Marketing Situacional e de Oportunidade - A Ocasião para o Cliente!

Em se tratando de mercado e competição nos tempos de informação abundante e instantânea, o que vale muito na hora de conquistar o cliente é a situação e a oportunidade existente, ou seja, o cliente mesmo estando almejando fazer um negócio, envolvendo um produto ou serviço, bem como, até a escolha de uma marca, que lhe seja atraente e simpática, em relação a sua ideia e ideal de negócio, pode ser fisgado por qualquer organização que deseja conquistar o cliente em função da oportunidade oferecida, envolvendo uma situação especifica,  ao qual o cliente esta vivenciando naquele momento, de forma que isto, o leve a mudar seus planos e a decidir, trocando seu desejo ideal e sua ideia pré-concebida sobre seus objetivos. Por isto, marketing tem que estar sempre ativo e atuante, para que possa atrair e conquistar clientes, que estejam com algum plano em mente, sobre a aquisição ou mesmo negociação de algum produto e serviço, mas que ainda não se decidiram, ou que estão somente esperando a oportunidade certa para decidir, e nisso, o marketing mesmo que não possa adivinhar e ler a mente dos consumidores, pode sim, tentar os convence-los a se decidirem por mudarem seus planos, justamente por estar sempre atenta ao que o mercado esta ofertando, para que possa ser tão competitivo quanto seus pares, e não ficar a mercê dos acontecimentos e circunstâncias, mas sim, se antecipar a eles.

Os clientes estão no mercado, e o mercado é formado por todos aqueles que são propensos a adquirir produtos e serviços de uma marca, envolvendo uma organização, mas que por motivos diversos e circunstâncias outras, eles decidem quando bem acharem certo, ao seu tempo e direito, e por isto, nunca se sabe quando o cliente vai querer algum produto ou serviço que a organização tem a oferecer, muito menos, se este escolherá esta ou aquela organização, mas que por estar o marketing atuante e ativo, pode fazer ser presente e estar presente na vida dos clientes que desejarem algum produto ou serviço da organização, além de que, ser uma organização, cuja a marca é atrativa e simpática aos olhos dos clientes, que podem enxergar oportunidades e vantagens em comprar e negociar algum produto e serviço de uma marca especifica, e que somente uma organização preocupada e atenta ao que os seus clientes esperam e desejam de uma organização, esta poderá ser atrativa para o mercado, de forma que consiga atrair, reter e manter seus clientes, pelo encantamento a marca, que envolve todo um trabalho feito pela organização, em atender e satisfazer seus clientes, de forma que se torne a marca querida e atrativa para o mercado, e assim, conquistar mais clientes e fazer mais negócios que os seus concorrentes.

O marketing tem que atuar em diversas frentes para ser fazer presente na vida dos clientes em qualquer circunstância de vida da organização, além de ter consciência de que pode não ser lembrada pelos clientes somente porque tem um comercial na tv, ou porque somente acha que patrocina um clube de futebol, cuja o time estampa a marca da organização em suas camisas, porque isto pode passar despercebido por muitos clientes, que não olham para a marca da organização que patrocina o time, e sim, somente para a organização time, em função disso, não se pode achar que qualquer marketing vai atingir o cliente, e que gastar em marketing de qualquer jeito e de qualquer forma, é que a organização irá ter resultados, pois nem sempre os resultados advém da simples menção a marca, mas de algo que seja de interesse do cliente, em que este percebe e enxergue vantagens e benefícios em adquirir produtos e serviços de uma determinada marca, porque clientes também querem terem satisfação com seus negócios e interesses, e não adianta fazer um alarde em propaganda se não tiver nada a oferecer em troca a seus clientes tais como: qualidade; preço; vantagens e benefícios; bem como, um relacionamento cativante e atraente, para que o cliente perceba que fazer negócios com a organização, é melhor do que fazer com o outro concorrente, e assim, conquistar seus clientes pelo que tem a lhes oferecer melhor, em relação a seus concorrentes.

Uma organização que quer oferecer qualidade como diferencial em seus produtos e serviços, terá que investir em qualidade, que notadamente envolve custos, quanto maior a qualidade, maior serão os custos gastos em qualidade, mas que, se for eficiente neste aspecto, poderá conseguir obter alta qualidade em seus produtos e serviços, a custos enxutos e gastos bem racionalizados, aonde se combate o desperdício, o retrabalho, a falta de planejamento, a falta de organização, bem como, se investe em tecnologia e possui processos bem estruturados e eficientes, cuja a organização esteja voltado para eficiência, para então buscar a eficácia, pois além de ser eficiente em desempenhar a sua atividade organizacional, em cumprimento dos prazos, com custos praticados de forma racional, bem como, planejamento e organização interna aprimorados, também é preciso ser eficaz, para que tudo tenha fluides e que atenda aos interesses da organização, em razão de fazer melhor e ser melhor, para atender e satisfazer o mercado, e desta forma, poder praticar preços a patamares condizentes com o nível de qualidade que oferece em seus produtos e serviços, considerando os custos envolvidos, sem esquecer de ser competitiva e atraente ao mercado, para não ser uma marca que atua de forma estanque e distanciada da realidade do mercado.

