Regra de Controle Econômico
Regra Simples e prática de Controle da Economia quanto ao PIB, inflação e dívida pública .
Se o PIB é negativo em relação aos anos anteriores, havendo inflação ou não, não se pode aumentar a dívida pública, justificando o pagamento de despesas, é preciso cortar gastos e diminuir as despesas.
Se o PIB é negativo em relação aos anos anteriores, havendo inflação ou não, tem que se priorizar o aumento das receitas, cortando gastos, eliminando desperdícios e buscar a eficiência administrativa com os recursos que se tem disponível.
Se o PiIB não esta crescendo e a divida pública esta crescendo, havendo inflação alta, não se pode aumentar as despesas, e sim, diminuir a divida pública, cortando gastos.
Se o PIB não esta Crescendo além inflação, tem que cortar gastos e não gostar mais do que se arrecada, priorizando o pagamento e diminuição da dívida pública.
Se o PIB está Crescendo com inflação alta, tem que diminuir a dívida pública, pagando a dívida, sem gastar mais do que se arrecada.
Se o PIB está crescendo com inflação baixa e sob controle, pode, de forma equilibrada, pagar a dívida pública e ainda investir ou gastar, proporcionalmente ao PIB.
Se o PIB está crescendo e em alta, em relação aos anos anteriores, pode de forma equilibrada e progressiva, pagar a dívida pública e investir, gastando conforme se arrecada, mas nunca gastar mais do que se arrecada.
Se o PIB está crescendo e em elevação, em relação aos anos anteriores, pode de forma planejada e progressiva, diminuir a dívida pública e investir, gastando tanto quando se arrecada.
O aumento da dívida somente pode ocorrer em situações específicas e condicionadas, visando proteger a econômia e o país, cuja a necessidade seja imperativa, no que tange a saúde pública, segurança pública e problemas de ordem estrutural no que tange guerras, catástrofes e disseminacoes não controladas, ou seja, não se investe com dívida a não ser que seja para o bem da nação, de forma justificada e condicionada.
Os Juros Básicos sempre serão o remédio para combater a inflação, aliados ao enxugamento da liquides de dinheiro no mercado doméstico.
Comentários
Postar um comentário