação, consegue atingir objetivos e alcançar metas, que consegue desempenhar suas funções em atendimento as necessidades da organização. Esta cultura deve ser praticada através da valorização do trabalho do colaborador, através de promoções e benefícios que permitam ao colaborador sentir-se valorizado e visto pela organização, que através do seu trabalho, consegue alcançar suas metas e objetivos. E esta cultura deve ser transparente, isenta e democrática, pois valoriza a competência do colaborador, que através do seu desempenho profissional, consegue alcançar resultados que a organização precisa, tanto no ambiente externo como interno, em que cada vez mais a competitividade é impulsionadora do desempenho. O objetivo de criar uma cultura de valorização do empenho e dedicação deve enfatizar os resultados, bem como a capacidade do colaborador atingir objetivos e metas, mas sem que tenha que passar por cima, desrespeitando e prejudicando alguém, pois a competição deve se a ter à tarefa, à atividade e a função, e nunca, a comportamentos ou tipos de personalidade, bem que, para certos cargos e funções, são requeridos comportamentos e um tipo de personalidade em função da peculiaridade e da complexidade que são requeridos e inerentes a estes cargos, além dos risco e da credibilidade que o cargo exige e impõe, então para criar um ambiente controlado, em que a competitividade é incentivada até um certo grau, em que é valorizado o empenho, a dedicação, o esforço, capacidade e competência de cada colaborador em relação ao desempenho na sua função, em cumprimento com suas obrigações com a organização. A informação e o conhecimento são as melhores ferramentas para esclarecer, ensinar, preparar e motivar os colaboradores a serem mais atuantes e participativos, como também, mais empenhados em realizar suas atividades e com isto, conseguir ajudar a organização a crescer e alcançar seus resultados.
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