Se a organização consegue ser eficiente e eficaz, podendo oferecer produtos e serviços de qualidade, esta certamente estará preparada para competir, pois os clientes perceberão qualidade em seus produtos e serviços, sem que cobre muito mais por isto ou pratique preços fora da realidade do mercado, de forma que, possa ser tão competitiva quanto seus pares, mas que por ter qualidade, esta irá conquistar clientes e mercado, justamento por ser competitiva e ao mesmo tempo ter qualidade em seus produtos e serviços, de maneira que, antes é preciso buscar a qualidade em seus produtos e serviços, para depois, buscar ser eficiente e eficaz, para que seus custos e gastos sejam competitivos, mantendo a qualidade ensejada, e estejam em condições de competir com os produtos e serviços de outras organizações, mas que por ter qualidade, além de só preço, esta será lembrada por este aspecto, e assim, conquistará os clientes que esperam não só preço, mas também qualidade, para se sentirem satisfeitos com a organização.

As vantagens e benefícios são um plus a mais que a organização tem a oferecer ao mercado, pois o mercado nem sempre se satisfaz somente com qualidade e preço, ele as vezes quer aquela promoção, aquela vantagem e aquele benefício, o que leva as organizações a pensarem em como oferecer estas vantagens e benefícios, para não ficar a merce do que somente parece ser trivial e obrigação das organizações, nestes tempos de competição aberta e acirrada, mas que não podem se limitarem a poucas vantagens e benefícios, e sim, que esteja atuante nesta área, para que volta e meia, tenha algo novo para oferecer ao mercado, e com isto, fazer-se presente e viva neste mercado, ao estar em evidência sempre , com seus produtos e serviços, em servir o seu mercado, de forma que, os clientes percebam que além de qualidade e preço, estes tem também vantagens em fazer negócio com a organização, que ao fazerem negócio com a organização, estes ganham também com os benefícios, que podem até serem muito mais atrativos do que somente a qualidade que a organização tem a oferecer a seus clientes, que ao trabalhar constantemente estas vantagens e benefícios, poderá também oportunizar ofertas ao seus clientes, tudo para que esteja sempre ativa e atrativa ao mercado, e assim, conquistar os clientes pela situação e oportunidade, envolvendo determinado produto ou serviço, bem como, o conjunto de benefícios e vantagens que tem a oferecer a seus clientes.

O relacionamento que a organização mantem com o mercado é de suma importância para que mantenha sua capacidade de ser atrativa e atuante, porquê somente trabalhar a marca, com os seus produtos e serviços, pode ser algo tão comum, quanto o que qualquer outra marca faz e desenvolve, mas manter um relacionamento estreito, próximo, cúmplice e de afeição, poderá ser a diferença entre ter clientes e não ter clientes, porquê o cliente que se sinta respeitado e lembrado pela organização, notadamente poderá escolher fazer negócios com quem o considera, com que lembra dele, e que se preocupa e quer o mante-lo como cliente, por isto, a organização deve lembrar de seus clientes, deve buscar seus clientes, deve encontrar seus clientes e deve satisfazer seus clientes, para não deixar nunca de fazer negócios, porque a organização existe justamente para atender e satisfazer seus clientes, em termos de produtos e serviços no que tem a oferecer, mas que além disso, não pode esquecer que precisa ter clientes para poder existir. O relacionamento deve ser mantido com os clientes a fim de que a organização sempre esteja atuante e ativa junto com quem já fez negócios com a organização, com quem quer fazer negócios com a organização, e com quem esta indeciso, em realizar e negociar produtos e serviços que a organização tem a oferecer, mas que ainda não sabe com qual organização negociar.

Tecnologia e Inovação são os fatores que devem estar presente em todas as etapas e frentes de trabalho da organização, pois com tecnologia se pode fazer mais e melhor, bem como, gastar menos e poder oferecer produtos e serviços a preços mais competitivos, e desta maneira, obter maior receita, mas além de tecnologia, é preciso inovar sempre, mudar sempre, melhorar sempre, e não ficar satisfeito com o hoje, mas pensar no amanhã e no futuro, para que a organização caminhe sempre para satisfazer o mercado, e este perceber que a organização é dinâmica e atuante para atender e satisfazer o mercado, em função das mudanças que estão ocorrendo no mercado, que é suscetível ao comportamento dos clientes.

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