A Comunicação entre o Líder e os Liderados

Ao expressar suas intenções, planos, ideias, ideais e sentimentos para seus subordinados na organização, os líderes devem sempre ter a certeza de que o que foi dito, comunicado e informado foi entendido, assimilado, compreendido pelos seus subordinados, para isto precisa fornecer e receber feedback como forma de reafirmar toda comunicação feita, pois a comunicação falada pode nem sempre ser assimilada e entendida, nem sempre pode ser compreendida e nem sempre pode ser aceita pelos subordinados, que podem fingir que ouviram e escutaram, mas não querem assimilar, entender e compreender o que foi expresso e dito, existe resistência, existe uma total falta de interesse em atender o que foi falado, existe a total falta de vontade e mesmo de aceitação por parte daqueles que deveriam atender as demandas do líder, já que muitos, simplesmente menosprezam e ignoram estas solicitações através da comunicação expressa e falada, quando o líder pede para que os subordinados atendam alguma solicitação. Nestes casos, quando à resistência e a total falta interesse em atender às solicitações do líder, em que subordinados ignoram os pedidos do líder, porque de alguma forma, não reconhecem a liderança, por não aceitarem receber tais solicitações de uma determinada pessoa ou por não concordarem com as solicitações, levando a um total bloqueio destas e mesmo à ignorar tais solicitações feitas pelo líder, pois entendem que podem ignorar e desprezar estas solicitações, como também, em muitos casos, reagirem as solicitações e colocarem em prática suas próprias intenções e planos, que são contrárias às do líder, e quanto estas situações acontecerem, quando o líder não é ouvido e atendido, devem ser tomadas medidas que busquem dar ênfase nas solicitações, que sejam exigidos retorno da compreensão e entendimento das solicitações, de forma que sejam registrados estes retornos, que os subordinados tenham que dar um feedback ao líder, com anuência do que foi pedido, falado, expresso e comunicado, para isto, devem ser implementados um sistema de gestão que tenha como serem registrados todas as solicitações feitas e que estas tenham que ser atestadas por aqueles que são alvo da comunicação, em que pese, um regimento ou regulamento interno que obrigue todos a darem o seu aceite, ou seja, todos os envolvidos e a quem esta sendo direcionado a comunicação falada ou mesmo escrita, tenham que dar seu feedback a respeito do seu entendimento e compreensão da comunicação a eles direcionada, para que, em conformidade com o regulamento ou regimento da organização, estes fiquem obrigados a darem sua anuência sobre o que foi solicitado ou pedido pelo líder, que se não forem acatadas ou mesmo atendidas tais solicitações, que estas sejam registradas e fiquem como arquivo das intenções e mesmo dos desagravos aos liderados, que se forem por razões justificadas e motivadas por um sentimento de total rejeição ao líder e não as suas solicitações, que quando os subordinados ignoram o líder, em que isto esta sendo levado para o campo pessoal, ignorando as suas atribuições profissionais, no que tange a cumprir com obrigações e atender solicitações que sejam de interesse da organização e não pessoais do líder, sejam estas atitudes passiveis de punições, que todos aqueles que por motivos pessoais desprezarem as solicitações do líder, de forma que fique evidenciado esta rejeição por razões pessoais e não profissionais, e em razão disso, possam ser tomadas medidas que punam e impliquem em sanções e mesmo demissão de todos aqueles que ignoram e não atendam tais solicitações por razões exclusivamente pessoais, ignorando seu apelo profissional e também sua incumbência como profissional.

Pessoas tem o direito de discordar e não concordar com o líder, e isto é válido e saudável nas organizações, pois organizações não são uma ditadura em que um manda e outros obedecem sem questionar, e discordar pode ser muito benéfico quando o líder esta errado, quando o líder não conhece todos os aspectos relacionados a alguma decisão ou mesmo as implicações de alguma solicitação, neste sentido, discordar é uma maneira de poder buscar um melhor entendimento das solicitações do líder e também para que sejam buscados outras alternativas ou mesmo encontrados outras formas de lidar com um problema, mas quando, estas solicitações são motivadas por rejeições pessoais, bloqueios sem motivo e justificativa que possam dar razão a estes desentendimentos, isto passa a ser levado para o campo pessoal, em que profissionais que são pagos para exercerem sua função em atendimento as necessidades da organização, em que pese ser atribuição maior do líder zelar pelo bem da organização, estará havendo desobediência e descumprimento de obrigações profissionais, e neste caso, quando for evidenciado, comprovado e provado que são bloqueios, rejeições e descumprimento de atribuições profissionais não sendo motivadas por razões profissionais, estas intenções devem ser passíveis de punição, implicando em advertências e mesmo em demissão dos envolvidos, já que não havendo atendimento as obrigações que cada um tem com a organização, sendo o líder o maior responsável pela organização, os que não acatarem e aceitarem as solicitações do líder por motivos puramente pessoais, devem ser desligados e demitidos das suas funções dentro do quadro de pessoal de uma organização. Organizações são arranjadas e administradas para atender um fim especifico em cumprimento com um objetivo em satisfação as suas necessidades como organização, neste sentido, todos as pessoas dentro de uma organização devem ser organizadas para atender este fim em cumprimento com suas funções e obrigações no contexto de uma organização empresarial.

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