O Fracasso das Organizações e Suas Causas

Muito da derrota e do fracasso das organizações esta na sua visão equivocada e distorcida do mercado, o que as leva a insistir num caminho sem volta e a permanecer com as mesmas ideias e ideais, o que notadamente as levará ao fracasso, já que o mundo gira e esta sempre se movimentando, o que requer estar antenado e sintonizado com as mudanças e os acontecimentos, neste tempos de rupturas e inovação, por isto, para que o fracasso não esteja na trilha e seja um caminho sem volta, é preciso preparar e organizar as organizações para que estas sejam ágeis, flexíveis e inovadoras, de forma a estarem sempre corrigindo o rumo a estar seguindo, e não entrar num beco sem saída. O fracasso pode ter várias origens de culpa, porque nem sempre uma causa é a responsável por levar empresas a sucumbir, muitas vezes a arrogância e subestimação da sua capacidade, podem levar uma empresa a ruína, bem como, falta de agilidade, capacidade e competência para girar e tomar outra direção, nisso podem ser achados vários motivos que as levam para este caminho, como um cultura impregnada a conceitos ultrapassados, tecnologia defasada e falta de investimento, falta de visão e conhecimento do mercado, falta de estrutura e preparo do pessoal, incapacidade para reduzir custos e inovar, falta de criatividade e senso de urgência, para que a organização se adapte e se molde ao mercado, em função de mudanças no comportamento do cliente, bem como, motivação do corpo funcional para mudar. Estruturas ultrapassadas e arcaicas também contribuem para que as organizações fracassem, pois se não investe em instalações mais modernas, de forma a inovar constantemente a estrutura organizacional para não ficar enraizada e acostumada com um tempo que não volta mais, por isto, atualização e melhoria nas condições estruturais é importante. As organizações não podem ficarem presas ao passado e precisam se preparar para o futuro, por isto, precisam trabalhar o presente, de forma que estejam antenadas com os desdobramentos dos novos tempos, e moldar o seu negócio em um posicionamento que esteja em consonância com o mercado.

O Fracasso é resultado de um caminho que chegou ao fim, de uma visão que se reconhece como sendo errada, da falta de mudanças de rumo, da incapacidade para se adaptar ao novo e moderno, bem como, de não conseguir suprir e atender o mercado em suas necessidades e desejos, por isto, se esta em um beco sem saída, em que a única solução é reconhecer que não da mais e que se chegou a fim, por isto, as organizações fecham e saem do mercado, pois não há receita e as despesas são muitas, as dividas são maiores, e não tem como mais administrar esta situação, não se tem mais crédito no mercado, e os fornecedores não vendem mais as mercadorias, o que leva a organização a não ter mais produtos para comercializar, com sua capacidade operacional ociosa, pois se não vende, não tem o que produzir, e os estoques se acumulam ou ficam vazios, bem como, os clientes não procuram mais, e deixam de visitar a organização, tudo isto é razão da admissão do fracasso. 

Para evitar tudo isto, somente a inconstância e uma frenética inquietação por não ficar acomodado e parado, de forma que novas opções sejam pensadas, que um novo posicionamento seja adotado, que o rumo seja corrigido, que se faça o dever de casa, cortando gastos e diminuindo os custos, bem como, trabalhando para que as receitas melhorem, a fim de que o fluxo de recursos em caixa sejam maiores, que se pague os fornecedores, que se mantenha estoques compatíveis com a demanda, que a produção trabalhe sem ociosidade e na capacidade máxima, dentro de controles e padrões que visem atender requisitos de qualidade, satisfação e entregas no prazo, e com isto, manter os clientes fiéis à marca e a organização, mas além disso, é preciso inovar, investir e se aprimorar, melhorar sempre, para que não seja necessário impor um rigoroso programa de sobrevivência, em que pode levar a mais drástica e dramática situação, pesando até mais para a organização, que procura se manter e manter uma imagem de que consegue atender e satisfazer seus clientes, naquilo que o mercado esta impondo e exigindo, como forma de a organização consiga se manter no mercado competitiva em relação aos concorrentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?