Planos Emergências Pontuais - A Organização Situacional

Planejamento é tudo, então ter planos é mais do que tudo, e quando isto é levado a sério e praticado como um modelo de governança nas organizações, o que se tem é uma organização que sabe o que quer, o que precisa fazer, e quando fazer para que as coisas não fiquem dependentes das circunstâncias, pois nada pode ser alcançado se não houver ação, quando se visa atingir algum objetivo, e organizações que sabem disso, desenvolvem seus planos específicos para situações em crise, sejam elas deficitárias, problemáticas e dificultosas, de forma que tenha como trabalhar estas situações em cima de algo já planejado envolvendo situações criticas, tendo nestes planos uma forma de agir antecipadamente, em função de que, estes foram previstos e devem prementemente serem estabelecidos, sem que não fique a organização perdida e sem solução para estes casos, que notadamente é uma situação de crise, que envolvem incertezas e dificuldades em relação a organização.

Planos específicos são todos os planos que devem serem aplicados em situações pontuais e emergenciais, que apresentem problemas deficitários, para a situação ao qual foram previstos, pois quando se percebe que existe problema em qualquer frente de trabalho, em relação a forma usual e padrão de trabalho, então os planos devem serem postos em execução, sendo que os mesmos envolvem todo um planejamento com foco  na busca por corrigir, sanar e solucionar o problema situacional, permitindo encampar e organizar uma frente de trabalho na organização para este fim. Os planos emergências são elaborados e pensados, para que possam serem postos em prática, em situações emergenciais, cuja situação exige alguma ação para que seja alterado o quadro negativo envolvendo uma adversidade especifica , a fim de que, um conjunto de ações sejam impetradas, para que se possa conseguir solucionar o problema, tendo que ser executado em função do que foi planejado, se pautando por uma série de recomendações e procedimentos, que visão oferecer condições para que os problemas sejam superados.

Um plano emergencial pode ser aplicado para situações de fraqueza nos negócios, aonde se percebe que os negócios estão em declínio, ou mesmo, quando estes precisam serem ativados, para que a organização possa ter receita para suplantar suas despesas, bem como, quando os negócios estão estacionários, e é preciso ativar iniciativas que possam excitar os negócios, a fim de que sejam incrementados, melhorados e potencializados, já que sem receita, sem crescimento nas receitas, não se pode pensar em crescimento organizacional, e quando menos, na manutenção dos negócios, e se não há recursos financeiros para pagar as contas, o que existe é déficit.

O superavit é o objetivo maior de qualquer organização, e não há organização empresarial que não busque o superavit em suas contas, mas para isto, é preciso ter receita, e que esta seja bem maior do que as despesas, sem o qual, não há como manter o negócio. Para ativar e fazer crescer as receitas, é preciso conhecer bem o mercado, e o que esta "pegando", digamos assim, aonde está a organização pecando, quê não consegue ativar e desenvolver o seu negócio, e o que é preciso fazer para que o negócio possa ganhar fôlego, para emergir das dificuldades, de forma a conquistar clientes, melhorar as vendas, incrementar os negócios e aumentar as receitas, por isto, se há problema de déficit ou fraqueza nos negócios, tem que haver planos, e um plano emergencial, deve ser posto em prática, envolvendo uma série de ações, para justamente visam atacar o problema em suas causas, para então sanar o problema, para solucionar o problema, e fazer crescer as receitas e incrementar os negócios.

Mas um plano não pode ser adotado as pressas e de qualquer jeito, este plano tem que existir e estar pronto, para que em situações do tipo, este seja aplicado, sempre que for necessário, de forma que a organização tenha sempre um plano, e esteja preparada para as mais diversas situações emergenciais.

Um bom plano deve envolver o diagnóstico da situação em que será aplicado, para que se busque identificar as causas, razões e motivos, que levaram a organização a estar e se encontrar nesta situação, como também, pode ser um plano com uma abordagem inicial, aonde se vislumbra uma oportunidade para implementação do plano, para solucionar um problema especifico, e ai sim, impetrar ações que façam os negócios serem ativados, mas mesmo assim, deve-se justificar e notificar os motivos que levem o plano a ser colocado em ação, que notadamente é um plano que visa atacar em várias frentes, ou também, em uma só frente, se este for o caso, de forma que,  podemos ter planos para várias situações pontuais e localizadas, em atendimento alguma situação levantada e diagnosticada, que podem surgirem ou emergirem, em face as dificuldades, problemas e ocorrências, que por influencias diversas e questões outras, que impactam nos negócios da organização.

As situações que podem insurgirem contra a organização envolvem desde crises econômicas, que são alheias a vontade e atividade da organização, como também, diminuição das receitas, em face ao aumento das despesas, ou quando, a concorrência se acirra, e a competitividade se intensifica, porque os concorrentes podem estar pondo em campo uma série de ações, acirrando a guerra de mercado, aplicando as mais diversas táticas de competição, que envolvem desde: preços mais competitivos; qualidade maior; marketing intensivo; promoções, vantagens e benefícios, que podem impactar nas receitas, com diminuição dos negócios, tudo em favor dos concorrentes; mas isto, pode ser muito pontual e momentâneo, porque pode as vezes ser algo localizado, envolvendo uma praça, bem como, estar impactando somente em uma unidade de negócio, por isto, é preciso identificar estes aspectos: envolvendo economia; mercado; concorrência; competidores; e novos entrantes, para que o plano venha propor as ações que realmente funcionem e possam mostrar o caminho, diante de um ou mais problemas detectados, em função do diagnóstico levantado.


