Avaliação de Riscos Financeiros
Avaliação de riscos deve ser uma tarefa importante e crucial em qualquer atividade de negócios para que possam ser mensurados quais os impactos e os consequentes desdobramentos por conta dos riscos percebidos, devendo ser feito uma análise que possa identificar os riscos envolvidos nas mais variadas instâncias de qualquer atividade, principalmente quando estamos tratando com a atividade financeira, que notadamente esta carregada de incertezas e muito suscetível a ocorrência de qualquer risco. Os riscos envolvidos em uma atividade financeira podem serem classificados e decompostos em razão da sua amplitude quanto a afetar o negócio de uma organização financeira, e assim podem ser trabalhados de forma a poderem serem melhor analisados com o objetivo de mensurar seus efeitos, e por conta disso, poder ser desenvolvidos formas e meios para mitigar ou mesmo poder ser adotados estratégias de contingência e possíveis alternativas de escape em decorrência dos riscos, para isto devem ser criados mecanismos de defesa que possam ser acionados com o efeito de mitigar ocorrências dos riscos acometidos na atividade. O risco econômico abrangendo a economia de mercado no geral, sempre será o maior risco a afetar os negócios e a atividade, pois impacta diretamente no mercado e no desenvolvimento da atividade de negócio, de forma a afetar o crescimento e até mesmo envolver na retração nos negócios e como consequência redução na atividade financeira. O risco de mercado esta relacionado com o tamanho e a divisão do bolo, de forma que impacta na disputa por fatias entre os concorrentes em um mesmo setor ou atividade de negócio, quanto mais disputado e concorrido for um mercado, e quanto menor forem as vantagens competitivas de um negócio, menor serão suas oportunidades de crescimento e consequente aumento na participação no mercado. O risco operacional tem haver com a eficiência, competência e capacidade de uma organização de desenvolver sua atividade, quanto maior for sua eficiência organizacional em termos de oferecer ao mercado o que o mercado e os clientes desejam, maior será sua facilidade de penetração no mercado, como também, quanto maior for sua competência em termos de organização para desenvolver sua atividade, isto terá como resultado um maior preparo para competir, gerindo seu negócio e sua atividade eficientemente, além de ter a capacidade de atuar no negócio com a máxima força organizacional. O risco de produto esta para oferecer ao mercado, e aos clientes, o que eles desejam, assim, quanto mais a organização puder avaliar as necessidades dos seus clientes e também puder oferecer os produtos que eles desejam e em razão disso também conseguir medir o risco de cada produto em relação ao mercado, maior será sua eficiência em atuar no seu negócio. E por fim o risco do cliente, pois o cliente é o objetivo alvo da organização, é sua atividade fim, sendo que o cliente sempre é alguém do mundo exterior da organização, e é o elo desconhecido, assim a organização deve buscar conhecer ao máximo seu cliente para que os riscos sejam sempre atenuados de forma a não comprometer o negócio da organização. Fora estes riscos, também devem serem avaliados e analisados os riscos quanto a necessidade de recuperação em decorrência de acontecimentos negativos ao negócio, quando há a necessidade de recuperar qualquer negócio efetuado envolvendo produtos e serviços da organização e consequentemente os clientes, para que sejam conhecidos os impactos e os custos envolvidos na recuperação e até mesmo no prejuízo quando não houver como recuperar qualquer negócio.
Risco Econômico
- Análise da situação da economia no geral e como esta afetando o desenvolvimento do negócio da organização.
- Projeção da situação economia no curto, médio e longo prazo, de forma a poder ter uma perspetiva em relação ao futuro e também como forma de traçar planos e estabelecer estratégias para o negócio.
- Avaliação da situação da organização em consequência da situação econômica e quais são as perspectivas da organização em relação a economia e seus desdobramentos.
- RISCOS:
- Risco de Crescimento Pífio da economia;
- MITIGAÇÃO:
- Restrição nos Investimentos;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões.
