Relacionamento Interpessoal no Trabalho
Relacionamentos no trabalho envolve saber lidar com as diferenças pessoais em um ambiente voltado para atividades profissionais, aonde as pessoas devem antes de tudo esquecer e superar quaisquer aspectos relacionados a preferências, costumes, hábitos, cultura e diferenças que possam interferir no desempenho de cada um, pois é necessário e importante que se crie um ambiente harmonioso e sadio, no qual as pessoas possam se relacionar de forma a tornar agradável o local aonde todos se encontram e tem que permanecer durante o expediente, precisando realizar contatos para que o trabalho tenha fluidez e se desenvolva amistosamente. Pessoas por natureza são sociáveis e necessitam estarem em grupo para se comunicarem e manterem contato, relações no trabalho não são diferentes, todos tem que saber aonde estão e porque estão ali, conscientes do seu papel e do papel que a organização espera deles, é preciso doação de seu tempo, do tempo dos outros para que tudo ocorra de forma transparente, sincera e amistosamente, colaboração deve ser a vertente que movimenta o trabalho, as pessoas tem que colaborarem umas com as outras para que as coisas aconteçam, deixar de lado rivalidades e qualquer outra diferença que possa interferir no andamento da atividade profissional, o colaborador tem de estar disposto a cooperar e saber lidar com as pessoas sabendo respeitar e sendo respeitado, não permitindo que opiniões pessoais possam interferir no relacionamento, pessoas tem que tolerarem e aceitarem as diferenças para que se crie um ambiente de respeito, visando a produtividade no desenvolvimento do trabalho. Saber lidar com todos, independentemente das diferenças, de forma igual e tratando com a mesma importância, sem se criar pequenos feudos, 'panelinhas', com o objetivo de isolar o grupo tentando impor sua vontade, todos tem que ser envolvidos e participarem igualmente de tudo o que acontece relacionado ao grupo, nunca permitir que pessoas se sintam isoladas e esquecidas, deixadas de lado, sempre se preocupar em trazer todos para o entorno do grupo para que seja incluído e se sinta parte tanto quanto qualquer outro, organização já é uma palavra que conota agrupamento e arranjo, por isso pessoas tem que serem agrupadas e arranjadas de forma a permitir e possibilitar a participação de todos.
Uma organização implica que todos os colaboradores pertencentes aos seus quadros tem alguma função a realizar com um papel definido para ser praticado, sua atividade deve ser executada visando cumprir com uma obrigação para com a organização e neste contexto todos são importantes e possuem deveres e responsabilidades a serem seguidos, deste o faxineiro que tem a função de zelar pela limpeza e conservação do bem patrimonial, mas que também possui um papel que é o de ser o responsável por manter tudo limpo e conservado, neste quesito ele é tão importante quanto qualquer outro na organização, mesmo sendo sua atividade simples e rotineira, também ele pertence a organização e possui obrigações e responsabilidades, ou o executivo que exerce uma função de confiança, de alta complexidade e que envolve comando e tomada de decisão, também possui obrigações e responsabilidades, precisa que tudo esteja limpo e organizado para poder exercer a sua função, todos dependem uns dos outros na organização e são necessários, são profissionais remunerados contratados para exercerem uma função, sendo assim todos tem que serem tratados e respeitados de igual forma, pertencem a mesma organização e esta depende que cada um cumpra o seu papel com a máxima eficiência e responsabilidade para com ela, para que a organização seja bem sucedida no negócio que ela opera. Se as pessoas não forem tratadas da mesma forma e não receberem a mesma consideração em uma organização, isto implica que a organização não é tão organizada assim. O sucesso de uma atividade empresarial envolve uma complexidade de coisas que são exercidas por pessoas cumprindo o seu papel e exercendo alguma função, se elas são tratadas de forma diferenciada e excludente. o relacionamento se torna difícil, a comunicação não flui e as pessoas se isolam criando grupos para compensar a falta de apoio, de oportunidade e por não recebem igual tratamento.
O relacionamento interpessoal no trabalho deve propiciar a inserção, a participação e o envolvimento de todos para que o ambiente de trabalho se desenrole de forma harmônica, produtiva e satisfatória, as divergências devem ser esquecidas e sobressair sobre a tarefa e a atividade, estas devem ser tratadas como necessárias para se chegar ao melhor resultado, e devem sempre serem observadas como imperativas para se melhorar o desempenho e nunca como algo pessoal, o profissionalismo deve ser o espirito em vigor que alimenta todo o trabalho, o respeito deve ser a tônica que nutre as relações, a compreensão e a tolerância a paz necessária para se criar um ambiente harmônico e o trabalho em equipe a energia que produz resultados. Quando do entendimento, do acerto e consenso quanto aos rumos, caminhos, objetivos e metas, todas as diferenças devem ser esquecidas para que se ponha em prática o que foi decidido, o envolvimento de todos é necessário com o comprometimento de se chegar ao resultado desejado.
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