Movimentação de Caixa Diário
Em qualquer negócio que envolve o controle de receitas e despesas a fim de que se opere no azul, ao qual, requer atenção diária ao fluxo de caixa, cujo mesmo deve abastecer o caixa da empresa, para que esta possa ter condições de gerir bem seu capital líquido, com vistas a ser superavitária, e sem que se tenha atenção a esta movimentação, conhecendo as particularidades no que tange a sua atividade de negócio, bem como, a sua capacidade de manter um fluxo financeiro, que seja compatível com a sua estrutura, tamanho, posição, capacidade, condições e atratividade, no que concerne a organização, não se pode gerir a atividade com eficiência, eficácia e efetividade, haja vista que, as dificuldades sempre existirão, que os problemas sempre irão se interpor, bem como, que os obstáculos emergirão, e para isto, a organização empresarial, no que concerne a qualquer organismo empresarial, terá que depender de sua capacidade de dar resposta, de encontrar soluções, de superar todo e qualquer obstáculo que se despontar no caminho.
O controle da movimentação diária do caixa da empresa requer atenção a todos os aspectos no que envolve a sua atividade de negócio, cujos produtos e serviços, que tem a oferecer e disponibilizar para serem comercializados junto ao mercado, devem ter este apelo de serem atrativos, mas além disso, precisa conhecer os seus clientes, nos aspectos que os singularizam em procurarem, buscarem e tornarem-se clientes da organização, pois a organização pode em função de seu posicionamento no mercado, da sua capacidade de atrair clientes, da sua competência em tornar-se eficiente, bem como, da sua operacionalidade de estar sendo eficaz, no que concerne a sua estrutura, tamanho e condições de mercado, pelo qual, se tornou e é mais efetiva para um determinado público, que percebe na organização, as condições ideais que o fazem ser cliente, isto independente de qualquer outra razão e opinião, que outros tem em relação a uma situação especifica que o mercado term atravessado, que possa atingir a organização.
As sazonalidades existem, bem como, os diferentes ciclos econômicos que se alternam, impactando na movimentação do fluxo de caixa, mas que conhecendo estas questões, envolvendo comportamento do mercado e clientes, que irão ao menor sinal de mudança e direção do mercado, da economia, da situação e condições existentes, movimentarem-se para uma direção ou outra, para se protegerem justamente destas variações ao qual todos estão sujeitos, sejam consumidores, sejam empresas, sejam clientes, sejam organizações, que além de administrar sua atividade, negócio e organização, com vistas a estas questões, que precisam serem trabalhadas internamente, a fim de que opere sempre com objetivo de satisfazer ao que o mercado esta percebendo, também deve estar atenta para seus controles, em relação aos mecanismos de defesa e proteção, ao qual, é preciso ter a sua disposição planos já pensados e elaborados, para enfrentar qualquer risco que venha a se indispor contra a organização, bem como, ter seus planos de contingencia, para que sejam ativados quando for oportuno e necessário, de modo que suplante qualquer adversidade que venha a ter que superar, isto para que, não naufrague e fique a deriva, a mercê do tempo e circunstâncias, que ora se indispõem contra os negócios da organização.
Ser uma organização eficiente e eficaz depende muito também da sua desenvoltura como estrutura organizacional, ao qual, por ser dinâmica, ágil e preparada para responder as mudanças do mercado, no que concerne aos produtos e serviços que oferece, bem como, sua capacidade de se reinventar, sendo inovadora e produtiva, em abordar e atacar o mercado, vista a ser sempre atrativa e considerada pelo mercado, mas que também, precisa estar sempre posicionada a fazer frente a um mercado cada vez mais desafiador e competitivo, que a diferencie não somente pela qualidade de seus produtos e serviços, mas também, pela sua competência de manter-se viva e ativa neste mercado, indiferente a qualquer dificuldade e problema, que tenha que enfrentar e superar, cuja a implicação, esta na maneira como opera a sua atividade, nas condições que a fazem ser competente e capaz de lidar com todas as adversidades, tendo consciência do que esta fazendo, e porque esta fazendo, para que não fique dependendo da maré, que pode levar para qualquer lugar, ou lugar algum, e com isto, melancolizar seu infortúnio, por não ser capaz de lidar com tudo ao que envolve o mercado em que opera.
