A Força do Relacionamento nos Negócios
Em tempos de competição acirrada e de competidores extremamente ávidos por conquistar fatias maiores de mercado e ganhar terreno em relação a concorrência, é preciso muito mais do que somente produtos e serviços que satisfação os clientes, mas também que o atendimento seja primoroso e que a organização ofereça aquilo que o cliente procura e deseja, é preciso também investir no relacionamento, na atenção as necessidades do cliente, é preciso cativar e encantar o seu cliente com serviços e produtos que venham à atender aquilo que o cliente quer, precisa e deseja, além de sempre estar preparado, em qualquer momento e situação para satisfaze-lo, e isto envolve uma bem oxigenada engrenagem interna com pessoas preparadas, atentas e ansiosas em atender estas exigências, pois em dias como os atuais, que já não basta somente disponibilizar produtos e serviços, mas também, dar atenção e ter preocupação com as necessidades do cliente, o relacionamento é um ingrediente fundamental neste universo de encantar o cliente. O relacionamento com os clientes envolve não somente contato para que o cliente esteja sempre bem informado sobre novos produtos e serviços, como também em ofertas e promoções, mas também em saber e conseguir obter informações sobre o cliente que sejam voltadas para seus desejos e vontades, além de não ser algo aborrecido, chato e que incomode, mas que seja algo que possibilite e permita um relacionamento de engajamento, participação, informação e prestação de serviço, assim o cliente, sempre sentirá que esta recebendo um serviço em qualquer relacionamento e não uma proposta de negócio, então, devem as organizações investir em prestar serviços ao cliente, mesmo não sendo este serviço parte do negócio da organização e sim um serviço que possa cativar e manter o relacionamento com o cliente, um serviço que atenda o cliente e ao mesmo tempo o desperte para o negócio da organização, para a sua atividade fim, sendo o serviço de relacionamento somente atividade para estar presente na vida do cliente, quando este não esta adquirindo, comprando, negociando algum produto ou serviço da atividade fim da organização. Serviços são um elo de contato e envolvimento com o cliente para que este esteja sempre envolvido com a organização, talvez possamos denominar esta atividade de "a arte de cativar, manter, reter e conquistar clientes", não somente pelos produtos e serviços fim da organização, mas por serviços que interajam com o cliente e que possibilite manter um relacionamento, através de contato e envolvimento entre cliente e organização. Desta forma Bancos poderiam oferecer serviços para seus clientes que o auxiliem na manutenção da sua casa, do jardim da sua casa, na manutenção do seu carro, nos cuidados com beleza pessoal, nos cuidados com saúde e nos cuidados com animais de estimação, e em qualquer outra área que possibilite facilitar a vida dos seus clientes e que de alguma forma consiga manter um relacionamento com o cliente, pois são serviços periféricos à atividade da organização e tão somente com o objetivo de manter o relacionamento com o cliente, e desta maneira, possibilitar que sempre o cliente esteja conectado com a organização, além de estar sendo informado de tudo o que a organização tem a oferecer com relação a sua atividade final. São serviços que evidentemente tem custo e devem ser cobrados, mas como pode haver uma ligação entre clientes prestadores de serviços e clientes consumidores, os custos e os preços podem ser mais atrativos do que serviços contratados especificamente, e com isto, ter a organização uma segunda via de acesso ao cliente, não somente em oferecer produtos e serviços relacionados a atividade fim da organização, mas também que sejam voltados para manter um estreito relacionamento de forma a facilitar a vida dos seus clientes e que os permita sempre quererem ser clientes da organização. Para isto a organização deveria desenvolver todo uma estrutura que esteja voltada para oferecer este tipo de serviços, com pessoas contratadas somente para atender e satisfazer o cliente com serviços periféricos, que administrem o contato com o cliente e ofereçam estes serviços, de forma que o cliente possa sempre contar com a organização também em relação a estes serviços periféricos, basta uma solicitação do cliente que a organização acione sua estrutura para satisfazer seus clientes em relação a estes serviços.
O relacionamento será cada vez mais a força que possibilitará as organizações conquistarem mais clientes e que as possibilite crescer no seu negócio, conquistando novas fatias de mercado e conseguindo serem mais atrativas do que seus concorrentes, pois já não basta ser bom, é preciso ser melhor e mais vantajoso, não somente pelo preço, mas pela atenção, pelo cuidado e pela dedicação ao cliente.
O relacionamento será cada vez mais a força que possibilitará as organizações conquistarem mais clientes e que as possibilite crescer no seu negócio, conquistando novas fatias de mercado e conseguindo serem mais atrativas do que seus concorrentes, pois já não basta ser bom, é preciso ser melhor e mais vantajoso, não somente pelo preço, mas pela atenção, pelo cuidado e pela dedicação ao cliente.
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