- Risco de Crescimento Negativo;
- MITIGAÇÃO:
- Investimentos Postergados;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Restrições nas concessões de crédito.
- Risco de Crise Econômica;
- MITIGAÇÃO:
- Investimentos Cancelados;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Restrições nas concessões de crédito;
- Aumento nas Exigências em Garantias.
- Risco de Bolha Econômica em setores ou na economia;
- MITIGAÇÃO:
- Prudências nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Conservadorismo Financeiro;
- Planejamento Controlado na concessão de crédito.
- Risco de Default do pagamento da dívida pública;
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo nos Negócios;
- Prudência nos Negócios;
- Conservadorismo Financeiro;
- Planejamento Controlado na concessão de crédito;
- Investimentos Adiados.
- Risco de Aumento da Inadimplência.
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo nos Negócios;
- Prudência nos Negócios;
- Conservadorismo Financeiro;
- Planejamento Controlado na concessão de crédito;
- Restrições nas concessões de crédito;
- Aumento nas Exigências em Garantias.
Risco de Mercado
- Análise da situação do mercado no geral, concorrentes, novos competidores e participação no mercado em relação a divisão do bolo e qual é o tamanho da fatia conquistada.
- Análise das perspectivas em ganho de mercado, aumento na participação do bolo e conquista de um pedaço maior na fatia, quais são dificuldades, obstáculos e problemas a seres superados.
- Análise de SWOT, quais são os pontos fracos(fraquezas da organização), quais são os pontos fortes(no que a organização tem força), quais são as oportunidades(aonde a organização pode avançar), quais são as ameaças(que afeta e prejudica os negócios, além de impactar no seu desenvolvimento).
- Análise de melhorias a serem implementadas para poder impulsionar a capacidade da organização de gerar receita e crescer, aumentar seu core business.
- RISCOS:
- Mercado em retração econômica, baixo crescimento e desenvolvimento econômico;
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo Financeiro;
- Prudência nas Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Planejamento Controlado na concessão de crédito;
- Mercado altamente competitivo;
- MITIGAÇÃO:
- Planejamento em Fases;
- Investimentos Planejados;
- Inovação;
- Aperfeiçoamento continuo.
- Mercado com novos competidores;
- MITIGAÇÃO:
- Inovação;
- Aperfeiçoamento contínuo;
- Busca pela Excelência nos Negócios.
- Mercado em crise de confiança;
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo Financeiro;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Construção de uma Imagem de Solidez;
- Construção de uma Imagem de Responsabilidade.
- Construção de uma Imagem de Credibilidade;
- Construção de uma Imagem de Confiança.
- Mercado em Resseção;
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo Financeiro;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Restrições nas concessões de crédito;
- Aumento nas Exigências em Garantias.
- Mercado em Retração;
- MITIGAÇÃO:
- Conservadorismo Financeiro;
- Prudência nos Negócios;
- Cautela nas Decisões;
- Restrições nas concessões de crédito.
- Mercado com dificuldades para penetração.
- MITIGAÇÃO:
- Construção de uma Imagem de Solidez;
- Construção de uma Imagem de Responsabilidade.
- Construção de uma Imagem de Credibilidade;
- Construção de uma Imagem de Confiança;
- Planejamento em Fases;
- Investimentos Planejados;
- Inovação;
- Aperfeiçoamento continuo.
- Mercado em transformação.
- MITIGAÇÃO:
- Posicionar e Reposicionar a Organização;
- Aperfeiçoamento continuo;
- Inovação.
- Análise da situação operacional da organização em relação a eficiência no desenvolvimento do seu negócio, em como a organização esta sendo capaz de atender e satisfazer o mercado e seus clientes de forma a oferecer produtos e serviços que são necessários, desejados e consigam encantar o cliente, é a análise da sua competência em satisfazer as necessidades, em atender o que o mercado deseja e a busca por sempre encantar o cliente através dos seus produtos e serviços, é a análise da qualidade em atendimento ao mercado.
