Competitividade Organizacional

Ser uma organização competitiva significa estar atuando com atenção as necessidades do mercado e o que os clientes estão buscando em termos de satisfação as suas necessidades e desejos, quanto aos serviços e produtos, oferecidos e disponibilizados pela organização, tudo para que a organização possa estar sempre bem posicionada no mercado, em relação aos seus concorrentes e competidores diretos e indiretos, bem como, que possa fazer frente as demandas dos seus clientes, por produtos e serviços que atendam seus interesses em relação a qualidade, prazo, preço e negociação, além de oferecer atenção e atendimento a altura do que o cliente exige, e é isto, é não ficar acomodado como organização, achando que nada pode afetar ou prejudicar os negócios, subestimando e desdenhando a capacidade de seus concorrentes ou novos competidores, que entram no mercado para abocanharem e conquistarem uma fatia de mercado que é aberta e livre, aonde nada mais, além da capacidade de cada organização, de atuar e operar o seu negócio, pode a impedir de ser competitiva. Organizações competitivas conhecem o mercado, estão atentas ao mercado, e sabem como abordar o mercado, com seus produtos e serviços, para que possam ter êxito na sua missão e visão, como organização empresarial, que precisa e deve desempenhar o seu negócio e atividade, com vistas a ganhar receita, obter lucro, crescer e se expandir, para não ficar presa e refém das circunstâncias, dos concorrentes, da economia e do mercado, que são imprevisíveis e podem mudar de humor, rumo e direção, a fim de buscarem soluções e oportunidades que mais os satisfaçam, sem a menor cerimônia, constrangimento e pena, de quem não soube se preparar para atuar no mercado, para fazer frente ao que o mercado esta exigindo e buscando, pois muito mais do que ser competitivo, é preciso ir ao encontro das necessidades e do que os clientes querem e buscam, em relação aos produtos e serviços oferecidos, para poderem satisfazer suas necessidades. Competividade não significa ser mais ou melhor do que um ou outro concorrente, não significa fazer guerra de preços e de publicidade, mas sim, significa atender o mercado, de maneira tal, que o mercado reconheça a organização pelo seu modo de fazer negócios, e pela maneira como aborda o mercado, pois a organização pode se posicionar de uma maneira no mercado, que indiferentemente de qualquer batalha para conquistar o cliente, o que ela se propõem é ser diferente, e atender com diferencial seus clientes e o mercado, e por isto, busca e quer ser reconhecida pelo mercado por sua natureza distinta, pela sua personalidade diferente, e por seus atributos e qualidades impares, e com isto, conquistar e satisfazer seus clientes por estas características, que devem nortear e embasar todas as decisões dentro da organização, a fim de padronizar e estabelecer a sua marca, que busca penetrar e se infiltrar no mercado com vistas a estas competências.

Competitividade Organizacional vai muito além do ganhar ou perder, mas sim de saber o que quer e para aonde vai, o que esta fazendo e como esta fazendo, e com isto, não ficar presa e amarrada ao que os concorrentes ou competidores estão fazendo, mas sim o que a organização esta fazendo para atender o mercado e seus clientes, e com isto, manter e fazer crescer o seu negócio, dentro de uma expectativa e visão de negócio que diga que esta indo e seguindo um caminho planejado e traçado para a organização, sem se importar com os outros concorrentes, se estão ganhando ou perdendo, mas sim, o que a organização esta fazendo para avançar e crescer no seu ritmo e dentro das suas metas e objetivos.

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