Educação - O Brasil precisa dar Ênfase ao Estudo Cientifico
A questão da educação no Brasil é emblemática e já rendeu muitos textos e discussões referentes a sua importância neste Blog, mas para não ser esquecida e voltar a temática sobre o assunto, é sempre bom lembrar da situação do Brasil no contexto educacional e sua posição em relação ao que os países avançados estão fazendo, principalmente na área cientifica, envolvendo as disciplinas de matemática, química, física e biologia, para os estudantes do 2º Grau, cujos avanços nestas áreas dependem de uma educação com qualidade e com ênfase na busca por descobertas, assim, os alunos destas disciplinas devem ser estimulados, encorajados e desenvolvidos para que sejam extremamente curiosos e pesquisadores, que não se acomodem com o simples conhecimento, mas que busquem estar sempre querendo descobrir mais, conhecer mais e aprender mais, e só desta forma, com muito conhecimento, muita aplicação e dedicação ao estudo cientifico é que podemos fazer com que o Brasil conquiste seu lugar de destaque e avance em novos patamares educacionais, através do estímulo, com laboratórios nas escolas, com bibliotecas e acesso à arquivos com publicações somente disponíveis na internet, e tendo os professores destas disciplinas preparo para levar a diante todo um arcabouço que estruture o estudo e estimule os alunos à gostarem de estudar estas disciplinas, à fim de tornar o aprendizado e ensino mais fácil, mais estimulante, mais didático e mais receptivo, de forma que os alunos gostem de estudar e tenham paixão pela curiosidade cientifica, devendo haver estímulo e ênfase na pesquisa, para que possam ser conseguidos significativos avanços nestas áreas de estudo no campo ciência. A educação cientifica requer muito conhecimento para ser digna de aprendizado, e nisso, os alunos devem serem estimulados para a leitura, para o experimento, para pesquisa e para descoberta de novos conhecimentos; os alunos devem ter acesso a um material didático e pedagógico que torne o estudo e a educação na área de ciências estimulante e desafiadora, que traga para o centro do aprendizado o gosto por aprender e conhecer, e que descortine um mundo de descobertas fazendo com que os alunos fiquem fascinados com o que não conheciam e não sabiam, e desta forma, que todo um conjunto de ações integradas e alinhadas com o propósito de tornar o ensino e o aprendizado uma tarefa mais rica e viva na sala de aula, não ficando e se limitando a somente livros e a leitura, a fórmulas e exercícios, mas também à aplicação prática, à pesquisa, à descoberta, que levem o aluno a uma nova dimensão do ensino, que ultrapasse métodos e práticas já batidos, aonde o professor coordene tudo e os alunos ficam imersos em um limitado universo do livro, caderno, quadro negro, escrita e leitura, sem que possam ver, sentir, experimentar um novo ambiente de educação e assim, serem estimulados a irem além do que o professor ensina, mas que possam por si mesmos buscar conhecer mais, aprender mais e desta forma se auto desafiarem a empreenderem novos estudos em um mundo desconhecido, que a curiosidade e a vontade de conhecer sejam regras neste novo contexto educacional voltado para o ensino e aprendizagem da educação cientifica.
Educar é buscar desvendar conhecimento e aprender o que não era conhecido, além de fazer com que o conhecimento tenha uma aplicação prática, que demonstre sua aplicabilidade e possa fazer o aluno saber usar este conhecimento a seu favor no seu dia, na sua vida cotidiana, pois conhecimento sem saber usar, não interessa a ninguém, assim como, estudar uma disciplina e não coloca-la em prática na realidade da sua vida, não pode ser considerado como alguém que tenha um conhecimento consistente sobre a disciplina, pois qualquer profissão técnica cientifica exige que o conhecimento seja colocado em prática para não ficar somente emoldurado como um título universitário na estante representando um troféu, sem que tenha feito jus a essa conquista na prática, assim também é a ciência, tem que estudar para aprender e por em prática o que aprendeu.
Educar é buscar desvendar conhecimento e aprender o que não era conhecido, além de fazer com que o conhecimento tenha uma aplicação prática, que demonstre sua aplicabilidade e possa fazer o aluno saber usar este conhecimento a seu favor no seu dia, na sua vida cotidiana, pois conhecimento sem saber usar, não interessa a ninguém, assim como, estudar uma disciplina e não coloca-la em prática na realidade da sua vida, não pode ser considerado como alguém que tenha um conhecimento consistente sobre a disciplina, pois qualquer profissão técnica cientifica exige que o conhecimento seja colocado em prática para não ficar somente emoldurado como um título universitário na estante representando um troféu, sem que tenha feito jus a essa conquista na prática, assim também é a ciência, tem que estudar para aprender e por em prática o que aprendeu.
Comentários
Postar um comentário