- Análise dos problemas detectados, dos defeitos percebidos e das reclamações feitas, é a busca por melhoria continua, em sempre atender as necessidades do mercado para ser mais eficiente, mais eficaz e mais efetiva como organização, além de buscar sempre encantar seus clientes com produtos e serviços que superem as expectativas.
- RISCOS:
- Índice baixo de satisfação dos clientes;
- MITIGAÇÃO:
- Qualidade Total;
- Melhoria Continua;
- Busca pela Excelência.
- Alto índice de reclamações dos clientes;
- MITIGAÇÃO:
- Qualidade Total;
- Melhora Continua;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências;
- Baixa qualidade dos produtos e serviços ofertados;
- MITIGAÇÃO:
- Qualidade Total;
- Melhoria Continua;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências;
- Baixa qualidade no atendimento ao cliente;
- MITIGAÇÃO:
- Qualidade Total;
- Melhoria Continua;
- Busca pela Excelência;
- Investimento em Treinamento;
- Trabalhar Deficiências.
- Índice baixo de atração de clientes;
- MITIGAÇÃO:
- Inovação;
- Aperfeiçoamento Continuo;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências.
- Alto índice de retrabalho, de retratação e de alterações em atendimento as necessidades, desejos e satisfação dos clientes;
- MITIGAÇÃO:
- Qualidade Total;
- Melhoria Continua;
- Busca pela Excelência;
- Investimento em Treinamento;
- Trabalhar Deficiências.
- Alto índice de desmotivação interna;
- MITIGAÇÃO:
- Investimento em Capital Humano;
- Investimento em Treinamento;
- Trabalhar Deficiências;
- Aperfeiçoamento Interno;
- Transparência;
- Envolvimento e Participação;
- Recompensa por Mérito;
- Baixo índice de produtividade;
- MITIGAÇÃO:
- Melhoria Continua;
- Aperfeiçoamento Interno;
- Busca pela Excelência;
- Investimento em Treinamento;
- Trabalhar Deficiências;
- Qualidade Total.
- Percepção negativa da organização perante ao mercado e seus clientes.
- MITIGAÇÃO:
- Construção de uma Imagem de Solidez;
- Construção de uma Imagem de Responsabilidade.
- Construção de uma Imagem de Credibilidade;
- Construção de uma Imagem de Confiança,
- Surgimento de novas tecnologias
- MITIGAÇÃO:
- Investimento em Tecnologia;
- Inovação;
- Adequação dos produtos e serviços as novas tecnologias.
Risco Produto
- Análise individual de cada produto e serviço ofertado pela organização de forma a conhecer a sua realidade e o quanto cada produto e serviço tem conseguido satisfazer o mercado, em como tem conseguido ser eficiente como alavancagem de negócios, o quanto tem conseguido atrair clientes e tem atendido como resultado do potencial esperado pela organização.
- Análise dos aspectos competitivos em relação a produtos similares, em relação ao comportamento do cliente sobre o produto ou serviço, o quanto cada produto e serviço tem conseguido suprir as necessidades dos clientes.
- Conhecimento estatístico do produto e serviço em relação as qualidades percebidas e proporcionadas, as vantagens competitivas percebidas e proporcionadas aos clientes e também quanto as peculiaridades sazonais e variação do humor do mercado em decorrência dos períodos anuais e das modificações no cenário econômico.
- RISCOS:
- Risco de qualidade do Produto;
- MITIGAÇÃO:
- Melhoria Continua;
- Aperfeiçoamento Interno;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências;
- Qualidade Total.
- Risco de satisfação do produto pelo cliente;
- MITIGAÇÃO:
- Pesquisa de Satisfação;
- Atendimento as Necessidades do cliente;
- Melhoria Continua;
- Aperfeiçoamento Interno;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências;
- Qualidade Total.