Planos Emergências Pontuais, Prontos e Preparados para Serem Postos em Ação
  • Plano para redução de Despesas e Custos, em face a diminuição das Receitas
  • Plano para aumento das Receitas, em função da diminuição destas
  • Plano para aumento das Receitas, em razão de competitividade intensificada
  • Plano para socorrer unidades de negócios em dificuldade, envolvendo melhorar e incrementar os negócios
  • Plano para Cortar custos e despesas, diante de crises econômicas e dificuldades financeiras
  • Plano para ativar os negócios em face a estagnação e paralisação das atividades
  • Plano para aumentar as receitas em regiões, áreas e localidades especificas 
  • Plano de emergência para situações criticas em razão de interpéries e catástrofes 
  • Plano de Segurança para situações criticas a acontecimentos criminosos, como assaltos, invasões, roubos e arrombamentos.
  • Plano de Fortificação da segurança em função de uma percepção de insegurança
  • Plano de Contingência para situações criticas envolvendo o funcionamento da organização
  • Plano de Contingência para unidades de negócios e centrais administrativas, envolvendo o funcionamento da unidade e das centrais
  • Plano de Contingência para ataques cibernéticos e ataques a instalações físicas da Organização
  • Plano de Evacuação de Pessoal para situações de Perigo e Risco a Vida
  • Plano de Segurança para as Unidades de Negócio e Centrais Administrativas
  • Plano de Certificação da qualidade dos planos, com exercícios e testes frequentes

Os planos são elaborados em função da diversas situações previstas e que podem ocorrer e acontecer, já que é um plano desenvolvido para ser posto em ação, em face a alguma destas ocorrências, e por isto, cada plano se aplica a uma determinada situação, e que propõem soluções, bem como, envolve algumas questões ao qual este deve responder, para que se tenha as ações assertivas para estas situações, que devem serem postas em prática, além do mais, estes planos sempre devem serem revisados, aperfeiçoados e melhorados, visto que tudo muda e esta em transformação, o que exige adaptações e o planejamento de novas soluções, a serem abordadas e aplicadas, para os planos que foram desenvolvidos com o objetivo ao qual se aplicam, e não ficar a mercê dos acontecimentos e das situações, mas sim, agir sempre, e de preferência,  agir proativamente.


Questões Genéricas a Serem Abordadas pelos Planos Emergenciais e Pontuais de Ativação e Recuperação dos Negócios
  • Aumento dos gastos em função do aumento dos custos ou das despesas?
  • Aumento dos gastos em função do aumento da inflação?
  • Aumento dos gastos em função de investimentos?
  • Diminuição dos ganhos em função da diminuição das receitas?
  • Diminuição dos ganhos em função do aumento das despesas e custos?
  • Diminuição dos ganhos em função de investimentos?
  • Diminuição das receitas em função de decréscimo nos negócios?
  • Diminuição das receitas em função de declínio na atividade de negócio?
  • Diminuição das receitas em função de menor volume de negócios?
  • Perca de negócios em função de novos concorrentes?
  • Perca de negócios em função de maior competitividade entre os concorrentes?
  • Perca de negócios em função de menor atratividade dos produtos e serviços?
  • Perca de negócios em função da perca de clientes?
  • Perca de negócios em função de desleixo e preocupação com os clientes?
  • Perca de negócios em função do atendimento precário e ruim?
  • Negócios não realizados por falta de atratividade nos produtos e serviços?
  • Negócios não realizados por falta de competitividade nos produtos e serviços?
  • Negócios não realizados por falta de qualidade nos produtos e serviços oferecidos?
  • Negócios não realizados por falta de ofertas, vantagens e benefícios aos clientes?
  • Negócios não realizados por falta de um relacionamento mais próximo e atento as necessidades dos Clientes?
  • Negócios não realizados por desconhecimento da organização e de seus produtos e serviços?
  • Negócios não realizados por falta de confiança na organização?
  • Negócios não realizados por falta de campanhas de marketing, com divulgação da organização e de seus produtos e serviços?
  • Negócios não realizados pelo atendimento precário e sem qualidade?
  • Negócios não realizados por falta de informação e conhecimento sobre os produtos e serviços?
  • Unidades de negócios sem atratividade e condições facilitadoras para recepção dos Clientes?
  • Praça de negócio sem apelo comercial, ou localização ruim?
  • Clientes insatisfeitos com a organização e seus produtos e serviços?
  • Produtos e serviços com má qualidade?
  • Produtos e serviços com falta de competitividade junto ao mercado?
  • Produtos e serviços sem apelo comercial em função da novidade?
  • Produtos e serviços que não conseguem ganhar mercado por falta de atributos de venda?
  • Produtos e serviços que precisam vir acompanhados de vantagens, benefícios e ofertas para ganhar mercado?
  • Produtos e serviços que precisam serem barganhados para que os negócios aconteçam?
  • Produtos e serviços que precisam serem trabalhados para melhorar seu apelo de comercialização?
  • Portfólio dos produtos e serviços muito restrito e limitado?
  • Portfólio dos produtos e serviços sem uma categorização e melhor direcionamento a nichos de mercado e clientes diferenciados?
  • Portfólio de produtos e serviços sem uma clara diferenciação em sua categorização e direcionamento?
  • Tecnologia defasada e ultrapassada, que apresenta com dificuldade em ser usada e manuseada, em termos de acesso aos produtos e serviços?
  • Tecnologia não amigável do ponto de vista de acessibilidade aos clientes?
  • Tecnologia de difícil operacionalização e pouco uso dos clientes?
  • Tecnologia sem opções e alternativas mais eficientes?
  • Tecnologia sem atualização e sem um assistente virtual para acesso aos produtos e serviços?
  • Tecnologia incompatível com as atuais necessidades de negócios?
  • Tecnologia não condizente com as necessidades e objetivos dos clientes?
  • Tecnologia sem inovação, cuja a percepção que se tem, é de que a organização não esta investindo no que é vanguarda em termos de inovação e novas tecnologias para o seu negócio?

