Marketing e mais Marketing - Trabalhando o Mercado

O marketing passivo tende a gerar resultados em função da motivação exercida sobre o cliente para mudar em relação ao que não lhe agrada e satisfaz, e ou, que hajam melhores alternativas, envolvendo seus objetivos e intenções,  ao que busca como oportunidade, com melhores ofertas e condições, de forma que não será fácil convencer um cliente a mudar de organização, para que este busque experimentar e optar por outra organização, envolvendo seus produtos e serviços, se este esta acomodado e bem servido aonde está. Mas em se tratando de mercado, o que vale é como conseguir atingir o cliente, em termos de uma organização eficiente e melhor, para que o cliente pense ao menos em querer experimentar, em provar que existe uma organização que tem mais a oferecer, mas para isto, a organização terá que implementar um marketing pró-ativo, que não se restrinja a divulgação da marca, com comerciais e propagandas, mas que possa fazer com que o cliente perceba que existe uma nova opção, cujos produtos e serviços podem serem melhores e mais vantajosos para o cliente.

Na guerra por atrair e conquistar clientes, é preciso não somente ser bom e ter o que oferecer, com qualidade em satisfação, mas que seja atrativo, intuitivo, fácil e acessível, tendo como implicação o aspecto de design, aonde tudo é pensado em termos de atratividade, em função das circunstâncias, necessidades e objetivos, ou seja, que a percepção que se tem, em relação a marca, produto ou serviço, faça o cliente enxergar possibilidades e convergências, envolvendo suas dificuldades, problemas e situação atual, ao qual se faz perceber que existe atratividade, cuja o impacto na percepção tenha um apelo encantador pelo que e é enxergado, bem como, que a facilidade de interação e manuseabilidade, seja prática, simples, intuitiva, fácil, compreensível e objetiva, de forma que o cliente pode ficar encantado somente por perceber aspectos que envolvem um diferencial na forma como a organização se apresenta, como os produtos e serviços são elaborados, e isto se aplica a tudo, envolvendo desde uma unidade de atendimento, como também, a uma interface de acesso via internet, ao design de um produto e a realização de um serviço.

O emprego da tecnologia tem este apelo de simplificar e facilitar as coisas, de tornar tudo muito ágil e prático, além de disponibilizar uma série de benefícios ao cliente, que pode interagir e manusear a tecnologia, para que esta lhe proporcione experiências novas e diferentes, em relação aos seus objetivos e propósitos, bem como, que possa lhe oferecer inúmeras alternativas e possibilidades, pelos quais o cliente pode simular e testar, antes de decidir pelo que vai optar, e assim, ser um ambiente de interação que leve o cliente a uma nova experiência em um passeio pelo mundo virtual.

Mas tecnologia e design são apenas um apelo ao bom senso, envolvendo sofisticação no que se apresenta como negócio e atividade, sendo simples mecanismos de interação com o cliente, mas não são elementos de conquista,  porque estamos rodeados de tecnologia e design, de forma que,  é preciso ir além disso, é necessário ir ao cliente e levar a ele uma proposta de negócio, por isto, os agentes de campo devem serem postos em atividade, para que possam despertar a atenção do cliente, com argumentos e atributos que possam interessar ao cliente, pois clientes também querem ganhar algo em troca, sem ter que pagar mais por isto, e sem ter o que levar como proposta para negociar, mesmo para a melhor das tecnologias e o melhor do design, não conseguirá convencer o cliente, mas quando existe um ganha-ganha neste jogo, é mais fácil de conseguir ter e obter a atenção do cliente, que poderá ser convencido e atraído por esta proposta de negócio.

Agentes de campos preparados e instruídos para agir em prol da organização, tendo argumentos e atributos para negociarem, bem como, tecnologia e design para sustentar suas posições, terão um efeito muito positivo junto ao cliente, que ficará sensível e aberto a negociação, em pelo menos experimentar o que a organização tem a lhe oferecer em termos do que lhes foi apresentado, envolvendo seus produtos e serviços, o que notadamente terá impacto no marketing da organização, que não ficará restrita as suas campanhas publicitárias de marketing, mas terá toda uma equipe de campo, que atuará diretamente junto ao cliente, para poder conquista-los para a organização, cabendo a organização fazer cumprir o seu papel, com toda a sua estrutura voltada para eficiência e eficácia em dedicação ao cliente, para que então, seja efetiva em seu negócio, aonde os clientes ficarão satisfeitos com os produtos e serviços que estão utilizando.

Uma bem estruturada equipe de retaguarda é necessária para dar suporte e apoio aos agentes de campo, que podem contar com o auxilio para eventuais solicitações, quanto aos negócios que estão prospectando junto aos clientes, e ao qual, podem serem feitas propostas envolvendo preços mais atrativos e prazos mais elásticos, por isto, estes deverão submeter qualquer proposta para análise da equipe de retaguarda, que se encarregará de analisar qualquer proposta e atender as solicitações dos agentes. E se o negócio é fazer as coisas acontecerem, e é para isto que a organização existe e esta em atividade, então é só colocar o time em campo, e fazer marketing, de forma que toda a organização irá sair ganhando, para que possa alcançar e atingir seus resultados.

Em se tratando de bancos, cujos negócios envolvem a atividade financeira, o que pode ser ofertado aos clientes, é sua gama e leque de produtos e serviços, muitos dos quais direcionados para nichos e setores exclusivos, visto que cada atividade, envolvendo cada segmento de negócio, pode funcionar e operar de forma diferente, cujas características e peculiaridades lhes são inerentes, e isto tem que ser levado em conta pelo banco, quando for desenvolver seus produtos e serviços, para estar atento a cada segmento, setor e atividade econômica, ao que é necessário ter um conhecimento estreito e íntimo, para bem conhecer estes negócios, de forma que, se possa desenvolver produtos e serviços, que sejam direcionados para cada uma destas atividades, no que concerne as suas peculiaridades, e assim, poder operar com produtos e serviços exclusivos e dedicados, mas que além disso, se possa prospectar novos clientes, em função das necessidades de cada setor, cada segmento, cada atividade, oferecendo o que pode ser vantajoso e benéfico para estes negócios, e com isto conseguir conquistar arrematar estes clientes para a organização.


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