- Risco de baixa aceitação do produto pelo mercado;
- MITIGAÇÃO:
- Teste de Mercado;
- Pesquisa de Satisfação;
- Atendimento as Necessidades do cliente;
- Melhoria Continua;
- Aperfeiçoamento Interno;
- Busca pela Excelência;
- Trabalhar Deficiências;
- Qualidade Total.
- Risco de prejuízo com o produto;
- MITIGAÇÃO:
- Teste de Produto;
- Avaliação de Aceitação do Produto;
- Atendimento as Necessidades do Cliente;
- Pesquisa de Satisfação;
- Melhoria Continua;
- Qualidade Total.
- Risco de penalizações legais em consequência da legislação vigente;
- MITIGAÇÃO:
- Seguir a Legislação;
- Melhoria Continua;
- Cumprimento com as normas, regras e procedimentos legais;
- Qualidade Total.
- Risco de penalizações legais em não atendimento e cumprimento aos propósitos, objetivos e incumbências do produto;
- MITIGAÇÃO:
- Seguir a Legislação;
- Cumprimento com as normas, regras e procedimentos legais;
- Melhoria Continua;
- Trabalhar as Deficiências;
- Qualidade Total.
- Risco de imagem e reputação da organização associado ao produto e serviço oferecido.
- MITIGAÇÃO:
- Seguir a Legislação;
- Cumprimento com as normas, regras e procedimentos legais;
- Melhoria Continua;
- Trabalhar as Deficiências;
- Teste de Produto;
- Avaliação de Aceitação do Produto;
- Atendimento as Necessidades do Cliente;
- Qualidade Total.
Risco Cliente
- Análise do cliente em relação a sua condição econômica financeira, sua capacidade de pagamento, sua estabilidade econômica financeira e seu patrimônio financeiro, de forma a poder a organização trabalhar para oferecer produtos e serviços em atendimento as necessidades dos seus clientes, aos seus desejos, anseios e expectativas, bem como, conseguir avaliar e mensurar a competência do cliente em honrar seus compromissos e também a organização ter condições de honrar com os compromissos assumidos perante seus clientes.
- RISCOS:
- Risco econômico financeiro do cliente;
- MITIGAÇÃO:
- Regras de restrição condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Limite de Crédito condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Parcelamento condizente com a condição econômica financeira do cliente;
- Exigência de garantias condizentes com a condição econômica financeira do cliente.
- Risco de inadimplência;
- MITIGAÇÃO:
- Aumento nas restrições para concessão de crédito;
- Alocação e Direcionamento de Recursos para Operações de Menor Risco;
- Regras de restrição condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Limite de Crédito condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Parcelamento condizente com a condição econômica financeira do cliente;
- Exigência de garantias condizentes com a condição econômica financeira do cliente.
- Risco da capacidade de pagamento;
- MITIGAÇÃO:
- Aumento nas restrições para concessão de crédito;
- Alocação e Direcionamento de Recursos para Operações de Menor Risco;
- Regras de restrição condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Limite de Crédito condizentes com a condição econômica financeira do cliente;
- Parcelamento condizente com a condição econômica financeira do cliente;
- Exigência de garantias condizentes com a condição econômica financeira do cliente.
- Risco da garantia oferecida;
- MITIGAÇÃO:
- Exigência de garantias de menor risco;
- Avaliação da garantia.
- Riscos de vida, riscos de incapacidade e riscos alheios a vontade do cliente, em relação a honrar seus compromissos.
- MITIGAÇÃO:
- Limite de Idade para concessão de crédito;
- Exigência de Avalistas;
- Exigência de Garantias;
- Seguro de Pagamento de Dívidas.
Risco de Recuperação de Crédito
- Análise dos riscos envolvendo a recuperação de créditos concedidos e pagamentos por serviços prestados, devendo serem avaliados condições para renegociação de dívidas e termos para firmar novos contratos, verificação e análise das garantias em relação ao valor, validade e capacidade de compensar a dívida, análise de prejuízo em observância ao percentual mínimo aceitável com condição de ser amortizado e também análise custos envolvendo despesas com a recuperação judicial de dívidas não pagas e qual é o risco não conseguir por meios judiciais recuperar dívidas contraídas e não pagas.
