Educação Informal - Prática Educacional de Extensão Escolar

Um país diverso, complexo e grande como o Brasil, cuja população em toda a sua extensão vive e mora me locais diversos, distantes e muitas vezes isolados, precisava adotar uma forma de educar as pessoas, com vistas a instrui-las, a informa-las, a conscientiza-las, sobre os mais variados temas, que proporcionassem uma melhor condição de vida a sua população, isto porquê, educação não é somente algo formal, cujo roteiro e padrão, devem serem propagados de forma unanime, mas sim, todo o conhecimento que seja importante e de interesse as mais diversas comunidades e a sociedade brasileira,  seja oferecido e disseminado, o que poderia proporcionar e levar o Brasil, a alcançar um outro patamar ou nível, em sua base de desenvolvimento educacional, tornando nossa população mais consciente, mais instruída e preparada para o mundo moderno, em toda a sua extensão, no que diz respeito às maiores dilemas e preocupações da vida cotidiana.

Incluir na gama de atribuições das escolas a incumbência e prerrogativa de levar conhecimento a suas comunidades e localidades de abrangência, não só a educação formal e curricular, mas também, que houvesse uma equipe pedagógica, que tivesse esta atribuição de disseminar e educar não os alunos da escola, mas a sua comunidade, através de métodos e pedagogias diferenciadas, envolvendo encontros, reuniões, palestras, seminários e também informações e conhecimento, impressos em panfletos, jornais e revistas, dedicadas a esta finalidade, informar, educar, esclarecer, conhecer, que não ficasse restrito a escola, mas fosse estendido a comunidade local. Uma educação itinerante que se deslocasse aonde é preciso educar, cujas comunidades se encontram em locais distantes e remotos, visando e tendo este caráter, de levar o conhecimento, de favorecer a educação, bem como, instruir e incluir as pessoas no contexto de um país que valoriza e incentiva a educação.

Este tipo de educação é necessária e imperativo para que o Brasil supere seus garga-los e dificuldades em desenvolver um sistema educacional, que realmente possa chegar as pessoas, que possa as instruí-las e esclarece-las, em um nível inclusivo e didático, voltado para temas cotidianos e problemas locais, mas tendo este apelo educacional, para que o Brasil pudesse superar suas deficiências educacionais, e conseguisse penetrar na sociedade, ou seja, o que esta se propondo, é um outro e inovador formato de educar, nestes tempos de avanços tecnológicos, mas como bem sabemos, educação é interação, é participação e envolvimento, bem como disseminação de conhecimento, que ao ser abordado e tratado  num novo formato educacional, envolvendo assuntos, que nem sempre são abordados e levantados pela educação formal, isto tudo, para que o Brasil pudesse construir uma sociedade mais harmônica e homogênea, com vistas a melhorar seus índices educacionais.

Educação não pode ficar restrita e relegada ao currículo escolar no que tange as disciplinas normais, num sistema formal de educação, mas tem que também, lidar e tratar de assuntos da vida, do interesse das comunidades, do cotidiano e de tudo que pode afetar e impactar na vida das pessoas, além de interesses de ordem nacional, e temas que são locais, como fauna, flora e natureza, isto por causa das peculiaridades brasileiras, mas isto feito, de uma forma informal, num formato esclarecedor e ao mesmo tempo instrutivo, do ponto de vista da descoberta do conhecimento. 

O Brasil bem sabe que precisa criar um sistema único de educação, a fim de atender suas mazelas e deficiências nesta área, ao qual precisa dedicar um esforço maior, principalmente em locais aonde se constata deficiências educacionais, bem como, centralizar políticas que possam serem aplicadas em toda a sua extensão no que envolve e abrange a educação, mas também, poderia inovar e desenvolver, este tipo de educação, ao qual, poderia ser coordenado por um grupo central, que desenvolveria os métodos e os temas a serem abordados, e que estes temas fossem replicados, nas escolas das comunidades, atingindo e envolvendo a comunidade, no que esta ao entorno da escola, sendo que os assuntos e temas, fugiriam ou complementariam, o currículo tradicional ensinado na escola, com um foco nos interesses e necessidades educacionais locais ou nacionais, mas com uma abordagem prática, que surta efeito na vida das pessoas, e ao qual elas, poderiam melhorar suas vidas.

Novo métodos, novos formatos, novas abordagens e com uma didática diferente e inovadora, é assim, que o Brasil poderá vencer e superar seus problemas de nivelação e propagação educacional, nos temas e assuntos, que mais afetam e sejam de interesse nacional, quanto a instruir e educar nossa população, visando nos posicionar como um país que educa e sabe educar sua população.

Relação de Temas a Serem Abordados - Educação Extra-Curricular

  • Educação Financeira
  • Constituição e Cidadania
  • Direitos e Deveres
  • Educação no Trânsito
  • Saúde e Bem Estar
  • Atividade Física e Alimentação
  • Planejamento Familiar
  • Fauna e Flora
  • Recursos Hídricos
  • Preservação e Conservação Ambiental
  • Moradias Insalubres e de Risco
  • Voto Consciente
  • Democracia e Liberdade
  • Tributos e Arrecadação
  • Investimentos Públicos e Atribuições do Estado
  • Responsabilidade Social
  • Direitos Humanos e Justiça Social
  • Lei e Ordem
  • Funções e Atribuições dos Órgãos Públicos
  • Concursos Público e Carreira Pública
  • Oportunidade, Empregos, Renda e Empreendedorismo
  • Economia e Finanças
  • Educação Sexual
  • Doenças Infeciosas e Transmissíveis
  • Dengue e outras Doenças Endêmicas - Cuidados e Precaução
  • Higiene e Limpeza
  • Medicina Alternativa a Base de Ervas Medicinais
  • Álcool e Drogas
  • Ética, Integridade e Respeito
  • Sistema Único de Saúde
  • Sistema Único de Segurança Pública
  • Sistema Único de Assistência Social
  • Sistema Único de Educação
Estes cursos podem serem realizados e aplicados na mais variadas formas, meios e métodos, ao qual, o objetivo é instruir, educar e ensinar a população, com vistas a construir uma sociedade mais harmônica e homogênea, e com isto, tornar o Brasil um país melhor, melhor para se viver, cujos cidadãos são respeitados e considerados, além de que, se pode fazer parcerias com os mais diversos órgãos e instituições, que dominam e são especializados no assunto em voga, mas que para a finalidade deste, compilam e racionalizam o conhecimento, de uma forma prática e didática, para que isto, se torne componente do sistema educacional brasileiro, cujos cidadãos são bem informados e conhecem bem seus direitos, deveres e obrigações, além de aplicarem todo um conhecimento para melhorar suas vidas, a vida dos brasileiros.

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