Questões Genéricas a Serem Abordadas pelos Planos de Marketing Emergenciais e Pontuais

  •  A organização esta conseguindo ser notada, percebida e conhecida pelos clientes?
  • Os clientes sabem da organização, mas não gostam da Organização?
  • Os clientes tem receios, medos e desconfiança da Organização?
  • Qual a maior dificuldade para fazer negócios com a Organização?
  • O que os clientes querem e buscam de uma Organização Financeira?
  • Os Clientes sabem como encontrar a Organização, seja na Internet, APP e ou estabelecimento Físico?
  • A Organização tem os produtos que os clientes estão querendo e buscando?
  • A Organização esta olhando e entendendo o mercado, percebendo as reais necessidades dos clientes, em termos de produtos e serviços que satisfação os seus clientes?
  • Os produtos e serviços são desenvolvidos para atender condições, situações e opções, diferenciadas e diversas, a fim de conseguir atender e satisfazer seus clientes para que tenha êxito no seus negócios? 


Questões Genéricas a Serem Abordadas pelos Planos de Segurança Emergenciais e Pontuais Atuais

  • Existem Procedimentos e Protocolos de segurança a serem seguidos?
  • Os protocolos estão sendo cumpridos a risca e sendo observados com zelo?
  • Os responsáveis para realizar a segurança foram preparados e são instruídos para sua função?
  • Os responsáveis por realizar a segurança seguem os protocolos de segurança e estão sempre em alerta?
  • A organização dispões de equipamentos e tecnologia para auxiliar e ajudar na segurança?
  • As equipes responsáveis por cuidar da segurança estão monitorando e acompanhando o que efetivamente acontece na organização em termos de cuidados com segurança?
  • Os equipamentos estão funcionando corretamente e auxiliando na questão de segurança?
  • As equipes trocam de turno, reportando os acontecimentos e registrando estes acontecimentos,  no que se refere a segurança?
  • As equipes de retaguarda e de contingência, estão trabalhando em conjunto e em constante comunicação com as equipes de campo, no que se refere a segurança?
  • O pessoal de segurança recebe informações e notificações dos acontecimentos relativos a segurança, bem como, participam de palestras, treinamentos e tem acesso a casos de estudo, no que se refere a segurança?
  • Os sistemas de proteção, bem como, os equipamentos e instalações contam com todo o aparato de segurança,  com suas datas de validade em dia e em perfeito estado de funcionamento?
  • É realizado treinamento de evacuação, bem como, de instrução para uso dos equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, alarmes, no-breaks e sinalização de abandono, em caso de emergências em segurança?
  • É oferecido instrução e informação aos colaboradores e clientes sobre como agir, se portar e informar, sobre questões que envolvam insegurança em situações criticas?
  • A segurança cibernética, bem como, segurança de acessos, entradas e permissões , envolvendo senhas, criptografias, biometria e autenticação, são constantemente monitoradas, acompanhadas, verificadas e reformuladas, para que a segurança nestas questões, seja muito bem controlada?
  • Os riscos envolvendo segurança foram levantados e analisados de forma que estão tendo a abordagem mais correta, bem como, recebem a atenção e preocupação que merecem?
  • Os riscos são sempre revisados e estão com seus procedimentos e controles preparados para que em eventual acontecimento, possam serem postos em prática, a fim de atender as medidas que lhes são pertinentes quanto ao tratamento que se decidiu dar aos riscos envolvidos.
  • Os alertas de atenção são continuamente revisados, bem como, conseguem fazer com que todos os envolvidos na questão de segurança, mantenham se em contante alerta e atenção, quanto a quaisquer sinais de insegurança que venham a ocorrer








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