Administração - Regra Básica é não ficar parado

Em se tratando de administração uma coisa é certa, não pode dar-se ao direito de ficar parado esperando as coisas acontecerem, pois é função da Administração fazer acontecer e não ser passiva dos acontecimentos, ficar olhando e observando pode ser uma forma de conhecer a realidade para fazer um diagnóstico preciso de como implementar uma abordagem, de como planejar ações que possam ir ao encontro da realidade percebida para mudar e transformar, com o principal objetivo de melhorar algo que pode estar errado ou que não esteja trabalhando eficientemente, mas somente ficar olhando e não agir para mudar, não irá surtir nenhum efeito ou produzir qualquer modificação no cenário que é observado, então neste sentido, administrar é antes de tudo conhecer a realidade, perceber o que esta certo e o que esta errado, e em função disso, traçar planos, elaborar estratégias e implementar mudanças, de forma planejada, organizada e que possa ser feito com o objetivo de melhorar, desta forma, sabe-se o que tem que mudar, o que tem que ser feito para melhorar, como também, sabe-se como será feito para mudar e aonde quer se chegar com as mudanças, qual será o objetivo pretendido ao querer mudar algo que esta sendo percebido como errado. Os resultados sempre serão as primeiras coisas em um cenário a ser observado, pois tudo depende de resultados, se os resultados não são satisfatórios, se os resultados estão muito abaixo do que pode ser alcançado, se os resultados são fracos e desastrosos, esta será a primeira impressão de que algo não esta bem, e de que algo esta errado, e podemos saber disso, comparando com resultados semelhantes conseguidos por organizações que atuam no mesmo setor e no mesmo ramo de atividade, se para uma organização os resultados são bons, enquanto para outras os resultados são ruins, isto tudo levando em consideração de forma proporcional ao tamanho da organização no mercado em que atua, desta forma, os resultados são visíveis e comparativamente diferentes. Os Resultados sempre serão uma boa forma de diagnosticar um negócio em relação a saber o quanto esta sendo gerido e administrado eficientemente, pois resultados ruins, comparativamente ou que não consigam satisfazer em relação a uma expectativa, estando o mercado e a economia oferecendo oportunidades para produzir melhores resultados, sempre serão fortes indicadores de que algo esta errado, e ou pode estar muito errado, outra forma de avaliar e perceber o quanto uma organização esta sendo eficiente e conseguindo atingir resultados bons com sua atividade, é através de um diagnostico de como esta o clima interno, de como as pessoas se relacionam internamente e de como o trabalho flui e conseguem cumprir com os prazos, com satisfação em relação aos requisitos de qualidade e produtividade, estes são indicadores que também serão potenciais demonstradores de como a organização esta sendo eficiente, eficaz e efetiva na sua atividade, de forma que, quando a moral dos funcionários esta baixa, quando a desmotivação impera, quando a produtividade é baixa, quando o clima organizacional é ruim, quanto todos sentem desconfortáveis em suas funções, quando há pouca colaboração e um forte sentimento de bloqueio ou de que somente fazem o que tem que fazer, sem contribuir de forma cooperativa para que a organização consiga ser eficiente, tudo isto, tem efeito nos negócios e afeta os resultados, pois uma organização é uma estrutura organizada em torno de pessoas, processos, sistemas, métodos de trabalho, projetos e resultados, ou que implica em dizer, que as pessoas é quem desenvolvem os processos, quem participam dos processos, quem interagem com sistemas, quem seguem métodos de trabalho, quem desenvolvem projetos e quem no final conseguem os resultados. Para administrar com o objetivo de tornar uma organização eficiente é preciso trabalhar as pessoas e os processos, sendo que os processos devem ser modificados pelas pessoas, assim são as pessoas, que primeiro tem que ser mudadas, pois pessoas engajadas podem melhorar e mudar os processos, os sistemas e os métodos de trabalho. São as pessoas nas organizações é quem devem receber a primeira iniciativa de mudança quando o objetivo é melhorar os resultados, o que significa dizer que é através do dialogo, da participação e do entendimento do que esta errado, é que pode ser diagnosticado os problemas e levantado as soluções, para então buscar fazer mudanças, se algumas pessoas não estão posicionadas nos lugares certos, ou que estejam bloqueando e restringindo o trabalho de forma a não cooperarem, participarem e colaborarem com o diagnóstico, estas devem ser trocadas, pois sem contar com a participação das pessoas com o objetivo de conhecer a realidade para então buscar melhorar, nada pode ser conseguido, para em seguida mudar os processos, os sistemas e os métodos, sem isto, sem que as pessoas estejam dispostas a mudar, sem que estejam dispostas a melhorar, sem que estejam dispostas a buscar fazer e acontecer as mudanças, nada pode ser feito, pois um processo, mesmo sendo o melhor dos processos, não pode ser realizado com eficiência, se as pessoas não estiverem dispostas a realizarem com eficiência, um sistema, por mais eficiente que seja, não pode conseguir nada sozinho, se as pessoas, que alimentam o sistema ou  que tiram o resultado do sistema, não estiverem dispostas a trabalharem com estes resultados ou alimentarem o sistema com engajamento suficiente para atender o sistema, e o mesmo se aplica aos métodos de trabalho, nenhum método de trabalho será bom o suficiente para suprir a falta de motivação, de comprometimento e engajamento na realização de qualquer trabalho, ou as pessoas se empenham e fazem acontecer ou nenhum resultado será conseguido com as mudanças introduzidas.

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