Educação Informal - Prática Educacional de Extensão Escolar
Um país diverso, complexo e grande como o Brasil, cuja população em toda a sua extensão vive e mora me locais diversos, distantes e muitas vezes isolados, precisava adotar uma forma de educar as pessoas, com vistas a instrui-las, a informa-las, a conscientiza-las, sobre os mais variados temas, que proporcionassem uma melhor condição de vida a sua população, isto porquê, educação não é somente algo formal, cujo roteiro e padrão, devem serem propagados de forma unanime, mas sim, todo o conhecimento que seja importante e de interesse as mais diversas comunidades e a sociedade brasileira, seja oferecido e disseminado, o que poderia proporcionar e levar o Brasil, a alcançar um outro patamar ou nível, em sua base de desenvolvimento educacional, tornando nossa população mais consciente, mais instruída e preparada para o mundo moderno, em toda a sua extensão, no que diz respeito às maiores dilemas e preocupações da vida cotidiana.
Incluir na gama de atribuições das escolas a incumbência e prerrogativa de levar conhecimento a suas comunidades e localidades de abrangência, não só a educação formal e curricular, mas também, que houvesse uma equipe pedagógica, que tivesse esta atribuição de disseminar e educar não os alunos da escola, mas a sua comunidade, através de métodos e pedagogias diferenciadas, envolvendo encontros, reuniões, palestras, seminários e também informações e conhecimento, impressos em panfletos, jornais e revistas, dedicadas a esta finalidade, informar, educar, esclarecer, conhecer, que não ficasse restrito a escola, mas fosse estendido a comunidade local. Uma educação itinerante que se deslocasse aonde é preciso educar, cujas comunidades se encontram em locais distantes e remotos, visando e tendo este caráter, de levar o conhecimento, de favorecer a educação, bem como, instruir e incluir as pessoas no contexto de um país que valoriza e incentiva a educação.
Este tipo de educação é necessária e imperativo para que o Brasil supere seus garga-los e dificuldades em desenvolver um sistema educacional, que realmente possa chegar as pessoas, que possa as instruí-las e esclarece-las, em um nível inclusivo e didático, voltado para temas cotidianos e problemas locais, mas tendo este apelo educacional, para que o Brasil pudesse superar suas deficiências educacionais, e conseguisse penetrar na sociedade, ou seja, o que esta se propondo, é um outro e inovador formato de educar, nestes tempos de avanços tecnológicos, mas como bem sabemos, educação é interação, é participação e envolvimento, bem como disseminação de conhecimento, que ao ser abordado e tratado num novo formato educacional, envolvendo assuntos, que nem sempre são abordados e levantados pela educação formal, isto tudo, para que o Brasil pudesse construir uma sociedade mais harmônica e homogênea, com vistas a melhorar seus índices educacionais.
Educação não pode ficar restrita e relegada ao currículo escolar no que tange as disciplinas normais, num sistema formal de educação, mas tem que também, lidar e tratar de assuntos da vida, do interesse das comunidades, do cotidiano e de tudo que pode afetar e impactar na vida das pessoas, além de interesses de ordem nacional, e temas que são locais, como fauna, flora e natureza, isto por causa das peculiaridades brasileiras, mas isto feito, de uma forma informal, num formato esclarecedor e ao mesmo tempo instrutivo, do ponto de vista da descoberta do conhecimento.
O Brasil bem sabe que precisa criar um sistema único de educação, a fim de atender suas mazelas e deficiências nesta área, ao qual precisa dedicar um esforço maior, principalmente em locais aonde se constata deficiências educacionais, bem como, centralizar políticas que possam serem aplicadas em toda a sua extensão no que envolve e abrange a educação, mas também, poderia inovar e desenvolver, este tipo de educação, ao qual, poderia ser coordenado por um grupo central, que desenvolveria os métodos e os temas a serem abordados, e que estes temas fossem replicados, nas escolas das comunidades, atingindo e envolvendo a comunidade, no que esta ao entorno da escola, sendo que os assuntos e temas, fugiriam ou complementariam, o currículo tradicional ensinado na escola, com um foco nos interesses e necessidades educacionais locais ou nacionais, mas com uma abordagem prática, que surta efeito na vida das pessoas, e ao qual elas, poderiam melhorar suas vidas.
Novo métodos, novos formatos, novas abordagens e com uma didática diferente e inovadora, é assim, que o Brasil poderá vencer e superar seus problemas de nivelação e propagação educacional, nos temas e assuntos, que mais afetam e sejam de interesse nacional, quanto a instruir e educar nossa população, visando nos posicionar como um país que educa e sabe educar sua população.
Relação de Temas a Serem Abordados - Educação Extra-Curricular
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- Educação no Trânsito
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