Gerenciando Pessoas e Atividades

O Gerente é quem possui a responsabilidade por lidar, tratar, administrar, encaminhar e conduzir pessoas para que estas possam desempenhar suas funções com a máxima eficiência e comprometidas  com a atividade que executam, então neste sentido, um gerente é quem gere no ato de fazer acontecer algo, é o ato de gerir, e gerenciar pessoas tem haver com interação, envolvimento e participação, e neste sentido administração de pessoas envolve administrar suas atividades, pois pessoas nas organizações executam atividades através de funções que desempenham pelos cargos que ocupam, assim, as pessoas devem serem gerenciadas pelas atividades que estas executam. O gerenciamento das pessoas deve ser focalizado sempre na função, na tarefa e no resultado, pois não se gerencia pessoas no termo da palavra e sim o trabalho que estas desenvolvem, deve ser gerenciado a atividade no que diz respeito ao tempo, ao cumprimento de prazos, ao atendimento aos padrões de qualidade, a satisfação nos requisitos das especificações e a concordância com as métodos, normas, regras e procedimentos a serem respeitados e seguidos internamente e externamente à organização, por isso, o gerenciamento é uma atividade inclusiva, participativa, colaborativa e interativa, tendo o gerente uma atuação de envolvimento com os colaboradores através da instrução, acompanhamento, monitoramento e engajamento com as atividades que são desempenhadas pelos seus colaboradores, pela sua equipe e por todos os que estão sob a sua responsabilidade como gerente de área ou setor. Gerentes devem dialogar constantemente buscando com isto o total engajamento dos colaboradores com a atividade, deve orientar e direcionar em como fazer  e o que a organização deseja e espera, em como os resultados sejam alcançados, deve reunir e aglutinar, além de interagir constantemente com os colaboradores para que estes se sintam encorajados à contribuírem e assumir responsabilidade junto com os colaboradores de forma a ser também parte da solução e não somente delegando funções e atribuições para ver o resultado no final, o trabalho deve ser cooperativo e colaborativo, para não deixar isolados a parte demandante e controladora da parte que executa, as pessoas tem que serem ouvidas e também saberem o que é esperado delas, tem que serem orientados e direcionadas para poderem conduzirem suas atividades com maior confiança, comprometimento e vontade,  sem isto, cria-se um ambiente de desconfiança, sem foco e sem direção, e o resultado sempre será o lançamento da sorte, pois deixou que as coisas fossem caminhando ao sabor dos prazos, das necessidades e da obrigação, mas sem um acompanhamento e um direcionamento que desse um rumo as atividades.

O estilo de gerenciamento nunca deve ser opressor ou do tipo mandatário que esta acima de todos, mas sim alguém que envolva e participe, que oriente e encaminhe, que dialogue e que permita aos seus colaboradores questionar o gerente, que lhes de liberdade para criarem e se arriscarem, a buscar novas soluções e realizar novas propostas, mas isto só se consegue em um ambiente amistoso e de responsabilidade, com cada um cumprindo com a sua função, desempenhando o seu trabalho e se dedicando a fazer o que deve ser feito, se houver carências, deficiências e problemas, é de responsabilidade do gerente agir, buscar identificar o problema e a encontrar a solução, através do encaminhamento a treinamento ou orientação profissional, para que ninguém fique isolado e sozinho, sempre deve haver uma saída para qualquer dificuldade, para isto, devem as pessoas serem preparadas e orientadas, e quanto maior for o trabalho em conjunto e equipe, quanto maior for interação entre todos, mais coeso, mais equilibrado e mais fortalecido estará o grupo para desempenhar a atividade, seja este grupo, um grupo de trabalho temporário ou uma equipe permanente, pois pessoas isoladas trabalhando sem colaboração e cooperação, não faz de um grupo uma equipe, e sim uma reunião de pessoas que buscam sozinhas produzirem resultados que no final devem ser somados, mas que nunca se somarão, pois não há interação, não se comunicam e trabalham soltas, deixando que tudo seja tocado de acordo com a vontade e o desejo de cada um. O resultado de qualquer trabalho somente pode ser medido pelo sua entrega, sem isto, o que se tem é o esforço, o empenho e a dedicação, mas que ao não se conseguir um resultado positivo desejado, tudo isto é posto em dúvida, assim, o resultado afirmativo e positivo de um trabalho vem a comprovar que houve muito esforço, muita dedicação e empenho de todos, e desta forma nenhuma medição poderá contestar qualquer resultado, o resultado fala por si mesmo, mas como conseguir chegar a um resultado positivo, somente através de constante interação, do envolvimento, da participação e orientação, sem isto, sem que alguém fique sempre na defensiva querendo achar culpados para tudo, não há como se obter resultados positivos, evidentemente que problemas acontecem, dificuldades surgem, mas estas tem que serem trabalhadas pelo gerente, é sua função e atribuição principal conseguir obter resultados mesmo diante das dificuldades, nem que para isto, prazos tenham que ser negociados, equipes tenham que serem reestruturadas, ou que um pausa para reorganização interna de como estão sendo feitos ou conduzido as atividades seja revisto, mas qualquer obstáculo por maior que seja, será muito mais fácil de ser solucionado quando houver participação e envolvimento, em que todos se sentem parte do problema e juntos colaboram para ajudar a solucionar e resolver qualquer problema.

Um bom gerente de pessoas é aquele que esta em constante contato com seus subordinados interagindo de forma a buscarem trabalharem em conjunto, em que um delega e atribui responsabilidades enquanto o outro se compromete e assume sua responsabilidade pela atividade delegada, enquanto o gerente busca dialogar de forma a que, gerente e subordinado possam desempenhar cada um a sua função para que seus esforços convirjam em atender o trabalho demandado pela organização, em que busquem expor, relacionar e priorizar todas os problemas e dificuldades percebidos, neste sentido, o gerente deve ser alguém que ajude e da apoio a qualquer iniciativa com o objetivo solucionar qualquer problema, assim como, demonstre estar aberto as necessidades e dificuldades no trabalho dos seus subordinados, devendo instruir e orientar para que ninguém fique disperso e confuso em relação ao que deve ser feito e como deve ser feito, evidentemente que ninguém deve ser carregado, mas sim ter uma clara visão da sua condição e do que deve ser feito e é esperado.

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