- RISCOS:
- Risco de renegociação;
- MITIGAÇÃO:
- Exigência de Avalistas;
- Exigência de Garantias.
- Risco de inadimplência renegociação;
- MITIGAÇÃO:
- Exigência de Avalistas;
- Exigência de Garantias;
- Alongamento de Prazos;
- Juros em Condições Excepcionais.
- Risco de recebimento garantia;
- MITIGAÇÃO:
- Exigência de garantias de menor risco;
- Avaliação da garantia.
- Exigência de Avalistas.
- Risco de prejuízo;
- MITIGAÇÃO:
- Recuperação Judicial.
- Risco de recuperação judicial.
- MITIGAÇÃO:
- Avaliação dos custos, despesas e gastos envolvidos.
Risco nos Investimentos
- Um investimento ou qualquer investimento esta carregado de incertezas e consequentemente corre risco, desta forma, todos os investimentos devem ser acompanhados de perto em relação a seus ricos, devem ser levantados, analisados e adotados medidas prudencias de mitigação e prevenção aos riscos associados aos investimentos, de forma que, os riscos nos investimentos possam ser recuperados sempre por terem sido adotadas medidas de mitigação destes risco por conta da ocorrência destes.
- RISCOS
- Risco de Desvalorização
- MITIGAÇÃO
- Investir em Ativos Sólidos e Confiáveis
- Investir em Ativos com horizonte favorável
- Investir em Ativos com garantia de recebimento
- Investir em Ativos que ofereça maior segurança na Liquidez
- Risco de Aumento do Valor Acima do Valor Real
- MITIGAÇÃO
- Diversificar investimentos em Ativos Reais
- Investir em Ativos Sólidos e Confiáveis
- Investir em Ativos com Horizonte Favorável
- Investir em Ativos com garantia de recebimento
- Investir em Ativos que ofereçam maior segurança na Liquidez
- Moderar investimentos em ativos sujeitos a risco de supervalorização
- Risco de Recebimento
- MITIGAÇÃO
- Investir em Ativos que tenham proteção de pagamento
- Diversificar investimentos em Ativos Reais
- Investir em Ativos Sólidos e Confiáveis
- Investir em Ativos com Horizonte Favorável
- Investir em Ativos com garantia de recebimento
- Investir em Ativos que ofereçam maior segurança na Liquidez
- Risco de Prejuízo
- MITIGAÇÃO
- Criar um Fundo de Proteção de Socorro de Investimento
- Investir em Ativos que tenham proteção de pagamento
- Diversificar investimentos em Ativos Reais
- Investir em Ativos Sólidos e Confiáveis
- Investir em Ativos com Horizonte Favorável
- Investir em Ativos com garantia de recebimento
- Investir em Ativos que ofereçam maior segurança na Liquidez
- Risco de Perda do Valor Investido
- MITIGAÇÃO
- Criar um Fundo de Proteção de Socorro de Investimento
- Investir em Ativos que tenham proteção de pagamento
- Diversificar investimentos em Ativos Reais
- Investir em Ativos Sólidos e Confiáveis
- Investir em Ativos com Horizonte Favorável
- Investir em Ativos com garantia de recebimento
- Investir em Ativos que ofereçam maior segurança na Liquidez
- Risco de Investir em Ativos Derivados
- MITIGAÇÃO
- Investir em ativos derivados de ativos concretos
- Investir em ativos derivados de ativos com perspectivas positivas
- Investir em ativos derivados de ativos com garantia real
- Investir em ativos derivados de ativos com garantia de recebimento
- Investir em ativos derivados de ativos que ofereçam maior segurança na Liquidez
- Criar um Fundo de Proteção de Socorro de Investimento em ativos derivados
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