A movimentação diária do caixa esta sujeita a uma série de fatores que se constituem em uma frequência, envolvendo as movimentações financeiras, que por questões de mercado e economia, estas são influenciadas, cujas ondas se sucedem num ritmo indeterminado, implicando em frequências que se alternam entre picos e vales, mas que para determinados períodos considerados e medidos, em razão destas frequências, isto pode ser mensurado, em função de que, pode ser percebido como uma constante, pois a média histórica se mantém e é conservada, justamente pela eficiência organizacional, mas que quanto algo acontece e afeta esta frequência, bem como, faz com que seja deturbando os picos e vales, que são diretamente impactados, isto irá requerer alguma ação da organização, pois a organização depende de que no minimo, que suas previsões em relação ao que conquistou como sendo padrão, envolvendo a sua capacidade de atrair receitas, se conserve, mas não obstante a isto, sempre se prevê o incremento disso, previsto no orçamento anual, para que se melhore a sua competência organizacional, com investimentos e mudanças internas que a façam ser mais performática junto ao mercado, com vistas a intensificar os picos, ou até mesmo, diminuir os vales, em intensidade, frequência e longitude, quanto a frequência que se observa na entrada de receitas em caixa, além de providenciar controles, que façam com que suas despesas, mesmo que necessárias, sejam exercidas com concomitância a uma prática de avaliação do custo x benefício, ao qual, o benefício deve ser maior do que o custo.
Se as contas não fecham isto pode ser que não exista ciclo algum, como também, que se tenha alguma frequência em movimentação, haja vista que, se opera ao sabor do vendo, mudando de direção e navegando somente manobrando as velas, que mesmo estando contra o vento, se pode zig-zaguear, na direção que se almeja, mas jamais com a constância, velocidade e tempo que se quer, e sim, tudo a mercê, gosto e sabor do vento, que se estiver parado, não soprando as velas, pode até se ficar estacionado, como também, ser empurrado pela tempestade, para outros caminhos e destinos, e quando não, também naufragar, então neste caso, é preciso tomar o controle da organização, para não ficar na dependência do vento, mas sim, que tenha como impulsionar os negócios, fazendo com que a organização possa estabelecer ciclos, possa estabelecer frequências, mesmo que estas sejam inconstantes, porque na inconstância se percebe padrões, tais como sazonalidades de mercado, ou da economia, ao qual, se pode ativar e impulsionar os negócios com abordagens que atendam ao que o mercado quer. A exemplo podemos citar campanhas de marketing; preços mais competitivos; produtos do momento; condições mais facilitadas; e até mesmo, um relacionamento de parceria; ao qual, se visa benefícios mútuos, ao se estabelecer acordos de cumplicidade.
Toda movimentação de Caixa depende dos negócios envolvendo os produtos e serviços da organização, que se atrativos e ao alcance dos clientes, como também, se conhecidos e percebidos como tendo qualidade, que proporcionam segurança e demonstram confiança, estes é que ditaram o volume de negócios, que por isto, precisam individualmente serem acompanhados em função de seus ciclos, de suas frequências, para saber quais são seus picos e vales, e quando estes são mais atrativos e desejados, e porquê isto acontece, ou seja, porque os clientes estão negociando os produtos e serviços que a organização tem a lhes oferecer, quais são os motivos que estão atraindo os clientes; que pode ser um apelo em preço; em promoção; em vantagem; em benefícios; bem como, qualidade e satisfação; além de credibilidade na organização, confiança no seu trabalho como organização, que esta no mercado para fazer frente a seus concorrentes e competidores, cujos produtos e serviços, podem significar a diferença entre ser eficiente e eficaz no mundo dos negócios, ou ser mais um negócio a depender da maré e do vento, pois não se tem controle, conhecimento e capacidade para direcionar a organização para este mercado implacável, impiedoso, que não irá ter o menor remorso de procurar o concorrente para negociar, o que precisa, quer, deseja e busca.
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