A Importância da Comunicação no Ambiente de Trabalho

Saiba se comunicar com o seu público para conseguir o que deseja, este é o calcanhar de aquiles para poder fazer com que os outros lhe deem atenção e possam dar lhe ouvidos, e para se fazer entender e ser entendido. As pessoas precisam umas das outras para realizar qualquer trabalho, precisam se comunicarem e trabalharem em conjunto, mas para isto, preciso haver dialogo, conversa e entendimento, que somente pode ocorrer através de troca de mensagens, seja falada ou escrita, e alguém que lidere este processo, que ordene e comande, que oriente e designe, tudo sendo comunicado, seguindo um plano, um roteiro, um objetivo, falando e descrevendo como quer e deseja, aonde quer chegar e como quer chegar, e tendo outros que sigam o mesmo caminho, acatando e aceitando, fazendo o que lhes foi atribuído e incumbido, seguindo as orientações e mesmo as preposições discutidas, ou há diálogo ou então não há comunicação, comunicação sem diálogo pode existir, mas não conseguirá obter os mesmo resultados do que quando houver o diálogo. Para que as pessoas possam absorver a informação implícita na mensagem comunicada, o comunicador deve ter conhecimento do que esta falando, para que à comunicação evidencie o assunto, o tema, o conteúdo e o significado do que é expresso, e não se restringindo a saber falar, mas a saber o que esta falando, para quem esta falando e como esta falando, utilizando o vocabulário certo e se expressando da maneira certa, para  que as pessoas estejam receptivas em entender à mensagem, além de estar preparado, sabendo bem o que quer, qual é o objetivo a ser alcançado com à comunicação explicitada, sem isto, não é possível conseguir que as pessoas estejam abertas e se disponham a entender, compreender e respeitar, não só o comunicador, como também o significado da mensagem, além de lhe dedicarem atenção e a consideração que se deseja neste tipo de ação. As pessoas querem serem convencidas de que quem esta comunicando, tem o conhecimento sobre o que esta falando e sabe o que esta falando, para que não estejam somente ditando palavras ao vento, bem como, manipulando as pessoas, usando as pessoas, e que o comunicador não esteja somente alardando palavras com o cuidado para que as pessoas não percebam que não conhece, não domina ou sabe o que esta falando e do que esta falando. O conhecimento envolto na comunicação deve estar presente na mensagem direcionada ao interlocutor e estando com o seu significado implícito no que esta se tentando passar para as pessoas, devendo ser utilizado um linguajar e um vocabulário que seja apropriado a quem esta sendo direcionada a comunicação, fazendo uso de todo o conhecimento a respeito do assunto, para que à comunicação possa ser apreciada e entendida, envolvendo um vocabulário conhecido e utilizado no meio a qual as pessoas estão acostumadas a se comunicarem, bem como, sobre o assunto em pauta, pois se não for assim, poderá à comunicação perder efeito, e ser avaliada mais pela forma do que pelo conteúdo, e quem esta comunicando poderá não conseguir atingir seu objetivo, com a mensagem propriamente dita, podendo haver desprezo e ignoração à mensagem, com falta de assimilação do conteúdo, se à comunicação não conter os elementos que equiparam à mensagem com o público ouvinte.

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